Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

30.jan.2017

Aprendendo bordado empoderado

Por Luci 1 Comentário , , , , , ,

Se você acha que bordar é aquela coisa antiga e chata de vovózinha, tá na hora de você rever seus conceitos.

 

O “bordado empoderado” é uma aula criada pela gaúcha Bruna Antunes, onde as alunas aprendem técnicas de bordado livre para produzir bordados com frases e símbolos de empoderamento.

Dá uma olhada no Facebook e no Instagram do curso pra ver alguns dos quadrinhos criados pela profe e por participantes das aulas. Olha também o insta da Nectarina Bordados, que é um coletivo de bordado do qual Bruna faz parte.

No início da aula, Bruna entregou o kit de materiais pra gente, o qual incluía: 1 bastidor pequeno, 1 pedaço de algodão cru, 1 linha da marca Anchor e agulha. Aí, a profe começou falando o básico: ensinando nomes de tecidos, agulhas e como cortar linhas antes de chegar nos pontos.

 

A profe colocou varios livrinhos a disposição pra gente se inspirar e decidir qual desenho queríamos no nosso quadrinho. Dos livros que lembro, tinha o “Jardim Secreto” (aquele livrinho de colorir pra adultos), um caderninho com frases de empoderamento feminino (tipo, “meu corpo, minhas regras”, “respeita as mina”, “juntas somos mais fortes”, etc) e um livro que era cheio de desenhos de gatinhos. Quando folheei as paginas e descobri estes gatinhos mascarados, pirei! Achei uma fofura tão grande, e meu desenho já estava escolhido.

Usando um lápis macio (4B ou mais macio), copiei o desenho da gata e comecei a bordar!

 

A aula durou 4 horas – e ao final, meu bordado já estava assim!

 

Acabei concluindo meu quadrinho bordando vários pontos franceses (um dos pontos que aprendemos na aula) como padrão de fundo. O meu quadrinho foi chamado de “gata bandida” por um amigo, mas, na verdade, quando eu criei a imagem eu estava pensando em “a super gata e sua assistante rata”, tipo “a Batman e a Robin”, versão gata e rata.

Meu resultado final!

Você pode se perguntar o que tem empoderado em uma gata mascarada e uma rata. Na verdade, acho que a aula “bordado empoderado” quer despertar na gente é essa valorização do nosso lado criativo. Criar é empoderar-se! Não importa se é uma imagem fofa que aquece seu coração, ou uma frase empoderadora como esta que a Flavi bordou na aula:

 

Empolgada com o bordado, após o curso a Flavi começou a criar este outro quadrinho:

Além de ser divertido, bordar é um ótimo passatempo para os dias de repouso ou para quando você tem que aguardar alguma consulta ou exame! Então, tá animado pra começar a bordar também?

Aqui no Além do Cabelo a gente acha que as melhores conversas acontecem depois da publicação dos posts e nos divertimos bastante com os comentários. Então, por favor, escreva aí embaixo!

Até o próximo post!
Beijos,
Luci
Fotos: acervo próprio, Bordado Empoderado, Flamingo WTF, Nectarina Bordados.

Voltar

Relacionados

  • A polêmica da carne – o que você precisa saber Leia Mais
  • Respiração Holotrópica – um método de autoconhecimento Leia Mais
  • Projeto Camaleão lança financiamento coletivo para criação de sua sede Leia Mais

COMPARTILHE


Uma resposta para “Aprendendo bordado empoderado”

  1. Bruna Antunes disse:

    Oi Luci <3
    Adorei o texto sobre o curso e a nossa aula. Fico feliz que estejam bordando muito!
    Espero vocês em turmas futuras.
    Beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *