Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

18.ago.2016

13 formas de usar óleo de coco como cosmético

Por Flavia Maoli 2 Comentários , , ,

Que o óleo de coco é super saudável e saboroso, todo mundo já sabe – a nossa nutri Fernanda Bortolon até já escreveu sobre ele aqui no blog (leia aqui!). Mas você sabia que o óleo de coco pode ser usado como cosmético? Sim, sim, sim! Confira abaixo 13 formas de usar o óleo de coco como cosmético!

 

1. HIDRATAR O CABELO 

Reprodução/BuzzFeed

 

Para hidratar o cabelo com óleo de coco, você pode usá-lo de duas maneiras: como óleo anti-frizz ou como máscara capilar.

Para usar como anti-frizz, basta pegar uma pequena quantidade e passar nas pontas e áreas com frizz.

Para usar como máscara capilar, com o cabelo seco, passe o óleo de coco em todo o cabelo, faça um coque e vá dormir. Pela manhã, lave o cabelo apenas com shampoo. Prontinho!

Dica 1: use uma fronha velha, pois o óleo de coco pode manchar o tecido. Você também pode usar uma meia calça velha como touca.

Dica 2: em dias frios, o óleo de coco pode ficar duro e adquirir a textura de pasta e cor esbranquiçada. Como toda gordura, quando exposta à baixa temperatura ela se solidifica, mas volta ao normal assim que a temperatura aumentar. Para utilizá-lo, basta colocar em banho maria até que ele esteja completamente derretido.  Após aberto não é preciso que ele seja conservado na geladeira por ser gordura saturada (estável), o óleo suporta altas temperaturas sem ficar “rançoso”.

 

2. HIDRATAR A PELE

Reprodução/xonecole.com

 

3. ILUMINADOR 

Reprodução/Beyoncé 1+1

Depois de finalizar a maquiagem, coloque uma gotinha de óleo de coco nos dedos e passe levemente nas maçãs do rosto. Você também pode utilizá-lo para dar brilho nos ombros, colo e pernas – mas cuidado para não exagerar e ficar besuntada!

 

4. HIDRATANTE LABIAL

Reprodução/Refinery29

O óleo de coco é um ótimo hidratante labial – além de ter um cheirinho maravilhoso! Use ao menos uma vez ao dia – pode ser antes de dormir, por exemplo.

5. ESFOLIANTE

 

Você não precisa gastar uma fortuna com cremes e sabonetes esfoliantes – uma pequena quantidade de óleo de coco misturada com açúcar resolve o seu problema! Ah, e você pode usar a mistura tanto no corpo quanto no rosto. Prático, né?

 

6. HIDRATAR MAMILOS

Reprodução/Revista Donna

Durante a fase de amamentação, é muito comum os mamilos ressecarem e racharem – quem já passou por isso diz que dói pra caramba! Para evitar esse problema, passe uma camada fina de óleo de coco na região depois de amamentar.

 

7. APÓS A DEPILAÇÃO

Reprodução/Friends

Além de hidratar a pele sem obstruir os poros, o óleo de coco ainda ajuda a remover os restinhos de cera e reduzir a vermelhidão.

 

8. REMOVEDOR DE MAQUIAGEM

Reprodução/danidearest.com

Aplique com os dedos um pouco no óleo sobre a maquiagem, em seguida passe um algodão ou pano com água morna. Prontinho! De quebra, essa técnica ainda ajuda a hidratar a região, minimizando as chances de rugas no futuro. Se você tem a pele oleosa ou com tendência a acne, utilize-o apenas na região dos olhos. Eu, por exemplo, faço hidratação semanal com óleo de coco em toda a pele do rosto – mas não poderia fazer diariamente.

 

9. LIMPADOR DE PINCÉIS

Reprodução/disneybabble.uol.com.br

Falando em maquiagem, o óleo de coco também pode ser usado como solução para limpar seus pincéis de maquiagem. Misture duas partes de sabonete bactericida para uma de óleo de coco e pronto!

 

10. UNHAS E CUTÍCULAS

 

Quem não ama uma mão bem bonita?

O óleo de coco tem nutrientes que ajudam a manter as unhas e cutículas saudáveis – além de hidratar e evitar aquele ressecamento chato ao redor da unha. Ou seja: mais tempo de unhas com cara de recém feitas!

 

11. ENXAGUANTE BUCAL

 

Por conta de suas propriedades bactericida e antifúngica, é indicado usar o óleo de coco para um gargarejo – uma colherada dele é suficiente. Assim, você elimina os germes que naturalmente acabam ficando na boca, garantindo um hálito mais fresco e dentes mais saudáveis. Ótima dica principalmente pra quem detesta aquele gosto de álcool dos enxaguantes bucais mais comuns.

 

12. EXTERMINAR PIOLHOS

 

Piolho?! Eca!

Eca, eca, eca! Infelizmente, ninguém está livre de pegar piolhos – principalmente as crianças em fase escolar, né? Mas existe uma maneira de acabar com os piolhos sem usar aqueles produtos químicos fortíssimos: após fazer uma primeira lavagem com vinagre de maçã (conhecido por suas propriedades antifúngicas), com o cabelo seco, aplique o óleo de coco no couro cabeludo e deixe agir de 12 a 24 horas. Aí siga aquele processo de escovar os fios com um pente fino e depois lavar com xampu.

13. HIDRATAÇÃO PÓS SOL

 

 

Você já sabe que não deve expor a pele ao sol sem protetor solar, né? Apenas uma queimadura antes dos 16 anos é suficiente para aumentar significativamente o risco de câncer de pele! Se você se passou e acabou queimando a pele, o óleo de coco é um excelente hidratante e cicatrizante. E que isso não se repita, combinado?!

 

Beijos e até semana que vem!

 

Flavi

 

Fonte: Yahoo Lifestyle e Garotas Estúpidas

Voltar

Relacionados

  • Para ler: Minha lista de prioridades Leia Mais
  • A polêmica da carne – o que você precisa saber Leia Mais
  • Respiração Holotrópica – um método de autoconhecimento Leia Mais

COMPARTILHE


2 respostas para “13 formas de usar óleo de coco como cosmético”

  1. Dani disse:

    Amoo óleo de coco!! Não sabia da dica do iluminador, amiga! Vou testar!!
    Beijos!!

  2. Alessandra disse:

    Adorei!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *