Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

17.maio.2016

Dica da Nutri: 10 fontes de proteína vegetal

Por Nutri Fernanda Bortolon Nenhum comentário , , , ,

Quando falamos em proteína, logo pensamos nas carnes, não é mesmo? Mas existem também diversas fontes de proteína vegetais – ótimas opções para reforçar a absorção proteica no organismo, tão importante na formação e renovação celular de músculos, sistema nervoso e sistema imune.

Além disso, um estudo realizado pela Universidade de Harvard (EUA), feito com mais de 120 mil pessoas ao longo de 20 anos, mostrou que as pessoas que comem menos carne vermelha podem viver mais tempo e ter menos riscos de doenças cardíacas do que aquelas que ingerem regularmente hambúrgueres, carnes e alimentos processados como bacon, salsicha e linguiça – que, por sinal, já são considerados impróprios para o consumo humano.

Hoje trago para vocês 10 fontes de proteína vegetal para você incluir em sua dieta!

 

1. FEIJÕES

 

Além de rico em fibra, meia xícara de feijão tem 7 gramas de proteína e cerca de 105 calorias – tanto nas variedades preto, vermelho ou branco.

 

2. CHIA

 

Duas colheres de sopa de sementes de chia têm 4 gramas de proteína e 140 calorias. Trata-se de um superalimento, muito nutritivo, rico em proteínas, antioxidantes e fibras – aliás, já falamos dela aqui no blog, lembram?!

 

3. SEMENTES DE CÂNHAMO

 

Apesar de a semente de cânhamo ser considerada um superalimento, ela ainda é proibida no Brasil. Provenientes da planta Cannabis (sim, a famigerada maconha – apesar de as sementes não terem os efeitos psicoativos), essas sementes são ricas em proteínas (25%), aminoácidos essenciais (contém 21, dentre os quais 9 o corpo humano não produz), globulina (que ajudam a regeneração sanguínea) e ácidos graxos (35%) – além de serem fonte de minerais essenciais, como o zinco, magnésio e ferro. Uma colher de sopa contém cerca de 5 gramas de proteína e 40 calorias.

 

 

4. QUINOA


Outra que já apareceu aqui no blog! Tem 4 gramas de proteína por cada meia xícara e cerca de 115 calorias. A quinoa é rica em proteínas e contém todos os aminoácidos essenciais ao seu biossistema. É também rica em fibras, ferro e magnésio.

 

5. LEITE DE SOJA

 

Cada copo tem 8 gramas de proteína e cerca de 110 calorias. O leite de soja tem o maior número de proteínas de todos os leites vegetais (como o leite de amêndoa ou o leite de arroz). Não contém gordura saturada, ao contrário do leite de vaca, e nem lactose. Mas atenção: sempre prefira a soja orgânica.

 

6. GRÃO-DE-BICO

 

Meia xícara contém 7 gramas de proteína e cerca de 145 calorias. Além de ser uma fonte de proteína, é rico em fibras, pobre em gorduras e constitui uma fonte sólida de minerais como ferro, zinco e vitamina B.

 

7. TOFU


Meia xícara contém 10 gramas de proteína e 90 calorias. Versátil e pobre em gorduras, este produto oriundo da soja pode ser cozido como substituto dos produtos de origem animal, como carne e ovos. Optar sempre que possível pelo tofu orgânico, não transgênico.

 

8. AVEIA

 

Meia xícara contém 5 gramas de proteína e 150 calorias. Rica em proteína e mais pobre em hidratos de carbono que a maioria dos grãos integrais, a aveia também ajuda a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue, impedindo quebras de energia.

 

9. BRÓCOLIS


O brócolis também é nosso queridinho e já apareceu em alguns posts aqui no blog – por diversos motivos! Uma xícara contém 3 gramas de proteína e cerca de 20 calorias. Tem ainda um alto teor de fibras, vitaminas A, C e K.

 

10. SEMENTES DE GIRASSOL

 

Cada quarto de xícara de contém 6 gramas de proteína e 185 calorias. É uma enorme fonte de energia, proteínas, vitamina E e gordura insaturada, saudável para o coração.

 

Quero ver todo mundo adicionando esses itens ao cardápio, hein?! Durante o tratamento não podemos dar bobeira – quanto mais reforçada e rica a dieta, melhor o corpo irá se recuperar da quimioterapia!

 

Abraços e até semana que vem! 

 

Nutri Fernanda Bortolon

 

 

Fonte: blog Vegnutri

Voltar

Relacionados

  • Touca gelada reduz queda de cabelo em pacientes com câncer Leia Mais
  • Problema de memória? Você pode estar com “chemo brain” Leia Mais
  • Estamos de volta! Leia Mais

COMPARTILHE


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *