Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

09.ago.2018

Como cuidar da pele durante o tratamento

Por Flavia Maoli Nenhum comentário

Um dos órgãos mais afetados pelo tratamento contra o câncer com certeza é a pele! É muito comum o paciente sentir a pele vermelha, irritada, ressecada…Seja na quimioterapia ou na radioterapia, a pele do paciente pode sofrer alguns efeitos colaterais. Não são todos os tratamentos que apresentam esses efeitos e não são todos os pacientes que desenvolvem sintomas, mas de modo geral, é possível que aconteça. Mas calma! Hoje em dia, felizmente, existem produtos especialmente desenvolvidos para quem enfrenta o câncer, que podem nos ajudar a passar por essa fase de uma maneira mais saudável e menos dolorida!

Um dos efeitos mais comuns é a chamada Síndrome da mão-pé, que começa com um formigamento e vermelhidão nas palmas das mãos e nas solas dos pés. Se não forem tomados cuidados, o quadro pode evoluir para descamação, bolhas e até feridas!

Outro efeito bastante comum é o ressecamento da pele na área que recebe radioterapia. Esse ressecamento pode causar coceira, descamação e inflamação da pele. Pode também acontecer radiodermatite, uma inflamação acompanhada de queimaduras.

 

Legal, né? #sóquenão

 

Felizmente, hoje em dia existem produtos que podem retardar ou até evitar estes efeitos colaterais. Mas, na hora de escolher quais produtos usar na pele durante o tratamento, muitas vezes surgem dúvidas. Por isso, hoje temos aqui algumas respostas às perguntas mais comuns!

 

Que tipos de cremes posso usar durante o tratamento? E quais não posso usar?

A pele do paciente com câncer fica muito sensível durante o tratamento, o que requer cuidados especiais. Todo tipo de atrito excessivo deve ser evitado, principalmente nas áreas mais irritadas ou machucadas.

Também deve ser evitado o contato com produtos químicos, como produtos de limpeza (desinfetante, cloro, água sanitária, etc). A pele deve ser hidratada todos os dias e estar sempre bem limpa.

Mas atenção:  não é qualquer hidratante que pode ser usada durante o tratamento! Existem produtos que podem fazer o efeito contrário, agredindo a pele durante o tratamento oncológico! Por isso, é muito importante ter bastante cuidado ao escolher os produtos que usa! Todos os hidratantes que contêm ureia, parabenos, fragrância e corantes devem ser evitados, pois estes componentes agridem a pele de quem está em tratamento.

A melhor forma de descobrir se você pode ou não usar um produto é ler o rótulo – se ele tiver qualquer um destes componentes acima, fuja! Utilizar produtos com estes componentes durante o tratamento pode inclusive piorar os sintomas!

 

Como hidratar a pele durante o tratamento contra o câncer?

Recentemente conheci uma linha de produtos que me encantou – e que eu queria MUITO que tivesse existido na época em que fiz meus tratamentos! A Wecare Skin é uma marca especializada em soluções para pacientes oncológicos, desenvolvendo produtos sem nenhum componente que possa agredir a pele – ou seja, podem ser usados sem medo! Eles contêm Aloe vera, Calêndula e Antioxidantes que ajudam a hidratar e regenerar a pele. Além disso, não contêm parabenos, corantes nem perfume – nossos narizinhos sensíveis durante a quimio agradecem, né?

 

Conheça a linha completa da Wecare Skin no site wecareskin.com

Washcare

Em primeiro lugar, a pele deve estar limpa – e usar sabonetes pode prejudicá-la, mesmo que seja um sabonete neutro (já que o pH da pele é ácido, o sabonete neutro acaba desequilibrando). Eu recomendo usar Washcare, o gel de banho. Ele forma uma espuma que limpa suavemente a pele, sem agredi-la, mantendo seu pH levemente ácido e equilibrado. Além disso, ele não contém perfume, como todos os outros produtos da Wecare Skin! Pode ser usado por qualquer paciente – seja radio ou quimioterapia – inclusive nas áreas mais ressecadas e feridas.

 

Moistcare

 

O Moistcare é um creme hidratante ma-ra-vi-lho-so! Também sem perfume, contém Aloe vera, Camomila, Aveia e aminoácidos naturais. Para quem está fazendo quimio, rádio ou está com radiodermite, pode ser usado no corpo todo e no rosto – e o que eu mais gostei é que, além de ser super umectante e antioxidante, ele deixa a pele muito hidratada.

 

Extremecare

 

Outro creme que você pode usar durante o tratamento é o ultra-hidratante Extremecare. Ele tem a mesma composição do Moistcare, mas em concentração maior – sendo indicado principalmente para áreas mais ressecadas ou afetadas pelo tratamento. Também é recomendado para quem está com a Síndroma Mão-pé, pois regenera a pele!

Coolcare Mask

A Coolcare Mask é um produto fantástico para quem está fazendo radioterapia. Com efeito calmante e refrescante, ela ajuda a aliviar os calorões e queimação que pode aparecer na área irradiada.

Você aplica uma camada generosa da máscara gel e passa o spray ativador por cima. Deixa agindo, refrescando a pele, durante o tempo que quiser. E olha que legal: na hora de remover, você não precisa esfregar – ela sai inteirinha, como uma máscara mesmo! Assim, você poupa sua pele do atrito e ainda se livra dos efeitos da radioterapia.

 

Fiz um vídeo mostrando cada um deles, dá só uma olhada:

 

Gente, olha só que legal: a Wecare Skin é uma empresa que desenvolve produtos especialmente para quem está enfrentando o câncer – fazendo quimio ou radioterapia. Agora você pode cuidar da pele com segurança durante o tratamento! Assista o vídeo e saiba mais sobre os produtos! Acesse o site e conheça: http://bit.ly/2AAuYu6

Posted by Além do Cabelo on Thursday, August 9, 2018

É importante lembrar:

Não é qualquer creme que você pode usar durante o tratamento do câncer. Tome cuidado com produtos que contêm parabenos, ureia, corantes ou fragrâncias. Nossa indicação são os produtos da Wecare Skin, especialmente desenvolvidos para os pacientes oncológicos.

Com os cuidados corretos e diários, é possível retardar e/ou prevenir o aparecimento de diversos efeitos colaterais do tratamento. Lembre-se de prosseguir com o tratamento até o fim e sempre consultar seu médico. 

 

Gostaram? Quem aí já experimentou Wecare Skin? Escreva pra gente contando! Tenho certeza que vocês vão adorar!

 

Um beijo e até semana que vem!

 

Voltar

Relacionados

  • Como misturar estampas Leia Mais
  • Touca gelada reduz queda de cabelo em pacientes com câncer Leia Mais
  • Problema de memória? Você pode estar com “chemo brain” Leia Mais

COMPARTILHE


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *