Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

20.jun.2016

Como passar bem em um voo de longa duração

Por Luci Nenhum comentário , , , , ,

Quem não fica animado só de pensar emviajar?! Mas quando estamos em tratamento contra o câncer, a decisão de viajar não é assim tão simples – e vem acompanhada por um monte de dúvidas. Será que pode viajar de avião fazendo quimio? E depois da quimio? Pode viajar usando cateter? E a imunidade? Não é perigoso ficar tanto tempo em um ambiente fechado? Mesmo que você não tenha muitas dúvidas, pode ter certeza que alguém próximo terá por você!

 

Você chega super animada contando seus planos de viagem e a galera vem com aquele balde de água fria – Você não pode.

 

A resposta é: pode sim! Mas, claro, só se você tiver autorização médica – caso contrário, seu passeio vai ter que esperar um pouquinho. Não vale a pena arriscar sua saúde só para matar uma vontade – mas também é importante que você explique ao seu médico seus motivos – assim, conversando, vocês poderão chegar a um acordo sobre qual o melhor momento para você embarcar no primeiro avião com destino à felicidade viajar.

Tchaaaauuu

Com autorização do meu médico, viajei no meio da quimioterapia de Porto Alegre a Brasília para tirar uns dias de folga com meu namorado. E, logo após finalizar minha quimio, viajei de Porto Alegre à Europa – tudo com a autorização dele, é claro. Então, gente, o negócio, como sempre, é colocar na balança e se organizar pra aproveitar.

Seu médico liberou essa viagem maravilhosa?! OBA! Vai encarar um voo longo? Hum… tem alguns cuidados que são importante você ter em voos de longa duração – mas não se preocupe que eu fiz um checklist para você se preparar e chegar ao seu destino novinha em folha!

 

1 . REFORCE SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO ANTES DA VIAGEM

 

Pelo menos 10 ou 15 dias antes da viagem, capriche na alimentação para reforçar seu sistema imunológicoaqui nesse post a Nutri Fernanda Bortolon deu dicas de alimentos que aumentam a imunidade. Converse com seu médico sobre a necessidade de fazer um reforço vitamínico. Além disso, durma pelo menos 8 horas por noite – o descansar também ajuda a elevar a imunidade e combater infecções.

 

2. LEVE SEU KIT DE CUIDADOS PESSOAIS

 

É muito importante reservar um tempinho para cuidar de você durante o voo.

– Beba bastante água. Após passar o controle de segurança do aeroporto, compre uma garrafinha de água pra levar durante o voo. Você também pode pedir mais água a um dos assistentes de voo – mas tenha sua garrafinha caso haja muita turbulência e o serviço de bordo fique interrompido durante longos períodos;

– Dentro do avião o ar é muito seco, por isso leve um colírio, um spray nasal, um bálsamo labial e um creme para mãos;

– Não esqueça o desinfetante – álcool gel é essencial, tanto para as horas de voo quanto para os momentos nos aeroportos. Você sabia que a maioria dos vírus são transmitidos através do contato mão-boca e mão-olhos? Não vacile, pegar uma pereba pode acabar com a sua viagem!

– Falando em pereba, talvez seu médico recomende que você viaje usando uma máscara – provavelmente aquela tipo bico-de-pato. Confirme com ele se é necessário – mas não custa levar uma caso tenha alguém tossindo ou espirrando muito próximo a você;

– Escova e creme dental – é importante você manter a higiene bucal durante voos longos, por isso não esqueça seu kit. Mas atenção: nem pense em bochechar com a água da torneira! Não sei se você já leu, mas existe um aviso no banheiro do avião dizendo que a água não é potável. Utilize a água de sua garrafinha ou peça um copo para um dos comissários.

Baixe grátis clicando aqui seu checklist de coisas para levar no avião – e não esqueçar nada na sua próxima viagem!

 

3. MOVIMENTE-SE DURANTE O VOO 

Vôos durante a noite são um excelente momento para dar um passeio de um lado pro outro no corredor. Eu também uso o banheiro para esticar as pernas ou fazer uns agachamentos. Outros exercícios que você pode fazer sentado são: fazer círculos com os tornozelos, esticar os braços e fazer círculos com os pulsos.

A Trombose Venosa Profunda – a formação de coágulos de sangue nas veias profundas – é um risco em voos longos. Se você está com risco aumentado de trombose devido ao tratamento contra o câncer (ou outro motivo), seu médico pode recomendar o uso de meias de compressão enquanto viajar ou receitar um medicamento para afinar o sangue antes de voar. Informe-se com seu médico sobre isso.

As dicas para evitar a trombose são:

Hidratar-se bem e não beber álcool na noite anterior ao voo;

evitar alimentos diuréticos – como café, refrigerantes e até mesmo chocolate (que contêm cafeína);

– escolher um assento no corredor para que você possa se levantar e caminhar sempre que possível.

 

4. LEVE LANCHINHOS SAUDÁVEIS 


Considere levar a bordo sua própria comida, se você não quiser descuidar da saúde. Algumas sugestões:
– Frutas que não tenham casca ou sejam fáceis de descascar (maçã, pera, banana);

– frutas secas;

– vegetais (palitos de cenoura ou aipo crus);

– barras de proteína (a maioria das refeições aéreas tendem a ser pobres em proteínas e ricas em carboidratos);

– sementes (abóbora, girassol, etc);

– uma fatia de bolo integral – já tivemos algumas receitas aqui no blog!

 

5. DURMA DURANTE A VIAGEM 

Você está quase pegando no sono… e aí dá aquele DINGDONG “Senhores passageiros, mantenham-se sentados”! Afff

Dormir em um avião não é tarefa fácil – ainda mais se você voar de classe econômica imitando sardinha! Mas existem algumas dicas para melhorar a qualidade do seu descanso durante o voo – para você chegar ao seu destino pronta pra curtir!

– Leve um travesseirinho de pescoço – existem alguns infláveis que não ocupam espaço quando você não estiver usando;

– máscara protetora para os olhos é essencial para deixar o ambiente escurinho e sem interferências no seu sono;

– fones intra-auriculares com cancelamento de ruído;

– tampões de ouvido para abafar o som.

Uma loja que geralmente tem nos aeroportos e que dá pra se inspirar no que levar a bordo é a Go Travel. A Flavi me contou que sempre toma um relaxante muscular leve quando vai encarar uma viagem longa – assim, fica mais fácil pegar no sono. Mas uma dica importante é: não pegue no sono antes de servirem a refeição principal, você pode acabar perdendo o horário – e depois ter que ir reivindicar seus direitos com o pessoal da tripulação!

 

6. MANTENHA-SE ENTRETIDO 

Voos muito, muito longos podem ser extremamente chatos se você não consegue dormir. Eu costumo ver filmes na telinha da poltrona da frente, escutar umas músicas relax ou leio um livro que estava querendo ler há tempos. Mas também já aproveitei pra aprender coisas novas: já fui aprendendo frases em alemão e também como lidar melhor com minha nova câmera fotográfica.

Além disso, há outras opções do que você pode fazer para se entreter durante a viagem:

– Observar pela janela as nuvens ou as paisagens ( o mundo é tão bonito visto de cima!);

– conversar com o seu parceiro de viagem (se você estiver viajando acompanhado) ou puxar assunto com a pessoa do lado (mas tenha bom senso para não ser o mala sem alça que fala pelos cotovelos por 10 horas!);

– desenhar – quem sabe levar um livrinho de colorir e canetinhas;

– escrever – registrar em um caderno como você está se sentindo nessa viagem, quais são suas expectativas e planos para os próximos dias (é muito bacana depois ver que tudo saiu diferente do que a gente imaginava, mas a viagem foi igualmente maravilhosa!);

– jogar games – faça no seu celular o download de joguinhos que não precisem de internet para se entreter durante o voo (palavras cruzadas, sudoko, canastra, candy crush…);

– escutar um áudio livro (não esqueça de levar seus próprios fones, os do avião muitas vezes não têm plug compatível com celulares!);

– baixar e-books para ir lendo durante a viagem;

– baixar um app para ir treinando a língua do local para onde você está indo – para inglês, espanhol ou francês, o Duolíngo é ótimo para aprender vocabulário!

 

E aí, o que você achou destas super dicas? O que mais você leva na necessaire? Alguma outra recomendação pra gente?
Aqui no Além do Cabelo a gente acha que as melhores conversas acontecem depois da publicação dos posts e nos divertimos bastante com os comentários. Então, por favor, escreva aí embaixo!

 

Até o próximo post!
Beijos,
Luci

 

Fonte: Independent Traveler,Ivanka Trump

Voltar

Relacionados

  • Touca gelada reduz queda de cabelo em pacientes com câncer Leia Mais
  • Problema de memória? Você pode estar com “chemo brain” Leia Mais
  • Estamos de volta! Leia Mais

COMPARTILHE


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *