Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

27.ago.2014

Maquiagem para iniciantes: tipos de pincéis

Por Flavia Maoli Nenhum comentário , , , , , , , , , ,

E ai, pessoal! Tudo certo? Hoje vamos falar um pouco sobre maquiagem – mais especificamente, sobre tipos de pincéis e para que servem!

 

São tantas opções que dá para ficar tonta, né? Mas calma!

São tantas opções que dá para ficar tonta, né? Mas calma!

Decidi colocar esse título “maquiagem para iniciantes” porque sei que muitas leitoras do blog não são experts em maquiagem – começaram a usar recentemente por causa da quimio ou outro motivo, e ainda não estão habituadas com toooodo o universo da maquiagem (que é gigante, por sinal!). Eu mesma não sabia quase nada sobre o assunto quando fui diagnosticada (em 2011). Nesses três anos e meio aprendi vários truques para melhorar minha autoestima durante o tratamento e mesmo depois dele, né? Não há quem não fique melhor com uma boa maquiagem!

Ainda não me considero muito boa nessa arte – sei o basicão, mas não vou muito além. Estou querendo mudar essa situação, tenho lido bastante sobre o assunto e procurado dicas para quem – como eu – está a fim de fazer milagres com a maquiagem! Vou dividindo com vocês tudo o que eu for aprendendo, e aceito dicas também! Vamos lá?

O assunto de hoje, como o título já explica, são os pincéis! Existem vários tipos de pincéis, e cada um tem uma utilidade. Você precisa ter todos para fazer sua própria maquiagem? NÃO! É claro que, quanto mais ferramentas tivermos, melhor a maquiagem vai ficar! Mas dá para se virar com alguns poucos pincéis – desde que eles sejam adequados para o que você precisa!

 

Como existem muitas opções de pincéis para cada tipo de uso (para base, para olhos, para blush, etc), hoje vou fazer apenas uma introdução ao assunto. Aos pouquinhos vou mostrando os pincéis por uso – acho que assim fica mais didático e com menos informações para absorver de uma só vez, né?

uso

pinceis

cerdas

Existem pincéis feitos com cerdas de origem animal (naturais), normalmente os usados para sombra, blush e pó e também existem os de fios sintéticos (pincéis de base, batom e corretivo).

Cerdas naturais são como cabelos e precisam ser tratados com cuidados para não ressecar ou perder fios. Use sempre sabonete antibacteriano e condicionador para finalizar.

As cerdas sintéticas, por sua vez, suportam produtos mais agressivos, como demaquilantes e produtos específicos para limpeza.

higiene

Os pincéis devem ser limpos a cada 15 dias – sem exceção! Antes de ficar doente eu achava besteira, mas agora – que eu cuido bastante da minha imunidade – eu entendo totalmente a razão de se preocupar com a higiene dos pincéis! Já imaginou quantos ácaros e bactéricas podem estar acumulados  entre as cerdas? E aí a gente vai lá e passa aquilo no rosto, na boca e nos olhos… Pois é!

A higiene deve ser feita da seguinte forma: comece pelos de cerdas sintéticas, que são mais simples de limpar. Molhe as cerdas – cuidando para não molhar o cabo – pingue um pouco de sabonete líquido antibacteriano nelas e esfregue nas mãos em movimentos de vai e vem. Mantenha o pincel inclinado na hora de esfregar e não faça com muita força – para não estragar. Deixe formar bastante espuma, enxague e repita o processo até a espuma deixar de ficar colorida.

Para os de cerdas naturais, use o mesmo processo, mas em seguida, coloque um pouco de condicionador de cabelos na mão e faça o creme ser absorvido pelos pincéis. Dar batidinhas leves com o pincel nas partes secas da mão vai tirar o excesso e fazer o condicionador render mais. Escolha um condicionador neutro e evite rótulos com indicações de que há mais química na fórmula. Em seguida, enxague com água corrente e dê forma ao pincel com os dedos.

secar

Nunca – eu disse NUNCA – seque seus pincéis com secador de cabelos, nem deixe-os expostos ao sol. O sol resseca os fios e a madeira do cabo – e o secador pode dar a impressão de que as cerdas estão secas, quando elas ainda têm umidade. Além disso, a combinação calor + vento forte do secador pode fazer uma bagunça nas cerdas e estragar o pincel para sempre!

O correto é devolver forma ao pincel ainda úmido, com os dedos, e colocá-los para secar num lugar fresco (mas não ao sol) deitados sobre uma toalha seca. Os sintéticos secam rápido, mas os pincéis de cerdas naturais demoram, então o recomendado é fazer isso de noite e deixar os pincéis secando a noite toda.

Dá para secar na toalhinha...

Dá para secar na toalhinha…

... ou ter essa engenhoca profissional!

… ou ter essa engenhoca profissional!

 

 Gostaram das dicas? Depois vou fazer um apanhado sobre pincéis por uso – e explicar qual dá melhor efeito para cada maquiagem! Até mais!!

.

.

.

. Quer mandar uma dúvida ou sugestão? Escreva para alemdocabelo@gmail.com, vou adorar responder!

– Curta a página no facebook: https://www.facebook.com/alemdocabelo

– Fonte das imagens: Google e Tumblr. Se você é dono de alguma das imagens sem créditos, por favor entre em contato para que possamos creditá-las!  

– Fonte das informações: Portal da maquiagem 

 

 

 

Voltar

Relacionados

  • Conheça a Casa Camaleão – centro de convivência para pessoas com câncer Leia Mais
  • Como cuidar da pele durante o tratamento Leia Mais
  • Como misturar estampas Leia Mais

COMPARTILHE


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *