Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

03.jan.2017

7 estratégias para comer mais frutas e verduras

Por Nutri Fernanda Bortolon Nenhum comentário , , ,

Dizem que precisamos de 21 dias para criar um hábito e 90 dias para torná-lo um estilo de vida. Aproveitando que o ano recém começou e que nossas promessas de Réveillon ainda estão fresquinhas, que tal fazer uso dessa técnica para melhorar sua alimentação?

Você não achava que ia esquecer de suas promessas de ano novo, não é?!

Muitos pacientes me dizem que é difícil inserir a quantidade adequada de frutas e legumes em suas dietas na correria do dia a dia. Por isso, aqui vão 7 dicas que irão te ajudar a comer mais frutas e verduras!

 

1. APROVEITE O CALOR

Durante os dias quentes a vontade é de comer alimentos refrescantes, certo? Pois frutas e legumes são perfeitos para saciar sua vontade! Por isso, aproveite que estamos no auge do verão para criar esse hábito de preferir alimentos saudáveis e frescos – assim, quando o frio chegar você já vai ter inserido esse pensamento em sua rotina!

 

2. FAÇA SUCOS E SOBREMESAS 

Criar o hábito de tomar seu suco verde pela manhã não é apenas saudável como também uma forma de ingerir frutas e legumes simultaneamente. Mas fique ligado: para não perder as fibras, tome-o sem coar, ok? 

Outra dica bacana é comer frutas como sobremesa – natural ou cozinhando-as. Pera, maçã e banana são frutas que ficam super docinhas quando assadas por alguns minutinhos. Você também pode fazer sorvete de banana, yogurte natural com morangos e chia, sacolé de frutas picadinhas…

3. APROVEITE O EMBALO

Quando chegar da feira, aproveite o embalo e faça todo o serviço: lave as folhas e guarde-as quando estiverem secas, monte seus kits de suco verde dentro de saquinhos individuais e congele, organize sua geladeira. Assim você não corre o risco de a preguiça bater na hora de comer suas aquisições – e você evita o desperdício!

É importante já remover folhas ou frutas estragadas – elas podem contaminar as demais e diminuir a validade de sua compra.

4. CRIE UMA HORTA

Muitas frutas e vegetais podem ser cultivados em vasos ou no chão, dentro ou fora de casa. Uma horta, quando feita corretamente, pode produzir diversos alimentos que poderão ser congelados ou consumidos frescos. Se você mora em uma comunidade que possua algum terreno, é possível iniciar uma horta comunitária para compartilhar os benefícios com seus vizinhos.

 

5. FACILITE SUA VIDA

Se, para você, o mais fácil é ir à feira uma vez por semana e abastecer a geladeira, ótimo. Se você tem tempo e espaço para ter sua hortinha, perfeito! Mas, se você realmente não consegue encontrar tempo em sua rotina para ter esses hábitos, saiba que isso não é motivo para não melhorar sua alimentação. Você só tem tempo para comprar frutas picadinhas no supermercado e aquela salada que já vem lavada? Que seja – o mais importante é você inserir mais frutas e verduras no seu dia a dia!

Isso serve também para quem tem dificuldade em conseguir alimentos orgânicos: é claro que devemos dar preferência aos vegetais e frutas sem agrotóxico, mas ainda assim é melhor ingerir os não-orgânicos do que preferir alimentos industrializados.   

Uma dica bacana: informe-se se há em sua cidade empresas que fazem delivery de frutas e verduras – você escolha a quantidade e o tipo pelo site e elas são entregues em sua casa.

Acabei com suas desculpas, não é?

 

6. TENHA METAS ALCANÇÁVEIS

Se você não tem o hábito de comer frutas e legumes, não comece prometendo comer 5 tipos de frutas e 3 legumes por dia – isso é muito fora de sua realidade, e você vai acabar encarando como dieta temporária o que deveria ser uma reeducação alimentar. É claro que mudar de hábitos requer algum esforço, mas deve ser prazeroso, acima de tudo.

Portanto, aumente a quantidade de frutas e verduras de forma proporcional ao que está acostumado, dobrando seu consumo. Você comia uma fruta por dia? Coma duas! Você já tem uma dieta rica em frutas e legumes mas quer melhorar mais? Desafie-se a experimentar novos alimentos ou modos de preparo.

 

7. LEVE SEMPRE UMA FRUTA CONSIGO 

Pode ser uma maçã, uma banana, uma mexerica…. Assim, quando a fome bater enquanto você está na rua, você evita cair na cilada de comer “qualquer coisa” – que normalmente é um carboidrato de farinha branca ou um alimento industrializado, que só tem calorias vazias! Vale, inclusive, levar frutas secas, que ocupam pouco espaço e duram bastante tempo.

 

Viram só? Não é tão difícil cumprir suas promessas de ano novo e começar 2017 com hábitos mais saudáveis, não é? Espero que tenham gostado!

 

Abraços, 

 

Nutri Fernanda Bortolon

 

Voltar

Relacionados

  • Conheça a Casa Camaleão – centro de convivência para pessoas com câncer Leia Mais
  • Como cuidar da pele durante o tratamento Leia Mais
  • Como misturar estampas Leia Mais

COMPARTILHE


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *