Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

28.mar.2016

6 dicas para lidar com a Ressaca Pós Quimio

Por Flavia Maoli Nenhum comentário , , , , , , ,

Sabe aqueles dias em que a gente está pentelho? Tem fome, mas não sabe o que quer comer… Quer uma fruta? Não. Quer um salgado? Hum..não. Quer um chocolate? Hum, talv… não. Sabe quando a gente tem sono, mas não consegue dormir? Fica meio enjoado, chatinho, pentelho. Não consegue se concentrar pra quase nada, chora vendo propaganda na tevê… Normalmente isso acontece quando estamos na TPM – mas, quando estamos fazendo tratamento, isso tem outro nome: RPQ – Ressaca pós quimio!

Tinha dias que nem eu me aguentava!

Lembro que, quando estava fazendo quimio, tinha vontade de deixar esse corpinho na cama se recuperando, dizer “já volto!” e alugar um corpo novo! Infelizmente, essa opção (ainda) não existe, por isso temos que nos contentar em continuar sendo nós mesmos. Mas existem algumas coisas que podemos fazer para “menospiorar” esses dias!

 

1. TOME SEUS REMEDINHOS

Não esqueça de tomar as precauções para diminuir os efeitos da quimio: remédios para enjoo, água e chás. Respeitar o horário dos remédios ajudará a encurtar os momentos blergh do dia! Além disso, se você perceber que essa ressaca dura mais do que uma semana – em média, o tempo que o corpo leva para se recuperar da porra da quimio – converse com seu médico para ver outras medicações complementares (vitaminas, antidepressivos, remédio pra induzir o sono, etc).

2. ESCOLHA UM BOM LIVRO / FILME / SERIADO

Que tal ler um livro? Se você estiver com dificuldades de concentração para ler, experimente um livro de crônicas – são curtinhas e fáceis de ler. Ou, caso não tenha um bom livro na manga, assistir a um filme legal também vale! E se você, assim como eu, tem o hábito de dormir vendo filmes, talvez um seriado seja uma boa opção – são a versão “crônica” dos filmes, curtinhos e fáceis de acompanhar! Dica: não escolha nada dramático, nada que envolva mortes, doenças, desesperança ou tristeza. Esse não é o momento certo pra ver A lista de Schindler – está mais para Simplesmente Amor, sabe? Na dúvida, assista F.R.I.E.N.D.S pela milésima vez!

Já perdi as contas de quantas vezes revi F.R.I.E.N.D.S!

3. NÃO DESCONTE NOS OUTROS

Guarde seu mau humor, não distribua por aí! Ninguém tem culpa por a gente estar passando por isso, infelizmente não temos quem culpar – quem dera existisse um tele-denúncia anticâncer! Se você está nesses dias chatos, o melhor é explicar para as pessoas ao redor o que está acontecendo e ficar quietinho na sua. Dentro de alguns dias você estará de volta, cem porcento! Tenha paciência!!!

4. COMA UMA DELÍCIA

Esse não é o dia certo pra pensar em dieta! Se te apetece, permita-se comer uma gostosura: um chocolate, um pão de queijo, sei lá! Mas não esqueça que esse pobre corpinho ainda está se reerguendo da quimio, por isso não abuse! Comer muita gordura pode até piorar a ressaca. Você só tem um fígado e um estômago, cuide bem deles!

Nesses dias um chocolatinho pode ser seu melhor amigo!

5. FAÇA ALGO!

Aproveite o tempo livre em casa para produzir algo. Pode ser fazer uma hidratação na pele, pintar as unhas, desenhar, arrumar o armário, organizar o HD externo. Em 2011, por exemplo, aproveitei o tempo livre para aprender a tricotar. Quando comecei, mal sabia fazer cachecol, mas em algumas semanas fiz vários gorrinhos, que doei para pessoas carentes. Se trabalhos manuais não são sua praia, uma bolsa de água quente nos pés e uns joguinhos no celular já fazem milagres pro bem estar!

Aconselho a tentar um trabalho manual – pode ser difícil no começo, mas ver seu esforço materializado compensa!

 

6. VEJA O LADO BOM

Sabe quantas pessoas que estão trabalhando agora dariam um dedo pra ficar em casa de boa hoje, vendo filme? Ok, eu sei que você daria um dedo pra não ter câncer e estar trabalhando… mas já que não é uma escolha, pelo menos vamos ver o lado bom da coisa! Poder se dar ao luxo de não fazer nada é um privilégio hoje em dia! Aproveite para se mimar e divertir do jeito que dá. Uma frase que sempre me motivava a me entreter durante o tratamento era:

Apenas pessoas entediantes ficam entediadas!

Lembre-se dela e use sua criatividade para aproveitar sua vida em todos os momentos – inclusive nos de ressaca pós quimio! Você vai ver que o tempo vai passar mais rápido se você não deixar o tédio se instalar!

 

Beijos e até mais!

 

Flavi

 

Voltar

Relacionados

  • Conheça a Casa Camaleão – centro de convivência para pessoas com câncer Leia Mais
  • Como cuidar da pele durante o tratamento Leia Mais
  • Como misturar estampas Leia Mais

COMPARTILHE


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *