Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

08.abr.2014

Dia Mundial de Combate ao Câncer (e ao Preconceito!)

Por Flavia Maoli 3 Comentários , , , , , , , , , ,

Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Câncer, e quero aproveitar a data para falar sobre o Combate ao Preconceito. Sim, vocês leram bem! Não que eu não seja a favor do combate ao câncer – óbvio que sou, né? – mas acho importante destacarmos um lado que não é muito divulgado sobre viver com o câncer: a Cancerofobia!

Cancerofobia? Sim, isso existe! Como o nome diz, Cancerofobia é o medo exagerado de ter a doença – algumas pessoas têm tanto, mas taaaanto medo, que nem buscam tratamento!!! Já ouvi muita gente dizendo que “quem procura acha” e que prefere nem fazer exames para não saber. Pode isso, produção?!

 

Não precisamos – nem devemos! – ser hipocondríacos e se identificar com todo e qualquer sintoma da doença, mas devemos manter os olhos abertos e procurar ajuda médica sempre que algo não parecer normal!

cancer

Além disso, existe um outro tipo de Fobia em relação ao Câncer: o preconceito para com as pessoas que têm a doença! Sério? Seríssimo!

Semana passada aconteceu uma coisa que me deixou super chateada. Para quem não sabe, tenho uma pessoa que me ajuda nas postagens no Instagram do Além do Cabelo: minha amiga Daniela Lajus. A Dani, além de me quebrar esse galho, é psicóloga e já trabalhou com oncologia pediátrica, por isso sempre tem muito cuidado ao escolher as imagens e os assuntos no IG – eu também posto lá, que fique claro, mas às vezes não dou conta de tudo e ela super me ajuda! 

ig

Ainda não curtiu o Instagram do Além do Cabelo?!

Enfim, semana passada a Dani compartilhou a foto de um turbante lindo, e eis que para nossa surpresa, recebemos uma mensagem da dona da imagem dizendo assim (em inglês): “Por favor remova minha foto. Eu não tenho câncer, eu cubro minha cabeça por motivos religiosos. Isso é doente!!!”

Deixemos claro aqui que a Dani encontrou a foto da menina no Pinterest (site de compartilhamento de imagens, onde é muito difícil descobrir qual a origem da imagem!) ou seja, não estávamos “perseguindo” a querida.

Pedi desculpas e expliquei que não queríamos ofendê-la, e que compartilhamos a foto para ajudar pessoas que estão lutando contra o câncer, mas que iríamos deletar a imagem. A moça seguiu ofendidíssima, dizendo que é melhor nós usarmos fotos de pessoas que realmente estão doentes (ainda bem que a Amber Rose não pensa assim!). Resumindo o causo: a guria praticamente entrou em PÂNICO por nós vincularmos a imagem dela ao câncer! Ela escreveu “Isso é doente!!!” – mas, parando para pensar: a doente não seria ela?!

Essa não é a primeira vez que me deparo com uma situação dessas. Logo quando comecei o blog, ano passado, recebi esse e mail após escrever aquele post criticando a novela Amor à Vida.

email

Clique na imagem para ampliar!

 

Sim, a moça (ou senhora, não sei) se prestou a me escrever um e mail para me dizer que “É claro que as pessoas com câncer não estão cheias de “amor pra dar”. Imagine! Pode haver exceção até como gesto de superação e valorização à vida. Se você é assim e/ou conhece gente assim, parabéns. Imagine você tendo perdido toda a família, sabendo que vai morrer e ainda tem que levar uma vida “normal”. Oi?”.

DETALHE: Eu estava no auge da quimioterapia, fazendo meu trabalho de conclusão de curso, esperando pelo transplante de medula e sonhando participar da minha formatura! É claro que ela nunca me respondeu esse e mail… e confesso que foi um esforço ser educada, porque a minha vontade era de 

 

 

Cancerofobia existe sim – e está na hora de acabar com isso! Por isso, quero aproveitar esse 8 de Abril para não só combater o câncer, mas também o preconceito e a pena!

NÃO TENHA PENA DE QUEM ESTÁ COM CÂNCER – NEM PRECONCEITO! 

Muitas pessoas “saudáveis” olham para pacientes oncológicos com cara de pena, ou até evitam olhar ou conviver! Pois vocês sabem de uma coisa? Todas as pessoas têm células tumorais nos seus corpos!!! Sim, TODOS temos células que não deram certo dentro de nós – a diferença é que alguns irão desenvolver tumores (que se forem malignos, serão câncer) e outros não. Ou seja: pare de sentir peninha e comece a ter compaixão: você não pode prever o futuro, portanto não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você!

.

.

.

– Quer mandar uma dúvida ou sugestão? Escreva para alemdocabelo@gmail.com.  Vamos adorar responder!

– Curta a página no facebook: https://www.facebook.com/alemdocabelo

– Siga o Instagram do Além do Cabelo no @alemdocabelo 

– Fonte das Imagens: Tumblr, reprodução do Instagram e Gmail e pesquisa no Google. Se você é dono de alguma das imagens sem créditos, por favor entre em contato para que possamos creditá-las! 

 

Voltar

Relacionados

  • Problema de memória? Você pode estar com “chemo brain” Leia Mais
  • Estamos de volta! Leia Mais
  • A polêmica da carne – o que você precisa saber Leia Mais

COMPARTILHE


3 respostas para “Dia Mundial de Combate ao Câncer (e ao Preconceito!)”

  1. Alessandra disse:

    OH MY GOD Flavia! Pode desejar poder estrangular essa infeliz que te mandou esse email ridiculo? Como alguém pode ser tão infeliz a ponto de achar que quem tem câncer não tem amor pra dar? Eu não só levo uma vida normal como amo muito mais minha família e amigos, por todo o apoio que eu recebo. É lógico que eu não gosto de estar com câncer mas eu acho que sou uma pessoa melhor hoje.
    Não tão melhor porque eu ainda quero bater nessa infeliz… Hahaha
    Beijos!

  2. Priscyla disse:

    Flávia, eu sigo seu IG e vi o comentário da dona da foto e na hora eu pensei que doente era ela!
    Sei lá, ela é muito nova (imatura) e deve achar estar imune a qualquer coisa.
    E bem sabemos que idade não tem nada a ver.
    Eu me sentiria honrada em ter uma imagem linda minha sendo usada como estímulo e inspiração para pessoas que precisam.
    Mas as cabeças das pessoas é um mistério!!!
    Eu quis falar umas poucas e boas para ela, mas me segurei. De que adiantaria?
    Continuem realizando esse lindo trabalho que eu tanto admiro!
    Beijos!

  3. […] Ano passado aproveitei essa data para falar sobre o preconceito que muita gente tem – tanto em relação à doença, quanto em relação às pessoas doentes! Sim, vocês leram bem: existe preconceito sim, e eu inclusive citei dois casos marcantes que aconteceram comigo (leia aqui). […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *