Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

14.ago.2013

blergh

Por Flavia Maoli 17 Comentários , , , , , , , , ,

Durante a quimio, existem dias em que tudo – TUDO – nos causa enjoo! Algumas pessoas são mais sensíveis, e têm bastante náusea e vômito, principalmente nos dias logo após a quimio. Outras não chegam a vomitar, mas ficam completamente enjoadas, com nojo de tudo e de todos. São dias difíceis, nos tornamos pessoas bem chatinhas, é como estar em uma ressaca constante! Mas imaginem: é uma ressaca mesmo! Usamos várias drogas super pesadas, que mexem no corpo todo, tão fortes que são capazes de matar diversos tumores!!! É quase impossível não sentir nada depois né, não há ENGOV que salve!!! Mas nem tudo está perdido, há algumas maneiras de evitar – ou pelo menos diminuir – esses efeitos colaterais que nos deixam tão BLERGH.

Quimio é tipo tomar o porre que esse cara deve ter tomado - só que só a parte da ressaca!

Quimio é tipo a ressaca que esse sujeito deve ter tido no dia seguinte!

1. RECADO AOS AMIGOS E FAMILIARES

Pra quem está acompanhando alguém durante o tratamento, isso pode parecer exagerado, até besteira, mas não é! Deve ser difícil mesmo de entender, mas é importante respeitar e aceitar que as náuseas podem acontecer. Às vezes, estamos morrendo de fome, mas quando olhamos pra comida a fome não só passa, como o enjoo vem! Eu aconselho aos acompanhantes terem paciência, respirarem fundo e rezarem por dias melhores!!!

2. VOSSA MAJESTADE, O ESTÔMAGO!

Nos dias após a quimio, evite comidas muito temperadas ou que tenham sabor ou cheiro forte. Esse não é o momento ideal para comer feijoada com linguicinha e alho! Pense realmente que se trata de uma ressaca: procure alimentos leves, que contenham bastante água e sabor suave. Maçã, abobrinha, pepino, melão, melancia, purê de batata, sopinhas… Respeite seu estômago, não queira vê-lo revoltado contra você!

"Eu não devia ter comido tanto peixe..."

“Isso que dá comer tanto peixe cru…”

3. SUSPENDA O USO DE PRODUTOS COM PERFUME

Shampoo, desodorante, cremes hidratantes… até o amaciante de roupa pode causar enjoo! Prefira produtos sem perfume, ou que pelo menos tenham perfume suave. Aos poucos a gente vai aprendendo quais odores nos embrulham o estômago, mas alguns são meio óbvios, então suspenda o uso como prevenção. Às vezes, pessoas próximas usam perfumes que nos causam náusea – e aí precisamos ter jeitinho pra falar pra pessoa “Eu te amo, mas por favor pára de feder a perfume!”. Algumas pessoas se ofendem, então pra evitar brigas, aconselho aos familiares e amigos a se ligarem nesse detalhe antes – lembre-se que, em caso de vômito, existe uma grande chance de você ter que ajudar a limpar!

Se não quiser ajudar a segurar o cabelo (ou a peruca), melhor maneirar no perfume!

Se não quiser ajudar a segurar o cabelo (ou a peruca), melhor maneirar no perfume!

3. PREVENIR É MELHOR DO QUE… BLERGH

Prevenir enjoos e náuseas é mil vezes melhor do que remediá-los! Pergunte ao seu médico que medicamentos ele indica no seu caso. Vale a pena começar a tomá-los antes de ter o primeiro enjoo pois, uma vez estabelecido, não é fácil melhorar dele! Em geral, os dias mais críticos são os que seguem após a quimio, e conforme o tempo passa, o corpo vai se recuperando e tudo volta ao normal.

4. BEBEU ÁGUA? NÃO. TÁ COM SEDE? BLERGH

Que beber água é fundamental, todo mundo já sabe – apesar de nem todo mundo beber! Durante a quimio, então, nem se fala! A água ajuda o corpo a eliminar as toxinas da quimio, que são as maiores culpadas pelos enjoos e náuseas! Além disso, ela hidrata e protege os órgãos, principalmente os rins e o fígado, que sofrem muito com o tratamento! Lembra aquela comunidade do orkut “meu fígado é totalflex?” – pois é, ele sofria nas bebedeiras, durante a quimio não é diferente! Então, dá-lhe água pro corpinho!

Beba água, nem que seja aos pouquinhos!!!

5. RESPIIIIIIIIIRE…INSPIIIIIIIRE

Na última quimio que fiz, tive muiiiiiita náusea – mas felizmente, não vomitei! Tenho até orgulho de dizer que, em dezoito sessões de quimio e vinte de radio, não vomitei nenhuma vez!!!! Até hoje, a única droga capaz de me derrubar foi vinho do porto com cerveja (não tentem isso em casa!). Enfim, nessa última vez, eu estava muito enjoada, ficava o dia todo sem conseguir melhorar, tomando remédio. Aí fui consultar com meu fisioterapeuta, e ele me indicou um exercício bem simples: escolher um lugar calmo, deitar e ficar respirando. Simples assim! Faça uma respiração profunda, bem devagar, prestando atenção no ar entrando e saindo do corpo. Pra quem já está acostumado a meditar, é um exercício muito básico! Acalma a cabeça, oxigena o corpo, ajuda a relaxar e funciona que é uma maravilha pra combater os enjoos!

Depois do "foda-se", esse é meu mantra favorito!

Depois do “foda-se”, esse é meu mantra favorito!

6. FALANDO EM FISIOTERAPEUTA… 

Consulte com um! Muitos hospitais e clínicas possuem serviço de fisioterapia para pacientes oncológicos – e o serviço não se limita a reabilitação física! Os profissionais usam diversos aparelhos que podem ajudar a combater os enjoos, diminuem dores, desfazem contraturas musculares. Informe-se sobre esses serviços, vale a pena testar!

7. CHÁ DE GENGIBRE: O VERDADEIRO DIABO VERDE

Um remédio natural muito eficiente é o chá de gengibre!! Ele funciona tanto para prevenir os enjoos, quanto para “colocar a casa em ordem” depois que as náuseas começam. É bem simples: basta pegar um pedacinho da raiz, descascar e ralar dentro de uma chaleira com água. Deixe a água ferver, com o gengibre ralado dentro. Cuidado para não fazer um chá desentupidor turbo – o gengibre tem um sabor bem forte, não precisa colocar muito! Além disso, o gengibre é um dos melhores alimentos para aumentar a imunidade, vale a pena tomar seu chá não apenas nos dias de enjoo, mas durante todo o tratamento.

ADC ress 9

. Quer mandar uma dúvida ou sugestão? Escreva para alemdocabelo@gmail.com, vou adorar responder!

– Curta a página no facebook: https://www.facebook.com/alemdocabelo

Voltar

Relacionados

  • Problema de memória? Você pode estar com “chemo brain” Leia Mais
  • A polêmica da carne – o que você precisa saber Leia Mais
  • Respiração Holotrópica – um método de autoconhecimento Leia Mais

COMPARTILHE


17 respostas para “blergh”

  1. privshodgkinc disse:

    Realmente Flávia,
    A pior coisa que existe é esse enjoo. Na verdade, no meu caso eu acabei criando um “enjoo premeditado” por conta da minha ansiedade. Ou seja, sobro de enjoo antes, durante E depois da quimio e nesse caso nem sempre o bom e velho nausedron funciona 🙁
    Vou testar isso de respiração, estava até pensando em começar um yoga ou pilates pra aprender a respirar corretamente e conseguir me acalmar.
    Outra coisa que vou tentar é o chá de gengibre. Não gosto muito de chá, mas vai que eu consigo, né? 😀

    Beeeijos,
    Priscila Veiga

    • alemdocabelo alemdocabelo disse:

      Oi, Priscila!!

      Vale a pena testar essa da respiração! Além de respirar, dá pra fazer o mesmo exercício aproveitando pra “viajar”, ficar imaginando que você está em Paris, no Egito, conversando com o Papa, cavalgando um unicórnio, sei lá! Hehehehe É bom pensar em coisas boas e ficar quietinha, dormir também ajuda. Yoga vai te ajudar muiiiiiito com isso da ansiedade, te aconselho a tentar!!! Pilates é muito legal como exercício, mas não sei se em relação a ansiedade (e ao enjoo) vai fazer muita diferença… é legal também procurar um fisio que entenda de oncologia, dá pra fazer acupuntura e laser para acabar com o desconforto! Depois me conta se funcionou, ou se você descobriu outra maneira que eu não tenha citado aqui!!!

      Beijoss

  2. Hélio Cunha Nogueira disse:

    Minha querida por tua coragem em expor-se e relatar tôdas as “batalhas” pelas quais esta passando eu já te considero MAIS
    QUE VENCEDORA, força guerreira, estarei sempre orando por
    você!

  3. enni disse:

    Olá
    Estou na terceira quimio e não vomitei graças acredito a capsulas de gengibre manipulada 2 de 50 mlg. tomo tomo 3 dias antes da quimio, durante, e 2 dias depois. até agora está dando certo.
    Sinto muita fraqueza e cansaço.

  4. Vanessa disse:

    uuuuuu… Vou tomar chá de gengibre então agora… nem sabia que ele era bom pra imunidade =D! bjuuuuuuuuuuu

  5. […] para enjoo, água e chás. Respeitar o horário dos remédios ajudará a encurtar os momentos blergh do […]

  6. Gessika disse:

    Parabéns pela sua atitude, vc não pensou só em vc, está judando muita gente, vou fazer meu exame amanhã para saber se tenho cancer nos seios, depois de ter lido seu blogue eu não estou mais tão triste,estou confiante que vai dar tudo certo.

  7. Barbara disse:

    Obrigada por ser sempre tão querida, e passar as informações necessárias tanto para quem esta em tratamento quanto pra nós familiares. Beijosss

  8. Taísa Dias disse:

    muito boa as dicas tenho enjoos terríveis, e vômitos também… como te disse no email, minhas quimios vermelhas já terminaram dizem que as brancas ñ fazem tanto estrago assim espero….
    bjs

  9. ariane disse:

    simplesmente perfeitooo eu me sinto bem assim!obrigada pelas dicas!

  10. Jaqueline disse:

    Gostei muito das dicas.Minha mãe começou fazer quimio estamos um pouco perdidos,procurando informações.Eu creio que tudo vai dá certo.Parabéns pelo blog!!

  11. Emília disse:

    Olá! Fiz minha primeira sessão em 27 de Dezembro e estava ansiosa. Desde então tenho passado bastante bem, sem enjôos nem vómitos, sem alterações a nível de intestino, estômago ou apetite e paladar. Sei que ainda é cedo e é melhor pensar que com certeza não será sempre assim. Mas para já vou aproveitando a boa disposição.
    Beijos de coragem

  12. Samantha disse:

    No meu caso, nas 4 primeiras quimios (vermelha), não teve remédio que desse jeito nos enjoos e vômitos, até a água eu vomitava, não conseguia segurar nada no estômago, foi horrível, agora estou na branca e ela não me dá muito enjoo!

  13. Wladja disse:

    Uma coisa que me deixa muuuito enjoada é o creme dental…. É um sacrifício escovar os dentes nos dias logo após a quimio! O gengibre me ajuda bastante a diminuir o enjoo.

  14. Andrea disse:

    Estou com cancer de mama, hoje fiz minha primeira quimioterapia. Faz 8 horas e ja estou me sentindo muito enjoada e com dores musculares. Sem contar o medo de tudo que vi que vai acontecer nesse longo periodo de tratamento e sofrendo muito com a inevitavel queda de cabelo que devera acontecer nos proximos 20 dias. Estou vendo as dicas e vou tentar todas elas. Adorei o blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *