Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

12.fev.2015

10 maneiras de curtir o Carnaval durante a quimio

Por Flavia Maoli 1 Comentário , , , , , , , , ,

O Carnaval está chegando – e nós com isso, não é? Eu vou ficar em casa tranquila por opção – quer dizer, vou passar o feriado encaixotando minha mudança! Mas sei que muita gente que lê o blog está fazendo quimio – e, por isso, não pode participar da muvuca festa popular mais esperada do ano.

 

Se o Carnaval fosse no Japão, pelo menos estaríamos protegidos!

Se o Carnaval fosse no Japão, pelo menos estaríamos protegidos!

 

Bem, eu nunca fui muiiiito da folia – minha mãe diz que pagar pra eu ir ao Carnaval do clube na praia era dinheiro posto fora: eu ficava brincando sozinha de catar confete do chão e nunca queria participar dos trenzinhos animados! Hahahaha

 

Sabe o clima?

 

Enfim! Gostando ou não de Carnaval, se você está em tratamento, provavelmente não poderá participar da folia esse ano! Mas não fique triste: o feriado é uma ótima pausa para se organizar e fazer coisas diferentes. Por isso, aqui vão 10 sugestões de programas para fazer durante o Carnaval:

 

1

 

 

Aproveite a calmaria para fazer uma maratona de filmes e seriados. Vale fazer sessões temáticas, como: grandes clássicos (minha dica: Quanto mais quente melhor), musicais (Chicago,Grease), sequências (Duro de matar, O Poderoso Chefão, Crepúsculo), comédias românticas (minha dica: Como perder um homem em 10 dias), filmografias (Audrey Hepburn, Alfred Hitchcock, Jerry Lewis)… Você pode assistir tudo pelo Netflix (se você não tem, aproveite para usar seu mês grátis!) ou fazer uma nostálgica visita à videolocadora!   

 

Bonequinha de luxo – sempre uma boa pedida para um dia de sofá!

 

2

 

 

Se você não mora em uma das cidades que tem carnaval forte – Rio, Floripa, Salvador, etc – você sabe o que Carnaval significa, não é? Cidade Fantasma!!!

 

OBA!

 

Aproveite para dar aquela passeadinha no shopping – sem medo de ser soterrado por gente perebenta! Digo mais: aproveite que em fevereiro costuma ter liquidação de verão e faça umas comprinhas! Mas atenção: não esqueça de levar o álcool gel junto, evitar tocar em maçanetas e corrimãos, etc – não é porque não tem muita gente que os germes estão de folga, né? Cuide da sua imunidade!

 

 

3

 

 

Falando em imunidade, se você está com a imunidade em dia (diga-se não neutropênico) dá até para curtir um cineminha vazio – ou quase vazio! Tem vários filmes legais em cartaz – alguns concorrendo ao Oscar, inclusive. Relatos Selvagens, Birdman, A Teoria de Tudo, Annie, Cinquenta Tons de Cinza… Escolha o seu preferido, compre um lanchinho e bom filme!

Mas atenção: nesse caso, a dica do álcool gel também se aplica! E escolha um cinema que pareça limpinho – lembre-se que as salas são forradas com carpete, e carpetes sempre são sujos (ainda mais em locais públicos). Por isso, procure um cinema novinho, para evitar rinites e alergias desnecessárias!

Dá pra ir ver o sr. Grey… mas aí eu duvido que o cinema esteja TÃO vazio! Hahaha

 

 

4

 

Aproveite os dias de molho em casa para cuidar de si. Aproveite e passe creme no corpo, nos cabelos ou na careca, massagem nos pés, pinte as unhas… Se você está fazendo quimio, já sabe que não pode tirar as cutículas, né? Caso esteja enjoando com perfumes, procure um creme neutro (ou com algum cheirinho que não dê enjoo) e mãos à obra! Também vale fazer saquinhos de chá de camomila para aliviar o vermelhão na pele (do corticoide, por exemplo) e rodelas de pepino nos olhos.

Sabe o que não pode faltar no seu Spa Caseiro? Boas horas de sono!!! Aproveite para dormir bastante, sem culpa alguma! Uma super dica é usar uma máscara para cobrir os olhos – dormir sem enxergar nenhuma claridade ajuda o corpo a relaxar mais profundamente.

 

tumblr_lyzswnpnqv1rngmnlo1_500

 

5

 

 

 

Escolha um livro para chamar de seu – e amá-lo o Carnaval todo! Esqueça os livros técnicos e os estudos: pegue uma história leve, que te mantenha entretido e te faça viajar! Se você está naquela fase muito cansada pós quimio – ou se concentração não é o seu forte – um conselho: pegue um livro de contos ou crônicas. Martha Medeiros e Fabrício Carpinejar (olhem eu sendo bairrista!) são ótimas pedidas para ler rapidinho. Escolha um cantinho confortável e voilà!

 

 

 

6

 

 

Passear é sempre um ótimo programa, né? Pode ser uma voltinha no parque, uma viagem à uma cidade próxima, visitar a família… Sair de casa por algumas horas ou dias pode ser uma ótima pedida!

Está com a imunidade baixa? Dê uma voltinha pela cidade, vá até o parque, caminhe na praia. Se você tem carro, faça um passeio rápido até alguma cidade próxima – nem que seja para passar o dia apenas. Mas atenção: se sua imunidade não está lá nas alturas, não ande de transporte coletivo! Esses ambientes fechados são ótimos lugares para pegar uma pereba violenta – e você não quer isso, né?

Está com a imunidade ok? Tire uns dias fora, vai te fazer bem! Fuja do agito, mas aproveite para sair da rotina.

 

Se o seu médico disse que você não deve sair de casa… esqueça o que eu falei aqui nesse item!!!

 

7

 

Depois que a internet surgiu, pesquisar ficou muito mais fácil – o problema às vezes é… pesquisar o quê?! Pois eis que existe uma maravilha chamada Pinterest – você já conhece?

É simples: você pode criar uma conta (usando o Facebook mesmo) e aí você cria painéis (boards) com assuntos do seu interesse: roupas, moda, dicas de faça você mesmo, viagens, comidas, decoração… você que escolhe os temas.

Aí você pesquisa QUALQUER assunto (qualquer MESMO!) e milhares de imagens vão aparecer. As que você gostar, você vai salvando nos seus painéis – é só clicar no Pin it – para poder pesquisar mais tarde novamente!

Pesquisei "rosquinha" e veio tanto a de comer quanto o tipo de coque! Não é demais?!

Pesquisei “rosquinha” e veio tanto a de comer quanto o tipo de coque! Não é demais?!

 

Eu confesso que sou viciada no Pinterest – e ele me ajuda muito aqui no blog! Aliás, você já segue o Além do Cabelo lá? Não?! Então clique aqui!  

8

 

Você usa sempre a mesma maquiagem por medo de errar? Não usa delineador porque não tem prática? Pois então esse feriado está perfeito para você aprender novas maquiagens!

Existem vááááários blogs e canais no Youtube que ensinam dicas incríveis de maquiagem!

Aqui vão três exemplos úteis: 6 tutoriais para quem tem problema com acne (clique aqui), blog Marina Smith (clique aqui) e youtube da Alice Salazar (clique aqui).

Depois do Carnaval você vai estar assim ó… craque na makeup!

 

9

 

Não sei se eu já contei pra vocês isso, mas eu ADORO tricotar! Minha irmã Beta me ensinou quando eu tinha uns 15 anos – mas eu nunca fui craque, sempre ficava fazendo mantas (porque eu não sabia aumentar nem diminuir o número de pontos, bem amadora!).

Em 2011, quando eu comecei meu tratamento, tive que ficar trancada em casa o verão todo – e acabei lembrando que eu tinha umas agulhas e lã em casa. Comecei a fazer uma manta (pra variar), e aí tive uma ideia INCRÍVEL e INOVADORA: pesquisei tutoriais de tricô no Youtube! Hahahaha

Virei a louquinha dos tutoriais no YT, queria aprender tudo!

A partir dali, aprendi a fazer gorrinhos de lã – consegui fazer 20 gorrinhos para doar para pessoas carentes que estavam enfrentando o câncer como eu. Além de passar meu tempo, me senti útil por estar produzindo alguma coisa – além de ajudar quem precisava. 

Encontre um passatempo: pode ser tricotar, bordar, desenhar, pintar, cozinhar… qualquer coisa que te dê prazer e faça o tempo passar mais rápido!

Só não vale passar o tempo sentindo tédio ou comendo loucamente, ok?

10

 

Aproveite esses próximos dias para se organizar. Como? Arrumando a casa, fazendo uma limpa no armário e nas gavetas, organizando os arquivos no computador, traçando objetivos para o próximo mês…

Sentir-se organizado e empoderado da situação dá um prazer incrível de competência. Faça uma limpa no armário, desfaça-se de roupas que não cabem mais, objetos sem uso, papelada que pode ser reciclada. Aproveite para experimentar suas roupas – e procurar novas combinações entre o que você já tem: assim, quando for fazer compras você já vai focado no que realmente precisa.

Se você não está com muita energia por causa do tratamento, pode pegar leve na organização material e focar na organização interna: pense no que você pode fazer para que essa fase da sua vida passe do jeito mais leve possível, procure encontrar o que você pode fazer para SE ajudar nesse momento. Faça uma lista de desejos que você quer realizar depois que acabar o tratamento – mas não esqueça de incluir os itens que você pode fazer durante o tratamento.

Bora caprichar nessa lista?

 

Gostaram? Espero que essas sugestões ajudem vocês a ter um Carnaval divertido – de um jeito não-folião!

E lembre-se: melhor ficar em casa do que passar vergonha!

 

Até mais! Beijinhos,

 

Flavi

 

Voltar

Relacionados

  • Conheça a Casa Camaleão – centro de convivência para pessoas com câncer Leia Mais
  • Como cuidar da pele durante o tratamento Leia Mais
  • Como misturar estampas Leia Mais

COMPARTILHE


Uma resposta para “10 maneiras de curtir o Carnaval durante a quimio”

  1. Alessandra disse:

    Obrigada pelas dicas flávia! E os seus gifs são os melhores hahahah

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *