Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

04.jul.2016

12 especiarias da culinária indiana para você incluir em sua alimentação

Por Luci 1 Comentário , , , ,

A culinária indiana é caracterizada pelo seu uso de diversas especiarias para acentuar aroma, cor e sabor.  Segundo a Wikipedia, especiarias são consideradas “produtos de origem vegetal (flor, fruto, semente, casca, caule, raiz), de aroma ou sabor acentuado”. Algumas das principais especiarias utilizadas na Índia são pimenta-do-reino, semente de mostarda, cominho, coentro, cúrcuma, feno-grego, gengibre, cardamomo, noz moscada,  cravo-da-índia e anis-estrelado.

 

Na Índia é comum o uso de caixinhas guarda especiarias. Fiz esta foto em uma rápida aula de culinária em Udaipur.

 

Ainda não falei pra vocês, mas faz um mês que voltei a Zurique! Chegando aqui, reencontrei o kit de especiarias que comprei na Índia ano passado, quando meu namorado e eu fomos em um casamento lá – sim, foi uma experiência incrível!. Lembrei que minha profe de yoga e terapeuta ayurvédica Barbara Hocsmann  me falava que o consumo regular de especiarias é indicado para aumentar o poder digestivo e fortalecer o sistema imunológico – altamente recomendado para quem está se recuperando do tratamento contra o câncer. Então, em breve quero usar todo esse meu kit!

 

Assim como a Alice mencionou neste post aqui, também recomendo o livro da Laura Pires, “O Sabor da Harmonia – Receitas Ayurvédicas para o bem-estar” para você se informar mais sobre a culinária indiana/ayurvédica e testar algumas receitas.

E como dizem as Spice Girls: apimente sua vida!

 

Quando comecei com essa onda de querer me alimentar cada vez melhor, eu mal sabia direito que “cara” tinham as tais especiariais. Então, seguem abaixo 12 especiarias e suas respectivas fotinhos pra você conhecer, se não conhecia ainda, e tentar inserir na sua alimentação com maior frequência.

 

1. PIMENTA DO REINO 

A pimenta-do-reino fresca deve ser moída diretamente sobre a comida para se obter o melhor sabor.

2. GENGIBRE 


Gengibre é um dos alimentos que mais ajuda a aumentar a imunidade – a Nutri Fernanda já falou dele por aqui. Pode ser combinado com chá de limão e mel, sucos de frutas (já tentou abacaxi, hortelã e gengibre?), suco verde e comida japonesa.

 

3. CÚRCUMA OU AÇAFRÃO-DA-TERRA 


A cúrcuma é, por fora, uma raiz parecida com o gengibre – ao cortar ou ralá-la, percebe-se uma cor amarelo-alaranjada vibrante. Da mesma forma que o gengibre, esta especiaria pode ser usada fresca ou seca. A cúrcuma mancha muito facilmente, por isso seja cuidadoso com suas roupas e utensílios ao usá-la.
Estudos mostraram que a cúrcuma tem propriedades anticancerígenas – como a Nutri Fernanda mostrou neste post. O ideal para você absorver todas as propriedades desta especiaria é combinar a cúrcuma em pó com pimenta-do-reino e gengibre em pó. Experimente fazer um mingau de aveia com leite de coco, flocos de aveia, canela e esta mistura de cúrcuma em pó, pimenta-do-reino moída na hora e gengibre em pó.

4. COMINHO 


Cominho é melhor usado moído na hora para se ter um sabor mais intenso. Tenha em mente que esta especiaria queima com muita facilidade – por isso, dê uma leve tostadinha no cominho (em torno de 30 segundos no máximo) e deixe esfriar antes de misturar com outras especiarias. Experimente colocar cominho no seu sanduíche.

 

5. COENTRO 


Assim como o cominho, as sementes de coentro precisam ser tostadas até elas adquirirem uma coloração marrom-dourada e começarem a pular na panela.

6. CRAVO-DA-ÍNDIA 


O cravo deve ser usado com cautela, pois tende a dominar o saber de especiarias mais delicadas.

7. SEMENTES DE MOSTARDA


Assim como o cominho e o coentro, as sementes de mostarda – amarelas, marrons ou pretas – precisam ser tostadas até que comecem a pular e pipocar na panela.

 

8. CANELA 

 

 

Vamos combinar que canela é aquele tipo de especiaria que só de sentir o cheirinho já nos deixa feliz, né?! Uma ótima ideia é substituir o açúcar por canela – ou, ao menos, misturá-la ao açúcar (assim você usará menos açúcar e poderá ir largando-o aos poucos). Um lanchinho à noite antes de dormir que eu adoro é maçã com um pouquinho de canela polvinhada por cima e algumas nozes. Pode testar, você vai gostar!
9. CARDAMOMO 


O cardamomo é uma especiaria com um gosto bastante forte, tipo da família do gengibre. Na Índia, é oferecido para ser mastigado após as refeições para refrescar o hálito. Pode ser usado em biscoitos e bolos, bem como em chás.

 

10. NOZ-MOSCADA 

 

Outra especiaria muito cheirosa! É bom comprar a noz-moscada seca e ralá-la sobre a comida, conforme necessário.

11. ANIS-ESTRELADO 


O anis-estrelado tem esta forma linda de estrela – eu, particularmente, não sou muito fã do gosto. Um das opções de consumo é como chá de anis-estrelado, ou água saborizada, para os dias quentes.
12. FENO-GREGO 


Confesso que nunca provei este feno-grego, mas como tem no meu kit de especiarias indiano, está nos meus planos prová-lo em breve – logo contarei pra vocês como foi!
Você já conhecia a culinária indiana? Já consume regularmente alguma destas especiarias? Tem alguma receita com estas especiarias pra indicar pra gente?
Aqui no Além do Cabelo a gente acha que as melhores conversas acontecem depois da publicação dos posts e nos divertimos bastante com os comentários. Então, por favor, escreva aí embaixo!

Até o próximo post!

Beijos,

Luci
Fonte: The Kitchn

Voltar

Relacionados

  • Conheça a Casa Camaleão – centro de convivência para pessoas com câncer Leia Mais
  • Como cuidar da pele durante o tratamento Leia Mais
  • Como misturar estampas Leia Mais

COMPARTILHE


Uma resposta para “12 especiarias da culinária indiana para você incluir em sua alimentação”

  1. Yara Fontoura disse:

    Oi Luci estou iniciando também neste mundo de sabores e odores, essas especiarias elevam a nossa alimentação a outro nivel, gostei muito do livro da Laura Pires pelas receitas e por despertar-me sobre a medicina ayurvedica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *