Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

25.mar.2014

4 fatos que você não sabia sobre Arroz Negro!

Por Flavia Maoli Nenhum comentário , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

A primeira vez que eu vi arroz negro cozido, achei que alguém havia misturado feijão ao prato! Apesar de o arroz negro ser bem menos consumido do que o arroz branco – ou até do que o integral –  esse grão é super benéfico para o corpo!

O arroz negro combina com peixes - como essa tilápia da foto. NHAM! Foto: Jomar Brustolin

O arroz negro combina com peixes – como essa tilápia da foto. NHAM! Foto: Jomar Brustolin

 

Aqui vão 4 fatos que você  (provavelmente) não sabia sobre Arroz Negro:

 

1. QUER PROTEÍNA? ELE TEM! 

Embora nenhum tipo de arroz forneça grande quantidade de proteínas, o arroz negro tem muito mais proteínas do que o integral – sendo um ótimo alimento para dietas vegetarianas!

2. CHUPA, ARROZ BRANCO! 

O arroz negro é rico em antocianina e tem dez vezes mais compostos fenólicos do que o arroz branco. O que isso significa? Que o arroz negro é  dez vezes mais antioxidante – essas substâncias ajudam na proteção da artérias e na prevenção de lesões nas células que desencadeiam o câncer.

Em comparação com o arroz branco, o arroz negro apresenta 30% a mais de fibras e 20% a mais de proteínas, além ser rico em ômega-3 (gordura boa), que ajuda aumentar o HDL (colesterol bom). Também possui vitamina A, complexo B, proteínas, vitamina C e E. O arroz negro ainda é menos calórico que o arroz integral.

Foto: Mari Hart

Foto: Mari Hart

 

3. HABEMUS MAGNÉSIO! 

O arroz preto tem muito mais magnésio do que o arroz integral! O magnésio é o responsável por ajudar a fixar o cálcio nos ossos – além de colaborar com o sistema imunológico e com o funcionamento do coração.  O arroz negro é um alimento benéfico para a circulação, pois participa da manutenção e integridade dos vasos sanguíneos, auxilia na formação do sangue (aumenta a imunidade), previne a hipertensão arterial, a diabetes, doenças de pele e ajuda no funcionamento do coração e dos rins.

20d2c13ebf6bc01298d2638a55c5720c

 

4. QUE VIAGRA, O QUE! 

Pra fechar com chave de ouro esse post, uma curiosidade histórica: o arroz negro teve sua origem na China, há mais de 4 mil anos. A cada 5 mil grãos de arroz normal, um grão negro surgia – e apenas o Imperador podia comê-lo! Através de um acidente genético, um produtor conseguiu plantá-lo, tornando-o muito mais comum.

O arroz negro tem fama de ser afrodisíaco, por isso era chamado de “Arroz Proibido” – tenho lá minhas dúvidas se isso é real, já que no Oriente praticamente tudo é afrodisíaco, né?Mas não custa tentar!

Forbbidden rice: o arroz proibido!

Forbidden rice: o arroz proibido!

 

 

E então? Está esperando o que pra começar a comer arroz negro?! 

.

.

.

– Quer mandar uma dúvida ou sugestão? Escreva para alemdocabelo@gmail.com.  Vamos adorar responder!

– Curta a página no facebook: https://www.facebook.com/alemdocabelo

Siga o Instagram do Além do Cabelo no @alemdocabelo 

– Fonte das Imagens: pesquisa no Google. Informações colhidas também no site do Senado (clique aqui) Se você é dono de alguma das imagens sem créditos, por favor entre em contato para que possamos creditá-las! 

 

Voltar

Relacionados

  • A polêmica da carne – o que você precisa saber Leia Mais
  • Receitinha: requeijão vegano de manjericão Leia Mais
  • Quais alimentos podem causar câncer? Leia Mais

COMPARTILHE


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *