Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

13.fev.2015

Arteterapia: conheça o Grupo OncoArte

Por Vivi Nenhum comentário , , , , , , ,

Cada vez mais as terapias complementares estão sendo utilizadas como aliadas ao tratamento do câncer! Expressar nossas emoções, seja através da fala, escrita ou arte, traz benefícios para a saúde física, mental e espiritual, fazendo com que se torne mais leve enfrentar todas as fases  pós diagnóstico!

 

São tantas mudanças de humor, né…

 

Por isto vim contar um pouquinho da história de um grupo de mulheres que encontrou na dança a força para encarar a doença: o Grupo OncoArte.

 

Formado por pacientes e ex pacientes oncológicas, coordenado pela fisioterapeuta Iara Rodrigues, desde 2007, o grupo tem como missão transmitir uma mensagem de encorajamento, solidariedade, otimismo e conquistas frente a uma patologia tão perturbadora.

 

 

 

Em 2010, durante meu tratamento contra o câncer de mama, tive a felicidade de fazer parte deste grupo de mulheres, queridas amigas do peito – literalmente! Além do câncer, decidi entrar para encarar um outro desafio constante na minha vida: minha timidez! 

E consegui vencê-la! Dancei, fui atriz em peças de teatros! Superei meus limites, dançar despertou uma Vivi que eu ainda não conhecia!

 

 

No grupo OncoArte, nós dividíamos, muito além da experiência do câncer, momentos de alegria, de emoção,de amizade, de conforto! Lá, conheci pessoas que me mostraram os valores fundamentais da vida.

 

Dia de apresentação da peça Tocando a vida

 

 

Olhem eu de cabeça raspada – e ainda me livrando do corticoide no corpinho!

Quando voltei à rotina, trabalho e aula, tive que deixar o grupo – não consegui cumprir com os compromissos de ensaios e apresentações. É uma pena eu não ter tempo para participar, mas acompanho sempre que posso esse trabalho incrível do Grupo OncoArte, e tenho muito carinho por cada uma dessas mulheres fortes!

 

 

A arteterapia, assim como, outras terapias complementares, que estimulam a expressão dos sentimentos e a criatividade, contribui para que a gente se reorganize internamente.Resgatamos a confiança, a autoestima, a felicidade de viver – sentimento que libera serotonina, responsável por atuar no nosso humor, bem estar e no sistema imunológico! Ou seja: fazer arte ajuda nosso corpo a se recuperar do tratamento e combater o câncer!

Quer saber mais sobre o Grupo OncoArte? Então clique aqui.

Hoje deixo um beijinho para meninas do grupo, em especial, à Iara!

Até mais!

Vivi

 

 

Voltar

Relacionados

  • Touca gelada reduz queda de cabelo em pacientes com câncer Leia Mais
  • Problema de memória? Você pode estar com “chemo brain” Leia Mais
  • Para ler: Minha lista de prioridades Leia Mais

COMPARTILHE


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *