Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

02.jan.2017

15 maneiras de cultivar sua saúde mental

Por Luci 1 Comentário

Há muitas dicas e estímulos espalhados por todo canto sobre como ter uma boa saúde física. Mas quando foi a ultima vez que você viu propaganda pra melhorar a sua saúde mental?

Nunca!

 

Distúrbios mentais como ansiedade e depressão são comuns em pessoas que estão passando pelo tratamento do câncer e suas famílias  – e também em quem nunca teve câncer. E muitas pessoas não procuram ajuda por desconhecer seu diagnóstico.

Cuidar da saúde mental não significa somente fazer terapia. Há várias outras alternativas que você pode combinar com o tratamento tradicional. Por isso, selecionei uma listinha de ideias pra você se inspirar e começar 2017 cultivando a sua saúde mental:

1. SAIBA O QUE É SAÚDE MENTAL

Boa saúde mental tem a ver com sensação de bem-estar, confiança e autoestima. Ela nos permite apreciar plenamente e apreciar outras pessoas, o dia-a-dia e a vida do nosso ambiente. Quando estamos mentalmente saudáveis, podemos:

– Formar relacionamentos positivos;

– usar nossas habilidades para alcançar o nosso potencial;

– lidar com os desafios da vida.

Ninguém precisa estar feliz o tempo todo. Isso não é saúde mental – isso é besteira.

2. FAÇA TERAPIA

Você não precisa ter um diagnóstico de doença mental para sentir os benefícios de fazer terapia. Um bom terapeuta não vai lhe instruir a viver a sua vida – ele lhe ajudará a ter alguns insights sobre a sua vida para que você possa tomar melhores decisões e lidar com suas emoções.

Aumentar sua saúde mental é um trabalho diário. Uma melhora pode ocorrer quando você faz uma avaliação honesta de você e da sua vida. E a terapia é um espaço seguro pra você assumir responsabilidade pelas suas ações e aprender com elas.

3. LEIA SOBRE O ASSUNTO

Não há um substituto para a psicoterapia com um profissional treinado. No entanto, é possível ter acesso a livros ou artigos postados na internet escritos por psicólogos sobre diversos desafios que você possa estar enfrentando, tais como problemas de relacionamento, um trabalho entediante, depressão, ansiedade, etc. Alguns materiais que eu recomendo:

– Livro “Em busca de sentido” de Viktor Frankl;

– Site Psychology today

– Canal do Youtube Sobre a Vida – canal do psicólogo Frederico Mattos;

– Canal do Youtube The School of Life – tem vários vídeos sobre relacionamentos e outras questões da vida moderna.

 

4. PASSE TEMPO COM QUEM TE FAZ BEM

 

 

Estar com pessoas te deixam à vontade, sem precisar explicar muito, é super importante. Nada como um abraço bem gostoso de um bichinho de estimação ou de amigos que te deixem à vontade pra falar tudo que você pensa, sem julgamentos. Amizades otimistas, que te trazem um ponto de vista positivo em situações complicadas, são fundamentais para reforçar sua saúde – mental e física.

5. APRENDA A DIZER NÃO

 

Sem desculpinhas, sem se forçar a fazer alguma coisa só pra agradar os outros. Diga um simples e sincero “NÃO” e priorize o seu bem-estar. A coragem de dizer “não” pode te livrar de situações das quais você se torna refém mais pra frente. Então, pratique: não, não, não, não!

6. VALORIZE SUAS CONQUISTAS

Ao invés de focar no que você não tem, tire umas horinhas de reflexão para lembrar do que você tem, de tudo que você já fez e conquistou. Isso te deixará mais forte para ir atrás dos seus objetivos e focar em suas metas.

 

7. ENCONTRE UM HOBBY PARA ESVAZIAR A MENTE

 

Encontre algo que você tenha vontade de fazer. Pode ser tricô, crochê, bordado, pintura, leitura, escrita, violão, canto… Não precisa ser algo útil para sua vida, mas sim algo que te encante e que faça valer a pena gastar seu precioso tempo livre. Momentos de prazer são tão importantes quanto suas responsabilidades. Não desmarque com você mesmo.

8. TIRE UNS MINUTINHOS PARA MEDITAR

Meditar é uma forma de manter o equilíbrio e entrar em contato consigo mesmo. Inspire. Expire… e lembre-se de praticar não somente em dias ruins, mas criar o hábito de para um pouquinho e olhar para dentro. Dá uma olhada nestes dois sites e aplicativos pra te ajudar a começar esta prática:

Headspace
Calm

Outra dica: tenha algum mantra ou frase positiva pra repetir em momentos estressantes. Gabrielle Bernstein ensina neste vídeo uma frase que combina mudra (gesto feito com a mão) e um mantra de paz para ajudar a concentrar a mente e nos restaurar a nossos lugares felizes. Ja usei este mantra (“peace begins with me” = paz começa comigo) muitas vezes.

9. MOVIMENTE-SE MAIS

Não precisar ir para a academia ou correr se você odeia fazer isto.De repente uma caminhada no parque? Uns minutinhos batendo bola contra a parede? Uma dançadinha por uns 15 minutos escutando a música que você gosta?

 

10. PERMITA-SE SENTIR SUAS EMOÇÕES

Às vezes a vida é assim: um dia bem, no outro nem tanto. Aceite e curta a viagem.

 

Não reprima o que você está sentindo se alguma coisa te tirar do eixo. Seja sincero com o que você está sentindo e permita-se viver esse momento – assim, será mais fácil encarar os problemas e procurar saídas. Ficar triste faz parte de ser feliz, não se esqueça disso! Mas também não vale a pena alimentar a tristeza – se ela persistir, não deixe de procurar ajuda especializada.

 

11. ACEITE: NÃO DÁ PRA AGRADAR TODO MUNDO

É impossível ser e fazer tudo o que cada pessoa espera de você. E é assim mesmo. Isso não pode ser um problema pra você. Só lembre de não agir um idiota com os outros por causa disso.

12. NÃO SE COBRE TANTO

E não se compare com os outros. Você é incrível e está fazendo o melhor que pode, entende? Se você está em um daqueles dias down, melhor nem entrar nas redes sociais com frequência, ver TV ou ler jornais.

13. OLHE O CÉU

Em meio em tantas coisas que acontecem na nossa vida cotidiana, é normal a gente perder a noção do quadro geral da situação. Quando sentir que esta passando por um destes momentos, lembre-se de olhar pro céu em busca de estrelas. Isso te dará mais perspectiva e fará ver o quanto você é pequenininho neste universo gigantesco.

 

14. ORGANIZE-SE

Comece criando uma lista com seus objetivos e sonhos – não deixe nada de fora. Depois, vá organizando por setores: coisas urgentes, coisas que você pode alcançar a médio prazo e coisas que não dependem apenas de você. Isso fará você organizar seus pensamentos e criar estratégias de ataque para atingir seus objetivos!

 

 

15. CRIE UM AMBIENTE INSPIRADOR

Quadrinhos na parede, fotos no celular, um feed com blogs bacanas, livros, filmes, exposições… Mantenha perto coisas que façam você se sentir bem.
E aí, o que você achou deste post? Qual destes itens você faz ou vai fazer este ano?

Aqui no Além do Cabelo a gente acha que as melhores conversas acontecem depois da publicação dos posts e nos divertimos bastante com os comentários. Então, por favor, escreva aí embaixo!

Até o próximo post!
Beijos,
Luci

Voltar

Relacionados

  • Receitinha: Nhoque de mandioquinha ao molho de cogumelos Leia Mais
  • O que devemos mudar na alimentação durante o tratamento contra o câncer Leia Mais
  • Filme da semana: Juno Leia Mais

COMPARTILHE


Uma resposta para “15 maneiras de cultivar sua saúde mental”

  1. […] Se você nao leu ainda, clica aqui la pra ler meu post da semana passada. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *