Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

20.maio.2016

5 TEDx Talks inspiradores de pessoas que tiveram câncer

Por Luci 2 Comentários , , , , , ,

As palestras TEDx são uma ótima oportunidade para aprender e se inspirar sobre diversos assuntos. Hoje sugiro a você 5 TEDx Talks em que os palestrantes não só relatam sua experiência com o câncer, mas também contam o que aprenderam e como deram significado a este momento de suas vidas. As palestras são curtas, tendo em média 20 minutos de duração, e foram proferidas por pessoas de diferentes países entre 2013 e 2014. Os vídeos trazem uma versão atual do que é ter câncer e como pode-se conviver com ele. Prepare a pipoca e venha ver!

 

1 – Câncer, uma sentença de vida – Flavia Maoli – TEDxUnisinos, 2014

 

 

Talvez você já tenha assistido esta palestra da Flavi, mas vale a pena relembrar. Ela tinha 23 anos, estudava arquitetura, recém havia retornado de um intercâmbio na Europa e tinha como grandes preocupações passar de semestre, ser bonita e decidir com quem sairia no final de semana. Exatamente nesta época a Flavi foi diagnosticada com Linfoma de Hodgkin. Nesta palestra ela conta como foi o diagnóstico, como tornou o tratamento parte do seu cotidiano e como lidou com a necessidade de fazer o tratamento pela segunda vez. Foi a partir dessa experiência que a Flavi criou o blog do “Além do Cabelo” para dividir dicas, as quais inicialmente eram voltadas à moda e beleza, e atualmente traz também dicas práticas sobre como enfrentar a doença no dia a dia.

 

2 – Minha história de sobrevivência: o que eu aprendi com o câncer  – Martin Inderbitzin, TEDxZurich 2014  – APENAS EM INGLÊS

 

Martin Inderbitzin tinha 32 anos, recém tinha concluído o Doutorado e estava prestes a iniciar um trabalho quando recebeu o diagnóstico de câncer pancreático. No meio do tratamento, enquanto Martin mal podia andar, ele decidiu participar de um triathlon, apesar de nunca ter praticado esportes de resistência a sério antes. Ele rapidamente percebeu o efeito positivo que este objetivo teve sobre seu estado mental e fisiológico. Três meses após o fim do seu tratamento, Martin cruzou a linha de chegada de seu primeiro triathlon. Durante seu tempo como paciente Martin foi inspirado por histórias de outros pacientes que tinham passado pela experiência do câncer. Ao cruzar a linha de chegada da sua primeira corrida, ele percebeu que tinha se tornado uma inspiração para outros pacientes. A partir disso, ele teve a ideia de coletar e documentar histórias de sobrevivência de câncer sob a forma de vídeos curtos e torná-los disponíveis para outros pacientes e suas famílias em uma plataforma online chamada My Survival Story. Vale a pena consultar o site para ver os cinco vídeos curtos atualmente disponíveis.

 

3 – Sim, eu tive câncer. Mas isso não diz quem eu sou – Debra Jarvis, TEDMED 2014

 

 

Debra Jarvis trabalhava como capelã de hospital há 30 anos quando foi diagnosticada com câncer. Ela aprendeu muita coisa como paciente. Numa palestra divertida e desafiadora, ela explica como a identidade de “vítima de câncer” pode ser estática. Ela pede que todos controlemos nossas provações mais duras, nos dando espaço para crescer e evoluir.

 

4 – O que aconteceu quando transformei meu câncer de cérebro em código aberto – Salvatore Iaconesi, TEDMED 2013

 

Quando o artista Salvatore Iaconesi foi diagnosticado com câncer no cérebro, ele recusou-se a ser um paciente passivo – o que, como ele diz, significa “quem espera”. Então, ele hackeou as radiografias do seu cérebro, publicou-as na internet e convidou uma comunidade global a se empenhar em uma “cura”. Isto, às vezes, se referia a recomendações médicas e às vezes à arte, música e apoio emocional de mais de meio milhão de pessoas publicadas no website que criou por causa deste projeto chamado La Cura.

 

5 – Crescendo através do câncer – Rebecca Wadey, TEDxAuckland 2014 – APENAS EM INGLÊS

 

Após ter tido câncer de mama, Rebecca adotou um estilo de vida voltado ao bem-estar e a conectar-se com e apoiar outras mulheres que enfrentam o câncer. Uma amizade casual com a fundadora de uma empresa de alimentos crus, a compra de um liquidificador Vitamix e a prática de yoga marcaram um ponto de virada na jornada de Rebecca e ela abriu recentemente um centro de yoga e bem-estar em Auckland na Nova Zelândia. O Centro combina yoga, naturopatia, meditação, massagem, acupuntura e nutrição e oferece programas gratuitos para mulheres com câncer.
E aí, o que você achou destes TEDx Talks? Conhece algum outro TEDx Talk sobre esse tema para indicar pra gente?

Aqui no Além do Cabelo a gente acha que as melhores conversas acontecem depois da publicação dos posts e nos divertimos bastante com os comentários. Então, por favor, escreva aí embaixo!

Até o próximo post!

Beijos,

Luci

 

 

 

Voltar

Relacionados

  • Conheça a Casa Camaleão – centro de convivência para pessoas com câncer Leia Mais
  • Como cuidar da pele durante o tratamento Leia Mais
  • Como misturar estampas Leia Mais

COMPARTILHE


2 respostas para “5 TEDx Talks inspiradores de pessoas que tiveram câncer”

  1. Fabíola disse:

    Gostei muito de todos os vídeos! O único que não entendi muito bem foi o último, da Rebecca, ela fala muito rápido e o sotaque é difícil de entender. O do Martin foi tranquilo. O da capelã é bárbaro… para mim o melhor depoimento, foi um alívio ouvi-la… ela tirou o peso de grandes revoluções pós-tratamento. Pequenas mudanças pós tratamento causam grandes mudanças e resultados incríveis.

    • Flavia Maoli Flavia Maoli disse:

      Verdade, Fabíola! Também achei difícil a Rebecca falando rapido! Todas as pequenas mudanças pós tratamento nos fazem melhores, né? Muito inspirador! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *