Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

29.ago.2016

10 coisas para fazer nos dias de repouso – e espantar o tédio!

Por Luci Nenhum comentário , , , , , ,

Ficar em casa é ótimo – curtir seu sofazinho, seus livros, seus discos e nada mais, como diz aquela música. Mas quando ficar em casa não é uma escolha – e sim uma imposição durante o tratamento – isso pode se tornar entediante e chato! Bem, existe uma frase que eu gosto muito que diz “Only boring people get bored” (“Apenas pessoas entediantes ficam entediadas”), por isso hoje trago 10 coisas que você pode fazer nos seus dias de prisão domiciliar descanso durante o tratamento contra o câncer!

 

1. FAZER UM CHÁ GOSTOSINHO

 

 

Os chás que eu mais adoro são: limão e gengibre, canela, e chá verde. A Nutri Fernanda Bortolon escreveu algumas dicas incríveis de lanchinhos saudáveis para dias frios – crepioca com banana e canela, chips de abobrinha ou batata doce, e maçã no forno – clique aqui pra ler e combine-os com o seu chazinho!
Você também pode fazer seu próprio chá – ou misturá-los e criar novos sabores! Uma dica é comprar raiz de gengibre, raiz de açafrão, canela em pau. Descasque as raízes e corte-as em fatias finas. Coloque para ferver junto com a canela por 5 minutos. Após deixe descansar por 30 minutos e antes de consumir adicione o mel e o suco de 1 limão. Bem mais legal do que os chás de saquinho.

 

2. ACENDER UMA VELA PERFUMADA (E LINDA!)

Já sentiu o cheiro da fragrância Pure Gardenia da Zara Home? É a minha preferida!!! Acender uma vela me dá uma sensação de conforto tão boa – além de ser uma luz bonita e relaxante, uma vela perfumada deixa o ambiente muito mais agradável! Dica: você pode pingar algumas gotinhas de óleo essencial na vela (mas não no pavio!) para perfumar o ambiente.

 

3. PINTAR AQUARELAS

 

Já deixei a dica aqui – clique para ler pintar aquarelas é uma das minhas terapias favoritas! Entro em transe pintando – coloco uma música instrumental e deixo a imaginação fluir! Vale também colorir mandalas, livrinhos de colorir, desenhar com lápis… esse processo imaginativo de criar é maravilhoso e faz o tempo passar mais rápido!

4. ORGANIZAR O GUARDA-ROUPA

Isso requer um pouco de esforço físico e disposição – mas vale muito a pena e pode ser feito por etapas, se for necessário. Organizar seu guarda-roupa vai te ajudar a visualizar melhor o que você tem, saber o que está servindo nessa fase do tratamento e até a fazer combinações prévias de looks – assim, quando chegar o dia de você finalmente ir passear, você já vai saber o que vestir e não vai perder tempo!

5. COZINHAR 

Quem adora cozinhar levanta a mão! Você pode aproveitar seu tempo em casa para experimentar receitas, fazer bolinhos e biscoitos para presentear os amigos e a equipe médica… É uma delícia experimentar receitas, personalizá-las e brincar de Masterchef!

 

 

6. FAZER SEU VISION BOARD

Em um post recente aqui no blog dei a dica de fazer um Vision Board – uma coleção de imagens (fotos, pinturas, desenhos) exibidas em um cartaz como uma representação visual dos objetivos de uma pessoa para o futuro. É um processo criativo de visualização que pode ser aplicado a várias áreas da vida, tais como saúde, relacionamentos e carreira. Além disso, procurar as imagens para ilustrar o que você quer é muito gostoso – e lembra aquelas atividades de recorte e cole que a gente fazia na época da escola!

 

7. LER UM LIVRO

 

Ler um livro é uma das maneiras mais gostosas de desfrutar de paz! Você faz um café (ou chazinho), volta pra cama quentinha e vai ler algum livro bacana.

Dica 1: prefira livros alto astral – nada de dramalhões que vão fazer você soluçar de tanto chorar!

Dica 2: se você está com dificuldade de se concentrar (um dos efeitos colaterais comuns e chatos do tratamento), escolha um livro de crônicas ou contos, que não vão exigir muito tempo de concentração! Eu adoro os da Martha Medeiros e do Fabrício Carpinejar!

 

8. FAZER UM SPA CASEIRO

Se cuidar não faz bem só pra aparência: faz bem pra alma! Faça um spa caseiro – pode ser uma máscara hidratante para o rosto, pintar as unhas (nada de tirar as cutículas, hein?), um escalda pés aromático… A Flavi postou recentemente 13 maneiras de usar o óleo de coco como cosmético – e ele tem um cheirinho maravilhoso! Você merece um dia de princesa – nem que seja em casa!

 

9. FAZER MARATONA NO NETFLIX

É segunda-feira e você pode se dar ao luxo de passar o dia colocando as séries em dia? Acredite: isso é de causar inveja em muita gente! Sim, eu sei que você gostaria de poder sair e fazer suas atividades, mas vamos fazer do limão uma limonada, certo? Aproveite para ver aquele seriado da moda – Stranger Things tá com tudo! – rever aqueles clássicos -Friends, Gilmore Girls, How I met your mother…- ou até fazer uma sessão cinema, se você tiver disposição para ver um filme! A Flavi tem colocado dicas bem bacanas de filmes aqui no blog – e todos estão disponíveis no Netflix!

 

10. USAR UM PIJAMA MARAVILHOSO

Um pijama quentinho faz toda a diferença pra você passar dias confortáveis em casa sem tiritar de frio durante o inverno. Mesmo nos dias quentes (ou não muito frios), vale a pena vestir uma roupa confortável e ao mesmo tempo bonita para passar o dia em casa – afinal, não é porque você está de repouso que precisa se sentir feia, não é? Compre dois ou três pijamas bonitos e confortáveis, daqueles que parecem um abraço, e faça seus dias de descanso muito mais felizes! Vale o investimento.

 

E aí, o que você achou deste post? O que você gosta de fazer nos seus dias de repouso?

Aqui no Além do Cabelo a gente acha que as melhores conversas acontecem depois da publicação dos posts e nos divertimos bastante com os comentários. Então, por favor, escreva aí embaixo!

Até o próximo post!
Beijos,
Luci

Voltar

Relacionados

  • Conheça a Casa Camaleão – centro de convivência para pessoas com câncer Leia Mais
  • Como cuidar da pele durante o tratamento Leia Mais
  • Como misturar estampas Leia Mais

COMPARTILHE


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *