Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

05.fev.2014

chá da semana | graviola

Por Flavia Maoli Nenhum comentário , , , , , , , , , , , , , , , ,

A partir de hoje, toda quarta-feira teremos uma dica de chá aqui no blog!

 

Hum, me gusta!

Apesar de muitos acharem que chá é só uma água com gostinho, os chás têm propriedades que podem interferir – e melhorar – no funcionamento do corpo. Tem chá que acelera o metabolismo, tem chá que diminui a pressão, tem chá que faz milagre, chá de banco…e por aí vai!

Tem o chá de sumiço também, muito usado quando a gente quer fugir de alguém!

 

Atenção: se você está em tratamento, SEMPRE pergunte ao seu oncologista se você pode beber tal tipo de chá. Existem alguns chás que podem interagir com quimioterápicos e afetar o funcionamentos destes: consulte seu oncologista!!!

 

CHÁ DA SEMANA | CHÁ DE GRAVIOLA

 

Olha que bonitinha!

Olha que bonitinha!

A graviola (Annona muricata L.) é um fruto originário das Antilhas, que se adaptou muito bem ao solo do norte e nordeste do Brasil. Seu fruto é bastante saboroso, podendo ser comido ou transformado em suco, enquanto que suas folhas podem ser usadas para fazer chás.

Os gringos tomam Graviola Tea. Aqui no sul é raro encontrar a fruta, mas as folhas pra fazer chá são mais comuns! Encontra-se no Mercado Público e em lojas de produtos naturais.

Os gringos tomam Graviola Tea. Aqui no sul é raro encontrar a fruta, mas as folhas pra fazer chá são mais comuns! Encontra-se no Mercado Público e em lojas de produtos naturais.

O chá de graviola é super anti inflamatório e adstringente, e por isso, tem propriedades anticancerígenas (já que o câncer se origina de e produz inflamações). Ao contrário de boatos que circulam na internet, ainda não foi provado que a graviola consiga – sozinha – combater o câncer, mas sabe-se que tanto a fruta quanto o chá têm propriedades que podem ajudar a combater a doença. Para quem está buscando uma dieta anticâncer, a graviola é um dos itens que deve entrar na lista de compras! 

 

 O chá de graviola é indicado para: baixar o colesterol, controlar a diabetes, auxilia no tratamento de inflamações, tratamento da asma e da bronquite, problemas intestinais, gripe.

 

O chá de graviola NÃO é indicado para quem tem pressão baixa (pois ele deixa a pressão mais baixa ainda!). Também não é indicado para grávidas e lactantes, àqueles que estejam com caxumba ou pessoas com ferimentos na boca e aftas (pois é uma bebida ácida e pode provocar dor).

graviola-tea

 

 Modo de preparo do chá: Selecione seis folhas da graviola e ponha em um recipiente de vidro que comporte um litro de água. Ferva a água em uma chaleira e deposite no recipiente com as folhas, abafando para que fique em infusão por 15 minutos. Coe as folhas e beba o chá – pode ser servido quente ou gelado.  Se quiser adoçar, adicione uma colher de mel à mistura.

Você pode tomar até três xícaras de chá de graviola por dia. Não guarde o chá para o dia seguinte, pois os chás perdem suas propriedades em algumas horas.

 

OBS: Se você estiver com a imunidade baixa (neutropenia), o ideal é sempre colocar as folhas pra ferver junto com a água – já que as folhas não vêm lavadas. Nesse caso, coloque a mesma quantidade de folhas e água para ferver em uma leiteira e tampe até a água ferver. Coe e beba o chá – pode ser servido quente ou gelado. 

 

Pra quem gosta de chás fortes, pode-se adicionar umas lasquinhas de gengibre ou limão – além de ficar ainda MAIS anti inflamatório, o sabor fica uma delicia! 

 

.

.

.

. Quer mandar uma dúvida ou sugestão? Escreva para alemdocabelo@gmail.com, vou adorar responder!

– Curta a página no facebook: https://www.facebook.com/alemdocabelo

– Fonte das Imagens: Google e Tumblr

 

 

 

Voltar

Relacionados

  • Problema de memória? Você pode estar com “chemo brain” Leia Mais
  • A polêmica da carne – o que você precisa saber Leia Mais
  • Respiração Holotrópica – um método de autoconhecimento Leia Mais

COMPARTILHE


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *