Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

29.nov.2016

8 receitas de água saborizada refrescantes e nutritivas

Por Nutri Fernanda Bortolon Nenhum comentário

O verão nem chegou e o calor já está aí! Nem preciso dizer que é super importante manter o corpo hidratado nos dias quentes, né? Para quem está em tratamento contra o câncer, então, a hidratação é fundamental – afinal, ela ajuda a eliminar toxinas da quimio e manter o corpo saudável!

Muita água e um bom ventilador para aguentar o verão!

Muita água e um bom ventilador para aguentar o verão!

 

Muitos pacientes têm alterações no paladar por causa das medicações – até a água, que era pra ser inodora, fica com aquele gosto de ferro característico! Por isso, hoje trago para vocês opções de águas saborizadas – que, além de ter um gostinho bom e serem mais fáceis de aceitar, hidratam o corpo e têm nutrientes!

 

 

 

1. LIMÃO, HORTELÃ E ERVA-DOCE 

* 01 limão cortado em rodelas (sugiro o siciliano, que é mais aromático);

* 2 raminhos de hortelã;

* 2 raminhos de erva-doce

* 1 litro de água;

* gelo.

Coloque tudo em um recipiente e amasse levemente. Despeje água, misture novamente e acrescente gelo. Vale deixar na geladeira por pelo menos uma hora antes de servir.

 

2. GENGIBRE, LARANJA KINKAN E CANELA

 

Essa exótica receita de água aromatizada é elaborada com gengibre, um termogênico natural que aumenta a temperatura corporal e estimula a queima de gordura, além de contribuir para aumentar a imunidade. A laranja kinkan é fonte de vitamina C e a canela atua como estimulante ao melhorar a ação do sistema imune.

* 1 litro de água;

* 4 rodelas de gengibre;

* 2 pedaços de canela em pau;

* 6 unidades de laranja kinkan.

Coloque a água em uma garrafa ou jarra de vidro e adicione os pedaços de gengibre, a canela e as laranjas cortadas ao meio. Deixe na geladeira por cerca de 4 horas e sirva.

3. ABACAXI E CHÁ VERDE

A água saborizada ganha um toque especial quando feita com chás. Esta receita combina o chá verde – rico em antioxidantes e cafeína, que ajuda a aumentar a disposição – com o abacaxi, fonte de enzimas com ação digestiva e anti-inflamatória. Ideal para refrescar nos dias mais quentes!

* casca de ½ abacaxi;

*  ½ abacaxi (cortado em cubos pequenos);

* 1,2 litro de água;

* 1 sachê de chá verde (ou o equivalente a 1 xícara de chá bem concentrado);

* 1 colher (chá) de mel.

A casca de abacaxi deve ser fervida em 1 litro de água, por aproximadamente 10 minutos, antes de ser cortada, batida e coada. Prepare o chá verde em 200ml de água quente e espere esfriar. Misture essas duas preparações somente quando ambas estiverem em temperatura ambiente. Em seguida, acrescente o abacaxi cortado e o adoce com o mel. Deixe na geladeira até estar bem geladinho!

 

4. MORANGO E HORTELÃ

Esta receita de água aromatizada oferece todos os benefícios do morango – como a presença de antocianinas, compostos antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres. O morango também é fonte de vitamina C, importante para fortalecer o sistema imune, retardar o envelhecimento e melhorar a saúde do coração. Já a hortelã estimula a digestão e tem propriedade sedativa leve.

* 1 litro de água;

* 5 morangos frescos;

* folhas de hortelã.

Coloque a água em uma jarra, adicione os morangos e a hortelã. Deixe na geladeira algumas horas e sirva gelado.

5. ESPECIARIAS

Para quem prefere uma opção não tão doce, a sugestão é escolher especiarias.

* 1 gengibre médio (do tamanho de um dedo, aproximadamente 15g);

* canela em pau;

* 1 litro de água filtrada;

* cravo-da-Índia.

Corte o gengibre em cubos e misture com a canela em pau e cravos da Índia. Deixe a jarra na geladeira por menos pelos uma hora antes de servir.

6. MORANGO E MANJERICÃO

Os morangos, como já falamos, são ricos em compostos antioxidantes e nutrientes que ajudam a combater o envelhecimento celular causado pela ação dos radicais livres. Já o manjericão dá um toque especial e aromático à bebida.

* 6 morangos cortados ao meio, na longitudinal;

* 10 folhas de manjericão fresco;

*  1 litro de água filtrada.

Acrescente os morangos e as folhas de manjericão no fundo de uma jarra e complete com água. Deixe na geladeira por algumas horas antes de consumir. Coe antes de beber e use a fruta em outras receitas.

7.  GOJI BERRY E MELANCIA 

 

Além de refrescar, esta receita de água aromatizada com goji berry e melancia oferece diversos benefícios à saúde. A goji berry é uma frutinha muito rica em vitamina C. A melancia apresenta ação diurética, que colabora para diminuir a retenção hídrica e a sensação de inchaço.

* 1 colher (sopa) de goji berry;

* 1 colher (sopa) de raspas da casca de laranja;

* 1 litro de água filtrada gelada;

* 1 xícara (chá) de melancia em cubos congelados (junte na hora de servir).

 

8. CARAMBOLA E CAPIM CIDREIRA

O capim cidreira possui propriedades calmantes e confere um sabor especial para essa receita de água aromatizada. Entre os ingredientes da preparação também está o anis estrelado, uma especiaria aromática que ajuda a melhorar o processo digestivo.

* 3 carambolas;

* 10 ramos de capim cidreira;

* 5 sementes de anis estrelado;

* 1 litro de água gelada.

Ponha as carambolas cortadas em estrelas, o capim cidreira e as sementes de anis estrelado no fundo de uma jarra, acrescente água filtrada até completar a jarra. Deixe a mistura descansar na geladeira no por algumas horas antes de servir.

Gostaram? Quero ver todo mundo bem hidratadinho nesses dias quentes, hein? 

 

Beijos e até semana que vem, 

 

Nutri Fernanda Bortolon

Fonte: Natue e Revista Donna

Voltar

Relacionados

  • Para ler: Minha lista de prioridades Leia Mais
  • A polêmica da carne – o que você precisa saber Leia Mais
  • Respiração Holotrópica – um método de autoconhecimento Leia Mais

COMPARTILHE


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *