Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

15.set.2016

Em dúvida sobre como escolher um lenço? Aprenda aqui!

Por Flavia Maoli Nenhum comentário , , , ,

Os lenços são ótimos acessórios para quem está fazendo quimioterapia! Com diferentes formatos, tecidos e valores, são super democráticos – e variando o tipo de amarração, pode-se usar um mesmo lenço de diversas formas! Mas, pra quem não está acostumada a usar, as amarrações podem parecer difíceis (já disse que não são, dá uma olhadinha aqui nessas dicas!) e até na hora de comprar o acessório podem surgir dúvidas!

Por isso, hoje trago para vocês algumas perguntas frequentes que recebo de leitoras:

 

QUAL O MELHOR TECIDO?


Para os dias quentes, quanto mais fininho for o lenço, melhor! Mas cuidado para não comprar um lenço muito transparente, que deixará a careca à mostra e não protegerá o couro cabeludo do sol! Para o inverno, pode-se utilizar pashminas, que são mais grossas e protegem a cabeça do frio. Se quiser usar um lenço mais fininho, é aconselhável colocar uma wigcap (touca de meia calça, daquelas que se usa embaixo da peruca) por baixo. Perdemos muito calor pelas extremidades, por isso é importante mantê-las protegidas.

Seda, crepe de seda, crepe, cetim, algodão… existe uma infinidade de tecidos que podem ser utilizados! Eu gostava muito de usar os de algodão, que absorvem o suor – daqueles que o tecido parece uma fraldinha, sabe? O mais importante é que o tecido tenha um toque agradável: se a mão achar que o tecido é áspero ou pinica, certamente o couro cabeludo concordará! Parece bobo, mas pense que você vai ficar umas boas horas com o lenço na cabeça, e que ele penicando vai fazer você querer coçar a cabeça, e pode acabar machucando o couro cabeludo.

 

Além disso, alguns tecidos escorregam da cabeça, o que pode te deixar insegura, pensando que o lenço vai cair a qualquer momento! Para resolver isso, existem dois truques: utilizar uma wigcap ou utilizar uma faixa de cabelo larga (daquelas de balé) por baixo do lenço. Isso fará com que o tecido “tranque” e não escorregue. Se mesmo assim ficar insegura, utilize grampos de cabelo prendendo o lenço à touca ou à faixa na altura da nuca (para os grampos ficarem escondidos).

Uma maneira de dar um pouco de volume à cabeça (não ficar com o lenço diretamente colado na testa) é fazer uma dobra sobre a testa. Dá pra deixar essa parte dobrada tanto pra dentro quanto pra fora, conforme você preferir.

Uma dobrinha de aproximadamente 5 cm na região da testa já cria um volume bacana - pro lenço não ficar 'colado' na cabeça.

Uma dobrinha de aproximadamente 5 cm na região da testa já cria um volume bacana – pro lenço não ficar ‘colado’ na cabeça.

QUAL O MELHOR FORMATO?

O formato do lenço depende da amarração que você vai fazer – algumas amarrações exigem lenços maiores, outras podem ser feitas com lenços menores. Em geral, um bom tamanho é de 90 x 90 cm (para fazer um lenço quadrado) ou 180 x 70 cm (para lenços retangulares). O mais importante é que o lenço consiga cobrir da testa até a nuca com folga – se ficar muito justinho, corre o risco de aparecer um pedaço da careca na amarração!

O lenço retangular deve ter no mínimo 70 cm de largura. Nesse da foto, dobrei ao meio, porque ele era largo demais.

O lenço retangular deve ter no mínimo 70 cm de largura. Nesse da foto, dobrei ao meio, porque ele era largo demais.

 

Lenço 100x100 cm. Para lenços quadrados, o tamanho mínimo é 70x70 cm - mas o ideal é 90x90 cm.

Lenço 100×100 cm. Para lenços quadrados, o tamanho mínimo é 70×70 cm – mas o ideal é 90×90 cm.

 

ONDE COMPRAR LENÇOS?


Aqui no sul é fácil de encontrar lenços, já que no inverno as mulheres costumam usá-los para proteger o pescoço. Lojas de acessórios costumam ter pelo menos alguns modelos, muitas com preços bem acessíveis (em torno de R$20 o lenço). Vale a pena ir procurando os lenços em diferentes lojas – de acessórios, lojas de departamento, lojinhas de bairro, internet… A loja virtual Além do Cabelo é especializada em produtos para quem está enfrentando o câncer – todos os lenços são macios e adequados para serem usados na cabeça. Você pode conferir nosso catálogo mandando um e mail para contato@alemdocabelo.com.

Se você quiser um lenço diferente, ou não tiver muita grana para investir nisso, pode ir em uma loja de tecidos e escolher o tecido que gostar! Alguns tecidos nem precisam de costura, então você pode pedir para o atendente já cortar no tamanho exato. Se o tecido precisar de costura de acabamento (alguns desfiam se não tiverem barra), qualquer costureira pode fazer isso! Sai super em conta!

 

Gostaram das dicas? Se você tiver alguma outra, por favor deixe aqui nos comentários! 🙂

 

Beijos, 

 

Flavi

Voltar

Relacionados

  • Para ler: Minha lista de prioridades Leia Mais
  • A polêmica da carne – o que você precisa saber Leia Mais
  • Respiração Holotrópica – um método de autoconhecimento Leia Mais

COMPARTILHE


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *