Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

31.jan.2017

9 alimentos que são cheios de sódio – e você nem desconfia!

Por Nutri Fernanda Bortolon Nenhum comentário , , , , ,

Apesar de ser um mineral fundamental para o bom funcionamento do organismo humano, o excesso de sódio é extremamente nocivo à saúde.  Uma dieta rica em alimentos com muito sal pode levar o indivíduo a ter hipertensão, sobrecarregar os rins e aumentar o risco de infarto, além da retenção de líquidos.

O problema é que o sal não está apenas no saleiro – está também em alimentos que ingerimos diariamente e nem sequer imaginamos! Quer ver?

 

1. PEITO DE FRANGO

Fonte: Um como

 

Parece inofensivo, mas 115 g de peito de frango sem osso e sem pele pode conter de 40 mg a 330 mg de sódio, dependendo da quantidade de água salgada inserida no alimento (procedimento feito para torná-lo mais saboroso e suculento).

 

2. QUEIJO MOZZARELLA SEM GORDURA

Fonte: Vix (Thinkstock)

Muitas pessoas optam pelo queijo mozzarella sem gordura acreditando ser uma escolha light, mas uma porção desse queijo contabiliza 840 mg de sódio!

 

3. ATUM LIGHT ENLATADO EM ÁGUA

Fonte: Vix (Thinkstock)

Escolha de muitas pessoas que fazem dieta para emagrecer, o alimento apresenta 382 mg de sódio em 113 g (pouco menos de uma lata).

 

4. QUEIJO COTTAGE 1% DE GORDURA

Fonte: Vix (Thinkstock)

Apesar de pouco gorduroso, 115 g de queijo cottage tem 459 mg de sódio.

 

5. CEREAL MATINAL

Fonte: Vix (Thinkstock)

Alimentos doces também têm sódio. Vale a pena dar uma olhada nas informações nutricionais das diferentes marcas, já que elas variam bastante. O cereal de aveia Quaker, por exemplo, contém 260 mg de sódio por porção.

6. MOLHOS PRONTOS

Fonte: Vix (Thinkstock)

Uma porção de molho de tomate pronto pode conter mais de 400 mg de sódio, o mesmo que 2 colheres de sopa de molho para salada. Uma colher de sopa da maionese chega a conter 125 mg do componente, enquanto a mesma quantidade de ketchup apresenta 190 mg.

 

7. TEMPEROS PRONTOS

Fonte: Dicas de Nutricionista

Sabe aquela propaganda que dizia que colocar a comida tinha um gostinho especial porque era feita com amor? Pois é, na verdade esse “amor” é uma bomba de sódio! Veja só:

– Tempero pronto para arroz – tem 1645 mg de sódio para 1 colher de chá (5g);

– Caldo de carne – meio cubo (4,5g) tem 987 mg de sódio;

– Caldo de galinha – em 1/2 cubo (4,5 g) há 979 mg de sódio;

– Tempero pronto para feijão – uma colher de chá (5g) tem 935 mg de sódio.

Melhor preferir os temperos naturais feitos com ervas aromáticas e sal marinho, né?!

 

8. BOLACHA ÁGUA E SAL

Fonte: Thinkstock

Muitas pessoas acham que a bolachinha água e sal é inofensiva, quase saudável. Puro engano! Apesar de ter um gosto suave (e ser bem aceita pela maioria das pessoas nos dias em que o paladar está sensível), em 7 unidades (30g) bolacha água e sal tem 223 mg de sódio.

9. LEITE

Fonte: Minha Vida

Por incrível que pareça, tanto o leite integral quanto o leite desnatado são ricos em sódio: 130 mg em um copo (200 ml). O leite em pó também entra na lista: são 105 mg de sódio em 2 colheres de sopa (26 g).

 

Ou seja: reduzir o consumo de sódio não é apenas pegar leve na hora de virar o saleiro – é também escolher bem os alimentos industrializados que consumimos. Dê sempre preferência aos alimentos não industrializados, que não tem conservantes nem utilizam o sódio como método de conservação!

 

Abraços, 

 

Nutri Fernanda Bortolon 

 

Fonte: Vix e Saúde

Voltar

Relacionados

  • A polêmica da carne – o que você precisa saber Leia Mais
  • Respiração Holotrópica – um método de autoconhecimento Leia Mais
  • Projeto Camaleão lança financiamento coletivo para criação de sua sede Leia Mais

COMPARTILHE


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *