Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

12.jan.2016

Dica da Nutri: manteiga Ghee

Por Nutri Fernanda Bortolon Nenhum comentário , , , ,

Quem aí já conhece a manteiga Ghee? O ghee é uma gordura pura obtida da manteiga a partir de um longo processo de filtragem em baixa temperatura, onde há a remoção do açúcar (lactose) e da proteína do leite (caseína).

 

É um produto tipicamente indiano, sendo utilizado na medicina Ayurveda para o fortalecimento da imunidade, nutrição e força, como veículo para medicamentos fitoterápicos, pomada para picadas de inseto e proteção dos olhos e também com óleo de massagem. Por conter vitamina A, é antioxidante – excelente para nutrir, curar, rejuvenescer e proteger o corpo!

Ghee é puro amor!

Ghee é puro amor!

 

O Ghee não é encontrado facilmente em supermercados – existem lojas especializadas em produtos naturais onde você pode encontrá-lo. Também é possível fazê-lo em casa – mas você vai precisar de uma boa dose de paciência se fizer sujeira!

 

Não precisa de muita habilidade… mas tem que gostar de estar na cozinha!

 

Para fazer seu próprio Ghee você vai precisar de: um pote de manteiga sem sal. Sim, apenas isso!

Coloque a quantidade desejada em uma panela e leve ao fogo médio até derreter. Dica da nutri: cuidado para não queimá-la! Após alguns segundos, a manteiga terá se tornado um líquido e formará uma espuma branca – com uma escumadeira, vá retirando toda essa espuma.

Quando restar apenas o líquido transparente e amarelo, está pronto! Tire do fogo e coloque em um pote de vidro – é essencial conservá-la assim, para garantir sua durabilidade. A manteiga Ghee pode ser guardada na geladeira ou mesmo em temperatura ambiente.    

 

Um potinho desses com fechamento é perfeito para armazenar!

É importante ressaltar que, apesar de haver a remoção da lactose e da proteína do leite, essa eliminação pode não ser completa. Por isso, pessoas alérgicas à proteína do leite ou intolerantes só devem consumir o Ghee com orientação médica!

 

Abraços, 

 

Nutri Fernanda Bortolon 

Voltar

Relacionados

  • A polêmica da carne – o que você precisa saber Leia Mais
  • Respiração Holotrópica – um método de autoconhecimento Leia Mais
  • Receitinha: requeijão vegano de manjericão Leia Mais

COMPARTILHE


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *