Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

17.jan.2017

Conheça os tipos de açúcar e suas diferenças

Por Nutri Fernanda Bortolon Nenhum comentário , , , ,

Atualmente fala-se muito em substituir os alimentos refinados por integrais – inclusive o açúcar. Mas você sabe realmente qual a diferença e entre os tipos de açúcar?

AÇÚCAR MASCAVO

O açúcar mascavo é o açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo da cana, minimamente processado e sem refinamento. É a melhor opção e a mais saudável – porém tem um sabor encorpado que não agrada a todo mundo.

AÇÚCAR DEMERARA

O açúcar demerara passa por um processo leve de refinamento – mas não recebe nenhum aditivo químico. Seus valores nutricionais são altos e parecidos com os do açúcar mascavo.

É uma opção interessante para quem quer melhorar a alimentação optando por um açúcar mais natural, mas estranha o sabor do açúcar mascavo.

AÇÚCAR CRISTAL

O açúcar cristal possui cristais grandes e transparentes, sendo encontrado também em cubos (mais difíceis de serem dissolvidos em água). O açúcar cristal passa por um refinamento que remove 90% dos seus nutrientes.

AÇÚCAR REFINADO

O açúcar refinado, também conhecido como açúcar branco, é o mais comum e o mais utilizado na culinária. Ele passa por um processo de refinamento e utiliza aditivos químicos – como o enxofre – para tornar o produto branquinho. Esse processo acaba eliminando os nutrientes presentes na cana, como vitaminas e mineiras – restando apenas calorias vazias, sem nada que alimente o corpo.

AÇÚCAR LIGHT

Esse açúcar surge da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, o ciclamato e a sacarina. Sua composição adoça quatro vezes mais do que o açúcar comum, tem menos calorias – porém possui mais aditivos químicos!

AÇÚCAR DE COCO

O açúcar de coco é obtido das flores da palma do coco. Esse açúcar tem coloração marrom e sabor similar ao açúcar mascavo. Pode substituir os demais açúcares na preparação de alimentos. Tem poucas calorias, apresentando baixo índice glicêmico – se comparado aos outros tipos de açúcar. Possui quantidades elevadas de potássio, magnésio, ferro, zinco e vitaminas do complexo B.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os tipos de açúcar, cabe a você escolher o que prefere: adoçar sua vida com vitaminas e minerais, ou ingerir apenas calorias vazias!

Até mais, pessoal!

Nutri Fernanda Bortolon

Fonte das informações: Bem Estar Natural

Voltar

Relacionados

  • A polêmica da carne – o que você precisa saber Leia Mais
  • Respiração Holotrópica – um método de autoconhecimento Leia Mais
  • Projeto Camaleão lança financiamento coletivo para criação de sua sede Leia Mais

COMPARTILHE


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *