Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

06.dez.2016

Alimentos funcionais – saiba onde encontrá-los

Por Nutri Fernanda Bortolon Nenhum comentário

Muito se fala sobre alimentos funcionais e seus benefícios no combate ao câncer – mas você sabe onde encontrá-los?

 

Alimentos funcionais são alimentos que produzem efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas.

É necessário que seu consumo seja regular para que seus benefícios sejam alcançados. Portanto, deve-se utilizar mais vegetais, frutas, cereais integrais na alimentação regular, já que grande parte dos componentes ativos estudados se encontra nesses alimentos. Confira abaixo os principais compostos funcionais:

 

ISOFLAVONAS
Possuem ação estrogênica (reduz sintomas menopausa) e anticâncer . Ex: Soja, feijões, ervilha e derivados. Mas atenção: se você teve diagnóstico de câncer de mama, converse com seu médico sobre a ingestão de soja.

CATEQUINAS
Reduzem a incidência de certos tipos de câncer, reduzem o colesterol e estimulam o sistema imunológico. Ex: Chá verde, cerejas, amoras, framboesas, mirtilo, uva roxa, vinho tinto.

Chá verde na veia!

Chá verde na veia!

LICOPENO

Antioxidante, reduz níveis de colesterol e o risco de certos tipos de câncer como de próstata. Esta substancia evita que os hormônios propiciadores de câncer se liguem as células normais e assim inibe a ação das enzimas responsáveis pela metástase cancerosa. Ex: Tomate e derivados, goiaba vermelha, pimentão vermelho, melancia.

INDÓIS E ISOTIOCIANATOS

Apesar do nome difícil, são indutores de enzimas protetoras contra o câncer, principalmente de mama. Ex: Couve flor, repolho, brócolis, couve de Bruxelas, rabanete, mostarda.

FLAVONOIDES
Têm atividade anticâncer, vasodilatadora, anti-inflamatória e antioxidante. Ex: Soja, frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra, cereja, demais alimentos de coloração vermelho-alaranjada e arroxeada.

Tomate - um super alimento!

Tomate – um super alimento!

 

FIBRAS SOLÚVEIS E INSOLÚVEIS

Reduzem risco de câncer de cólon e melhora o funcionamento intestinal. As fibras solúveis podem ajudar no controle da glicemia e no tratamento da obesidade, por proporcionarem aumento da saciedade. Ex: Cereais integrais como aveia, centeio, cevada e farelo de trigo; leguminosas como soja, feijão, lentilha e ervilha; hortaliças com talos e frutas com casca.

SULFETOS ALÍLICOS

Reduzem colesterol, pressão sanguínea, melhoram o sistema imunológico e reduzem risco de câncer gástrico. Ex: Alho e cebola.

LIGNANAS

Ajudam na inibição de tumores hormônio-dependentes. Ex: Linhaça, noz moscada.

CAROTENOIDES

Possuem ação protetora contra o câncer, protegendo o DNA contra a oxidação, sendo que os possíveis mecanismos de proteção anti-tumoral são por intermédio do sequestro de radicais livres, modulação do metabolismo do carcinoma, inibição da proliferação celular, aumento da diferenciação celular via retinoides, estimulação da comunicação entre as células e aumento da resposta imune. Ex: Tomate, abóbora, pimentão, laranja e outros alimentos com pigmentação amarela, laranja ou vermelha.

Romance funcional – que tal?!

 

Vamos começar a consumir mais vezes esses alimentos ? Lembre-se dessas maravilhosas propriedades funcionais na hora de escolher quais alimentos farão parte dos seus pratos!

Abraços,

Nutri Fernanda Bortolon

Voltar

Relacionados

  • Touca gelada reduz queda de cabelo em pacientes com câncer Leia Mais
  • Problema de memória? Você pode estar com “chemo brain” Leia Mais
  • Estamos de volta! Leia Mais

COMPARTILHE


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *