Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

23.jan.2017

10 ideias para espantar o tédio nos dias de repouso

Por Luci Nenhum comentário , , , , , , ,

Ficar em casa em um dia de semana pode ser uma delícia – aquele privilégio que poucas pessoas têm de não precisar colocar o pé pra fora de casa, principalmente em dias de chuva ou calor intenso! Mas ter que ficar em casa por muitos dias em função do tratamento ou da imunidade baixa pode dar lugar ao tédio – e fazer você se sentir um lixo!

Mais um dia trancada em casa vendo TV…

Quando estava em tratamento, lembro que eu estava em um dia tedioso, desses que a gente só fica mudando a TV de canal, quando vi uma frase que dizia “Apenas pessoas entediantes ficam entediadas”. O chapéu serviu perfeitamente, e eu levo essa frase guardada na cabeça desde então! Repouso não é sinônimo de tédio: existem muitas coisas que você pode fazer durante seu descanso pós quimio – e hoje eu compartilho com vocês 10 ideias para espantar o tédio nos dias de repouso!

 

1. TROQUE DE ROUPA

Pode parecer pouco, mas tirar o pijama vai te dar a consciência de que o dia começou – e que você está na atividade. Coloque uma roupa confortável, mas que não seja pijama, e comece seus afazeres, por menores que sejam.

 

2. TOME UM BANHO

O banho não limpa só o corpo, ele lava a alma junto! Coloque uma música legal, daquelas pra cantar no chuveiro, acenda uma vela, crie o clima. Aproveite o banho como um momento de relaxamento e meditação – e coloque as ideias em ordem!

 

3. MUDE O AMBIENTE

Compre flores para sua casa, troque um móvel de lugar, pendure um quadro, faça uma limpa nas gavetas. Renovar o ambiente vai trazer a sensação de novidade – e nada melhor nesse momento, já que você vai ficar muito tempo em casa!

Dica: não invente reformas e intervenções grandes – como quebrar paredes, fazer pintura, etc. O cheiro da tinta pode te deixar enjoada, e a sujeira de obra é perigosa quando estamos com a imunidade baixa.

 

4. DÊ UMA VOLTA

Vá até a esquina, que seja. Mudar de ares vai fazer você enxergar sua casa como seu refúgio novamente. Não está podendo caminhar nas ruas? Dê uma voltinha de carro ou pesquise na internet qual será seu próximo passeio quando puder sair novamente!

5. LEIA UM LIVRO

Ler um livro é uma das maneiras mais gostosas de desfrutar de paz! Você faz um café (ou chazinho), volta pra cama quentinha e vai ler algum livro bacana.

Dica 1: prefira livros alto astral – nada de dramalhões que vão fazer você soluçar de tanto chorar!

Dica 2: se você está com dificuldade de se concentrar (um dos efeitos colaterais comuns e chatos do tratamento), escolha um livro de crônicas ou contos, que não vão exigir muito tempo de concentração! Eu adoro os da Martha Medeiros e do Fabrício Carpinejar!

6. FAÇA ALGO

Fazer alguma coisa é uma ótima maneira de ocupar seu tempo e se sentir produtiva. Mas o quê? Pode ser fazer uma comida, tricotar, pintar, bordar, escrever, organizar os álbuns de fotos, organizar os arquivos do computador… De preferência, faça algo que você consiga finalizar no mesmo dia – assim você enxerga o início, o meio e o fim da sua atividade.

 

7. FAÇA UMA MARATONA… NO NETFLIX

 

É segunda-feira e você pode se dar ao luxo de passar o dia colocando as séries em dia? Acredite: isso é de causar inveja em muita gente! Sim, eu sei que você gostaria de poder sair e fazer suas atividades, mas vamos fazer do limão uma limonada, certo? Aproveite para ver aquele seriado da moda – Stranger Things tá com tudo! – rever aqueles clássicos -Friends, Gilmore Girls, How I met your mother…- ou até fazer uma sessão cinema, se você tiver disposição para ver um filme! A Flavi tem colocado dicas bem bacanas de filmes aqui no blog – e todos estão disponíveis no Netflix!

8. ORGANIZE O ARMÁRIO

Isso requer um pouco de esforço físico e disposição – mas vale muito a pena e pode ser feito por etapas, se for necessário. Organizar seu guarda-roupa vai te ajudar a visualizar melhor o que você tem, saber o que está servindo nessa fase do tratamento e até a fazer combinações prévias de looks – assim, quando chegar o dia de você finalmente ir passear, você já vai saber o que vestir e não vai perder tempo!

9. COMPRE ALGO

Não tá podendo sair de casa? Isso não quer dizer que você não possa fazer umas comprinhas – com moderação e bom senso, é claro! Existem diversos sites seguros, que você pode confiar em passar o cartão de crédito sem fraudes! Pode ser um livro, maquiagem, algo pra casa… Você pode ainda se cadastrar em sites como o Enjoei e vender aquelas roupas que não servem mais – e comprar outras lindezas por precinho camarada! O mais legal de fazer compras online é que, quando elas chegam, parece que você está recebendo um presente!

 

10. APRENDA ALGO

Que tal usar seu tempo livre para aprender algo novo? Pode ser uma receita culinária, um idioma, uma habilidade manual… Hoje em dia, existem muitos aplicativos de celular e tablet para quem quer aprender algo – e até cursos online com diversos temas! O EduK por exemplo, tem muitos cursos de criatividade para você exercitar nos dias de repouso – e o mais legal é que você faz as aulas quando quiser! No Youtube também é possível encontrar tutoriais sobre como fazer praticamente qualquer coisa – escolha seu assunto e mãos à obra!

 

E aí, o que você achou deste post? O que você gosta de fazer nos seus dias de repouso?

Aqui no Além do Cabelo a gente acha que as melhores conversas acontecem depois da publicação dos posts e nos divertimos bastante com os comentários. Então, por favor, escreva aí embaixo!

Até o próximo post!
Beijos,
Luci

 

Voltar

Relacionados

  • A polêmica da carne – o que você precisa saber Leia Mais
  • Respiração Holotrópica – um método de autoconhecimento Leia Mais
  • Projeto Camaleão lança financiamento coletivo para criação de sua sede Leia Mais

COMPARTILHE


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *