Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

04.fev.2014

Dia Mundial do Câncer

Por Flavia Maoli 1 Comentário , , , , , , , , , , ,

Hoje, 4 de fevereiro, é o Dia Mundial do Câncer. Nessa data, diversas instituições ao redor do mundo buscam aumentar a conscientização sobre a doença, prevenção e cura.

SA10519_WCD_Logo_4c

Sabemos que ainda há um estigma em relação ao câncer – inclusive em relação à palavra em si. Muitas pessoas chamam de “aquela doença”, “CA” e outros codinomes, mas a verdade é que esses eufemismos demonstram que ainda há preconceito em relação a estar com câncer.

Quem já recebeu um olhar assim…

…ou assim, sabe do que eu estou falando!

 

 

Repitam comigo: Câncer, câncer, câncer! É só uma palavra, é só uma doença. Não é castigo, não é por merecimento que alguém tem câncer – é só uma doença! Quanto mais nós falarmos sobre isso, mais bem informadas as pessoas serão – tanto sobre como prevenir a doença, sobre como funcionam os tratamentos.

Uma dúvida muito comum (que eu tinha antes de ter câncer) é se o cabelo cai por causa da doença ou por causa do tratamento. Só se vence o preconceito com informação!

Uma dúvida muito comum (que eu tinha antes de ter câncer) é se o cabelo cai por causa da doença ou por causa do tratamento. Só se vence o preconceito com informação!

Ainda não temos a cura do câncer? Mais ou menos – alguns tipos já têm pacientes curados há mais de vinte anos! Lembrem-se que as pesquisas em relação ao câncer são muito recentes – faz um pouco mais de um século que Thomas Hodgkin observou o que hoje é chamado de Linfoma de Hodgkin. Os avanços tecnológicos são muito rápidos quando se fala em oncologia – muito rápidos MESMO! Além disso, o “câncer” é um grupo de mais de 100 doenças diferentes – ou seja, meio difícil já ter a cura pra todos em tão pouco tempo de pesquisa, não é?

Por isso, está na hora de avançar a maneira como enxergamos o câncer. É uma doença grave? Sim, é! É uma doença difícil? Ô, eu que sei! É uma sentença de morte? Não! Todos corremos risco de morrer – afinal, estamos todos vivos! Quantas pessoas morrem em acidentes de carro por semana? Pois é.

 

Por isso, aproveito esse dia pra ressaltar a importância da prevenção e da informação sobre o câncer. Já sabemos que hábitos de vida saudável reduzem as chances de se desenvolver câncer – e que a genética participa no máximo com 15% das chances. Não custa nada fazer escolhas mais inteligentes para a nossa vida, não é?

 

Em tempo: o Ministério da Saúde e o INCA estão divulgando hoje a campanha Desvende os mitos do câncer – abaixo seguem os quatro principais mitos!

Post-de-abertura-da-campanha_04_02

 

post_mito1

 

post_mito2

 

post_mito3

 

post_mito4

 

 

.

.

.

– Quer mandar uma dúvida ou sugestão? Escreva para alemdocabelo@gmail.com, vou adorar responder!

– Curta a página no facebook: https://www.facebook.com/alemdocabelo

– Fonte das Imagens: Ministério da Saúde, INCA, Tumblr e Google 

Voltar

Relacionados

  • Touca gelada reduz queda de cabelo em pacientes com câncer Leia Mais
  • Problema de memória? Você pode estar com “chemo brain” Leia Mais
  • Estamos de volta! Leia Mais

COMPARTILHE


Uma resposta para “Dia Mundial do Câncer”

  1. […] É uma doença grave? Sim, é! É uma doença difícil? Ô, eu que sei! É uma sentença de morte? Não! Todos corremos risco de morrer – afinal, estamos todos vivos! Quantas pessoas morrem em acidentes de carro por semana? Pois é. Além do cabelo […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *