Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

08.out.2013

(BOLHA NEWS) dia zero

Por Flavia Maoli 14 Comentários , , , , , , , ,

Pessoal, esse é meu primeiro post com minha medula nova – QUE EMOÇÃO!!!  Hoje foi o dia do transplante, o dia em que recebi de volta minhas células coletadas semana passada, o famoso DIA ZERO.

Ontem terminei as quimios – foram 6 dias no total. Ao contrário do que eu pensava antes de internar, as quimios pré transplante não duraram 24 horas por dia – a maioria dos dias durou 4 horas, sendo que no último dia, recebi a medicação em apenas 30 minutos! Apesar disso, desde que coloquei o cateter no pescoço, fico o tempo todo recebendo soro, então preciso me deslocar com um carrinho – o famoso Cachorrinho. Enfim, fiquei bem nauseada com as quimios mas, para meu orgulho, NÃO VOMITEI!!! Fiz vinte e seis aplicações de quimioterapia na vida, e não vomitei nenhuma vez!! Guinness Book, estou pronta!!!

Hoje acordei, aproveitei meu café da manhã delícia com presunto e queijo (depois do transplante, não recebo mais presunto, só queijo quente!) e recebi as últimas orientações sobre o transplante. Ah, também aproveitei para tomar um looooooooooongo banho, porque de hoje até a alta, só tomarei banho de caneca!!!! Banho de chuveiro fica proibido pós-transplante porque eles me odeiam e querem me ver feder o vapor do chuveiro faz proliferar sei lá qual fungo que pode infiltrar pro pulmão! Que loucura, né? Ainda bem que não posso receber visitas!!!!

Apesar de as visitas serem vetadas, sempre terei um familiar junto comigo no quarto. A equipe pede a presença de um acompanhante (que pode variar a cada 12 horas) para ajudar o transplantado a realizar as tarefas mais simples, reduzindo ao máximo as entradas da equipe no quarto. Isso ajuda a diminuir as chances de contaminação e torna o processo de recuperação mais seguro. Hoje, quem acompanhou o transplante e vai dormir aqui é minha irmã do meio, Paula. Temos baralho, computador, tablet, celular e um livro pra cada uma – acho que sobreviveremos ao Big Brother!

Continuando, depois do banho, posicionei a câmera no tripé, deitei na cama e já comecei a receber as medicações pré-transplante. Ainda não passei as fotos da câmera pro computador, então depois faço um post só mostrando como funciona o transplante. Ao contrário do que muitos pensam, o transplante não é uma cirurgia, é uma infusão de sangue. Existem casos em que se faz a coleta das células diretamente da medula – mas é mais complicado e arriscado, não foi o meu caso. Pra mim, vieram sete bolsinhas com as células que coletamos, sendo que usei apenas quatro – três ficarão congeladas por dois anos, caso eu precise delas! Acho que não falei aqui, mas minha coleta de células foi tão boa, que não só consegui o número necessário com apenas uma coleta, como sobrou um monte! Pena que eu não posso doar para ninguém esse material, mas pelo menos tenho uma reservinha pro futuro, que espero não usar nunca!

Enfim, depois conto com mais calma sobre como é o transplante em si, mas posso garantir que é bem mais simples do que parece! A coisa mais incômoda, pra mim, foi  cheiro que invadiu o quarto durante a infusão! Há quem diga que parece cheiro de ketchup, a enfermeira acha que é cheiro de suco Dell Valle de manga… Eu senti mais um cheiro de milho em conserva, daqueles de latinha, sabe? Fiquei sentindo o cheiro por um tempão, e depois comecei a sentir o gosto na boca também – e, bizarramente, me deu muita vontade de comer milho!!! O transplante foi feito no próprio quarto, e deve ter durado uma hora, mais ou menos. Foi super tranquilo, estava uma super equipe aqui, incluindo meu oncologista e minha irmã. Depois de terminado o transplante, quando levantei para fazer xixi, aí sim senti náusea, e acabei vomitando pela primeira vez! Aliviada, deitei na cama e dormi o resto da tarde. Acordei bem disposta, fiz um lanche e cá estou escrevendo!

Hoje acordei entre a fase dois e a fase três, e vou dormir já na fase quatro, a FASE DA PEGA! Agora é só esperar a medula começar a trabalhar sozinha (o que, aqui no TMO, se chama “pega da medula”). Isso deve demorar de 10 a 20 dias, variando de pessoa para pessoa. A última menina que esteve nesse quarto, saiu 12 dias depois do transplante, então estou bem animada! É claro que preciso ter o máximo de cuidados, me alimentar o melhor possível, dormir bastante, para me recuperar o quanto antes. As maiores queixar pós transplante são as mucosites (o famoso sapinho), febre e diarreia. Isso porque, nos próximos dias, minha imunidade vai chegar próximo a zerar, então o coitado do corpo fica em alerta, tentando se recuperar! Mais uma vez, é preciso ver todas essas chatices como parte do processo de cura! Logo, logo, o corpo se coordena, a medula pega e tudo volta ao normal!!!

Só mais alguns efeitos colaterais e estarei de volta!

Bom, vou dormir novamente! Se estiver bem amanhã, vou retomar as atividades do blog!  Nos próximos dias, pretendo colocar em ordem os e mails e as mensagens pendentes! Ainda estou assimilando isso de ter uma medula novinha, do que o dia de hoje significa na minha vida, é muita novidade! Aos poucos a ficha vai caindo, aí quero falar mais sobre isso aqui no blog. Por enquanto é isso, pessoal!

.

.

.

. Quer mandar uma dúvida ou sugestão? Escreva para alemdocabelo@gmail.com, vou adorar responder!

– Curta a página no facebook: https://www.facebook.com/alemdocabelo

– Fonte das imagens: Tumblr

Voltar

Relacionados

COMPARTILHE


14 respostas para “(BOLHA NEWS) dia zero”

  1. Renata S disse:

    Oi querida, ótimas notícias hein! Vai “pegar” bem certinho sim!
    Te amo Bj

  2. Gabi (naba) disse:

    Nabinha!!!! o/ dia 8 de outubro novo aniversário! Agora tu é libriana como eu, haha se fu! hahahaha
    Smelly naba, smelly naba, eles nao te deixam receber visita pq tu nao pode tomar banho saca? hahaha ja tomei varios banhos de caneca! sorte que não ta frio né? 🙂
    Enfim, descansa bastante, e saí daí logo! 🙂
    Beijoca!

  3. disse:

    Flavinha!! Que bom ter notícias! Espero que tudo continue dando supercerto como já esta sendo!! Descansa bastante que tu vai poder sair logo!! Beijao

  4. Lilian disse:

    Ebaaaa, fiquei mto feliz por vc já ter passado pelo transplante!!! To de longe, em Uberlândia-MG, torcendo mtãaaao por vc!
    bjoo!

  5. Frederico disse:

    Parabéns Flávia!!! Tudo de bom, mereces!!!

  6. Tay disse:

    Oi!
    Nunca vim comentar aqui, tomei coragem hoje pra dizer que fiquei feliz com o transplante e você estar bem!
    Queria saber o que mudou sobre sua visão da vida em geral depois da doença :/
    Sai logo e não vai precisar dessas bolsas não, hein!

    Beijos

  7. Sandra Pacheco disse:

    Te cuida, ficamos daqui torcendo por voce e aguardando novas e boas noticias! Beijos

  8. aritana gomes disse:

    Parabéns,seu proguesso está sendo ótimo,a cada dia vc me surpreende!!!Obrigada por me manter informada do seu quadro clinico,espero q as quimio,depois de tudo isso,te faça um bem danado.Abraços!

  9. Bom dia Flávia.
    Que bom que tudo está correndo bem… Deus está junto a ti garantindo que os médicos sejam seus instrumentos no seu processo de cura. Estou internado também fazendo as sessões de resgate, me preparando para começar o TMO. Estou de olho no seu progresso. Tenho a certeza que logo você terá todo esse período como uma lembrança, não uma simples recordação, mas sim uma parte importante da história da sua vida.
    Estou torcendo e orando pela sua recuperação.
    Beijo no coração.

  10. Luciana prima disse:

    Da-lhe Flavinha!!! com este ritmo de noticias boas, a “pega” vem logo!!!! acho que vou ate começar a pensar no meu modelito pra tua festa de aniversario!!!!EEEEE!!!!!!vai ter festa!!!! bjs amadinha!!!!

  11. Hélio Cunha Nogueira disse:

    Flávia, Glória à Deus, continuo orando pela cura total na certeza que
    você já ganhou essa batalha!
    Força guerreira.
    Tenho acompanhado teu blogue e divulgado entre amigos desde
    Lisboa( brazuca morando em Portugal )
    Abraço carinhoso

  12. Bruna disse:

    Oi Flávia! Poxa, andei meio alheia à internet nos últimos dias e só li o post do D0 hoje. Então, te desejo um D+1 ótimo! Rsrs
    Muita força, e resiliência! Logo logo você já vai estar em remissão, vivendo a vida intensamente, como ela merece ser vivida!
    Todas as melhores energias do mundo pra você! Um beijão

  13. Aline Leal disse:

    Atualizando as leituras dos últimos posts hoje, espero que esteja tudo certo aí!

  14. JURACI disse:

    FELICIDADES FORÇA ESTOU TORCENDO POR VC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *