Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

22.jan.2015

8 dicas para evitar enjoos pós quimio

Por Flavia Maoli 2 Comentários , , , , , , ,

Durante a quimio, existem dias em que tudo – TUDO – nos causa enjoo! Algumas pessoas são mais sensíveis, e têm bastante náusea e vômito, principalmente nos dias logo após a quimio. Outras não chegam a vomitar, mas ficam completamente enjoadas, com nojo de tudo e de todos. São dias difíceis, nos tornamos pessoas bem chatinhas, é como estar em uma ressaca constante!

Mas imaginem: é uma ressaca mesmo! Usamos várias drogas super pesadas, que mexem no corpo todo, tão fortes que são capazes de matar diversos tumores!!! É quase impossível não sentir nada depois né, não há ENGOV que salve!!! Mas nem tudo está perdido, há algumas maneiras de evitar – ou pelo menos diminuir – esses efeitos colaterais que nos deixam tão BLERGH.

 

Quimio é tipo a ressaca que esse sujeito deve ter tido no dia seguinte!

 

1. RECADO AOS AMIGOS E FAMILIARES

Pra quem está acompanhando alguém durante o tratamento, isso pode parecer exagerado, até besteira, mas não é! Deve ser difícil mesmo de entender, mas é importante respeitar e aceitar que as náuseas podem acontecer. Às vezes, estamos morrendo de fome, mas quando olhamos pra comida a fome não só passa, como o enjoo vem! Eu aconselho aos acompanhantes terem paciência, respirarem fundo e rezarem por dias melhores!!!

 

2. VOSSA MAJESTADE, O ESTÔMAGO!

Nos dias após a quimio, evite comidas muito temperadas ou que tenham sabor ou cheiro forte. Esse não é o momento ideal para comer feijoada com linguicinha e alho! Pense realmente que se trata de uma ressaca: procure alimentos leves, que contenham bastante água e sabor suave. Maçã, abobrinha, pepino, melão, melancia, purê de batata, sopinhas… Respeite seu estômago, não queira vê-lo revoltado contra você!

 

“Isso que dá comer tanto peixe cru…”

 

3. SUSPENDA O USO DE PRODUTOS COM PERFUME

Shampoo, desodorante, cremes hidratantes… até o amaciante de roupa pode causar enjoo! Prefira produtos sem perfume, ou que pelo menos tenham perfume suave. Aos poucos a gente vai aprendendo quais odores nos embrulham o estômago, mas alguns são meio óbvios, então suspenda o uso como prevenção.

Às vezes, pessoas próximas usam perfumes que nos causam náusea – e aí precisamos ter jeitinho pra falar pra pessoa “Eu te amo, mas por favor pára de feder a perfume!”. Algumas pessoas se ofendem, então pra evitar brigas, aconselho aos familiares e amigos a se ligarem nesse detalhe antes – lembre-se que, em caso de vômito, existe uma grande chance de você ter que ajudar a limpar!

 

Se não quiser ajudar a segurar o cabelo (ou a peruca), melhor maneirar no perfume!

 

4. PREVENIR É MELHOR DO QUE… BLERGH

Prevenir enjoos e náuseas é mil vezes melhor do que remediá-los! Pergunte ao seu médico que medicamentos ele indica no seu caso. Vale a pena começar a tomá-los antes de ter o primeiro enjoo pois, uma vez estabelecido, não é fácil melhorar dele! Em geral, os dias mais críticos são os que seguem após a quimio, e conforme o tempo passa, o corpo vai se recuperando e tudo volta ao normal.

 

5. BEBEU ÁGUA? NÃO. TÁ COM SEDE? BLERGH

Que beber água é fundamental, todo mundo já sabe – apesar de nem todo mundo beber! Durante a quimio, então, nem se fala! A água ajuda o corpo a eliminar as toxinas da quimio, que são as maiores culpadas pelos enjoos e náuseas! Além disso, ela hidrata e protege os órgãos, principalmente os rins e o fígado, que sofrem muito com o tratamento! Lembra aquela comunidade do orkut “meu fígado é totalflex?” – pois é, ele sofria nas bebedeiras, durante a quimio não é diferente! Então, dá-lhe água pro corpinho!

Beba água, nem que seja aos pouquinhos!!!

6. RESPIIIIIIIIIRE…INSPIIIIIIIRE

Das 26 quimios que fiz, só vomitei três vezes – durante o transplante, que é mais punk! Confesso que isso é até um motivo de orgulho pra mim! Até hoje, a única droga capaz de me derrubar foi vinho do porto com cerveja (não tentem isso em casa!). Mesmo sem vomitar, muitas vezes fiquei extremamente enjoada, me sentindo mal o dia todo.

Meu fisioterapeuta indicou um exercício bem simples: escolher um lugar calmo, deitar e ficar respirando. Simples assim! Faça uma respiração profunda, bem devagar, prestando atenção no ar entrando e saindo do corpo. Pra quem já está acostumado a meditar, é um exercício muito básico! Acalma a cabeça, oxigena o corpo, ajuda a relaxar e funciona que é uma maravilha pra combater os enjoos!

Depois do “foda-se”, esse é meu mantra favorito!

 

7. FALANDO EM FISIOTERAPEUTA… 

Consulte com um! Muitos hospitais e clínicas possuem serviço de fisioterapia para pacientes oncológicos – e o serviço não se limita a reabilitação física! Os profissionais usam diversos aparelhos que podem ajudar a combater os enjoos, diminuem dores, desfazem contraturas musculares. Informe-se sobre esses serviços, vale a pena testar!

8. CHÁ DE GENGIBRE: O VERDADEIRO DIABO VERDE

Um remédio natural muito eficiente é o chá de gengibre!! Ele funciona tanto para prevenir os enjoos, quanto para “colocar a casa em ordem” depois que as náuseas começam.

É bem simples: basta pegar um pedacinho da raiz, descascar e ralar dentro de uma chaleira com água. Deixe a água ferver, com o gengibre ralado dentro. Cuidado para não fazer um chá desentupidor turbo – o gengibre tem um sabor bem forte, não precisa colocar muito! Além disso, o gengibre é um dos melhores alimentos para aumentar a imunidade, vale a pena tomar seu chá não apenas nos dias de enjoo, mas durante todo o tratamento.

 

 

Gostaram das dicas? Vale a pena segui-las e evitar – ou reduzir – os momentos BLERGH! Respire fundo e pense que falta pouco, dentro de alguns meses tudo volta ao normal!

 

Beijos,

 

Flavia

 

Voltar

Relacionados

  • A polêmica da carne – o que você precisa saber Leia Mais
  • Respiração Holotrópica – um método de autoconhecimento Leia Mais
  • Receitinha: requeijão vegano de manjericão Leia Mais

COMPARTILHE


2 respostas para “8 dicas para evitar enjoos pós quimio”

  1. Alice de Moraes Falleiro disse:

    HAHAHAHA!! Super me identifiquei com o post! To rindo muito, sério! Eu enjoava do cheiro da panela de ferro! Kkkkkk!! E sentia um cheiro do banheiro, que nao consigo descrever até hoje e somente eu sentia. Com o final do tratamento, passou! A minha família agradece. Hehehhee!!

  2. […] A parte boa é que, assim como o tratamento, eles PASSAM! Enquanto isso, vamos arranjando maneiras de penar menos com eles! Quer algumas dicas? Então dê uma olhada nesse post aqui! […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *