Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

02.jul.2015

Feliz ano semi novo!!!

Por Flavia Maoli Nenhum comentário , , , , ,

Feliz ano novoooooooo!!!! Calma, gente, eu não estou louca – ainda! É que hoje, dia 2 de julho, chegamos exatamente no meio de 2015! Isso mesmo: já se passaram 182 dias, e amanhã faltarão mais 182 dias para 2015 acabar! 

 

É, meu bem! Meio ano já se foi!!!!

 

Proponho então um exercício para todos nós: ao invés de deixar para cumprir as promessas de fim de ano em dezembro, que tal pegar a nossa listinha e dar uma (re)avaliada agora? 

Mesmo que não fez uma listinha no final do ano passado, fez uma listinha – mental! Por isso, eu trouxe algumas perguntas, que podemos usar para refletir tanto no que já passou quanto no que está por vir! São cinco perguntas – tente respondê-las da maneira mais espontânea possível! 

 

1. O que você esperava de 2015? Suas expectativas estão virando realidade? O que você espera que esses próximos seis meses lhe traga?

2. O que você está fazendo para alcançar seus sonhos e planos? 

3. Você está feliz? Se não, o que você precisa mudar para conseguir se sentir feliz até o final do ano? 

4. Você está utilizando bem seu tempo? Está conseguindo equilibrar seus deveres com seus prazeres?

5. Você está cuidando da sua saúde? Está se alimentando bem e fazendo atividade física? 

 

Eu, por exemplo, preferi não fazer listas no final de 2014. Como desde 2011 eu não tinha tido um ano ímpar “bom” (em 2011 descobri o linfoma e em 2013 descobri a recidiva), comecei o ano com medo do que vinha pela frente, então preferi nem fazer muitos planos para não me decepcionar. Bem, posso dizer que esse ano tem tido um saldo positivo para mim, apesar de ter enfrentando algumas dificuldades pessoais e familiares. Quebrei meu coração nesses primeiros seis meses – mas o que não mata fortalece, não é? Aos poucos a gangorra está pesando para o lado positivo de novo.

 

Para os próximos seis meses, quero fazer uma pequena lista, que vou dividir aqui com vocês:

 

1. Quero dedicar mais tempo às atividades físicas: sim, eu sou um pouco preguiçosa e sempre arranjo coisa melhor outra coisa para fazer ao invés de me exercitar! Já comecei a mudar isso: essa semana me inscrevi na academia e aproveitei o tempo relativamente bom (não muito frio e sem chuva) para andar de bicicleta!

 

2. Quero me alimentar melhor: comparado a maioria das pessoas, eu já me alimento muito bem – mas quero ir mais além. Já fiz uma consulta com a nossa nutri Fernanda Bortolon e ela já me passou uma dieta cheia de opções saudáveis. Meu maior objetivo é deixar de ser sem vergonha e escolher melhor os alimentos que dou ao meu corpo – e desassociar a comida do prazer e das recompensas! Sabe aquela pessoa que fico triste e devoro um chocolate? Pois é!

 

 

 

3. Quero produzir mais: eu sei que atualmente a gente se exige cada vez mais – tem que ser o mais bonito, o mais inteligente, o que mais trabalha, o que mais ganha dinheiro, você tem tantas horas no dia quanto a Bionça, bla, bla bla! Mas eu realmente acredito que eu posso produzir mais – basta eu fazer alguns ajustes nos meus horários. Por exemplo, eu tenho uma imeeeeeensa dificuldade em acordar cedo – eu até acordo, mas fico colocando o celular no soneca por mais um menos uma hora (é sério!). Aí o que acontece? Quando eu finalmente consigo levantar, fico triste comigo mesma, porque foi uma hora mal dormida, em que eu nem descansei, nem acordei e fui trabalhar! Ou então fico procrastinando, fazendo coisas que não importam muito e que não são nem muito divertidas, nem muito úteis!  Preciso mudar isso até o final do ano!

 

4. Quero concretizar projetos: seguindo na linha do item anterior, quero concretizar alguns sonhos ainda esse ano. Por exemplo? Lançar a famigerada loja virtual do Além do Cabelo, levar o Projeto Camaleão para outros estados e – pelo menos começar a – escrever um livro! Como boa pisciana que sou, tenho muita facilidade em sonhar, imaginar, criar ideias – e pouca paciência para concretizar meus sonhos. Até o final do ano quero alcançar pelo menos esses três!

 

 

5. Quero fazer meus exames de rotina: na verdade eu não quero! Hehehe Mas eu preciso. De julho não passa, prometo!

 

Tô TRI a fim de fazer os exames – só que não!

 

 

6. Quero meditar mais: faço yoga duas vezes por semana – e sempre saio da aula leve, me sentindo inteira e viva. Acontece que, em casa, eu acabo não “tendo tempo” para meditar – entre aspas, porque eu sei que tempo a gente cria, não é? Quero trazer a meditação para a minha vida cotidiana – por exemplo, a partir de hoje vou meditar por 5 minutinhos antes de dormir! Pode ser deitada mesmo (na famosa Savanasa, a posição do cadáver/do relaxamento), em silêncio e com a língua entre os dentes – só prestando atenção na minha respiração. Em dezembro conto para vocês o que mudou na minha vida e no meu sono!

 

"Isso não é ficar deitado - isso é Savasana!"

“Isso não é ficar deitado – isso é Savasana!”

 

7. Quero emagrecer um pouquinho: ainda dentro do item 2, além de me alimentar melhor, quero emagrecer – mas só um pouquinho! Não tenho nenhuma paranoia com meu corpo ou peso, mas tem uma coisa que me incomoda muito: eu não entro em vááááárias roupas minhas de antes do tratamento! Algumas eu já abri mão e doei (não tenho a pretensão de usar uma calça 36 de novo!) mas tem outras que eu sei que com três ou quatro quilos a menos eu já vou caber com dignidade (sem pata de camelo ou ter que abrir o botão da calça para sentar – quem nunca?). Emagrecer, mas só um pouquinhozinho!

 

E vocês, o que querem realizar nessa próxima metade de 2015? Anotem seus objetivos – e em dezembro fazemos outra troca, combinado?

 

Beijos, 

 

Flavi

 

 

Voltar

Relacionados

  • Respiração Holotrópica – um método de autoconhecimento Leia Mais
  • Sobre câncer, turbantes e apropriação cultural Leia Mais
  • 9 metas para alcançar em 2017 Leia Mais

COMPARTILHE


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *