Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

21.fev.2014

O dilema do desodorante

Por Flavia Maoli 3 Comentários , , , , , , , , , , , , , , , ,

Desde que fui forçada à entrar no “Mundo do Câncer”, já li artigos e reportagens e ouvi muitos médicos e pacientes falando sobre o quanto os desodorantes antitranspirantes fazem mal ao corpo – e podem inclusive ajudar a desenvolver cânceres, em especial o de mama.

Nas minhas pesquisas, encontrei dados de que o “vilão” na composição dos antitranspirantes seria o Parabeno – o conservante mais comum em xampus, maquiagens e antitranspirantes. Em 2004 foi divulgado um estudo que apontou a presença de altas concentrações de parabenos em tecidos retirados de tumores mamários de mulheres que usavam este tipo de desodorante, mas até hoje não se chegou a uma conclusão definitiva sobre o tema.

Apesar de esse ainda ser um assunto polêmico – como tudo que envolve as causas do câncer, por sinal – uma coisa é certa: se pudermos evitar de usar produtos químicos ou comer alimentos que possam aumentar as chances de desenvolver um câncer, por que não tentar, não é?  

 

Contudo, é muito difícil encontrar produtos sem parabenos – principalmente os desodorantes, cuja maioria nos supermercados é de antitranspirantes. Em tempo: segundo o Inca, “A diferença entre desodorante e antitranspirante é que o primeiro serve para remover o odor das axilas, enquanto o segundo é responsável por reduzir a quantidade de suor produzido. Grande parte dos antitranspirantes funciona também como desodorante, porém a maioria dos desodorantes não atua como antitranspirante. “

 

Enfim, durante os últimos três anos, testei diversas marcas. Já usei desodorantes sem perfume mas com parabeno – e já usei sem parabeno mas com perfume. Como não gosto de usar produtos em aerosol, minhas opções são roll on ou creme. Também não gosto de desodorante com perfume – ou seja, não tinha muitas opções disponíveis para mim nas drogarias e supermercados!

Mês passado, uma amiga (muito criativa, por sinal) fez um desodorante caseiro – que eu aprovei, mas fiquei com medo de colocar a receita aqui no blog e ainda ser responsabilizada se alguém ficar com asa alergia.

Olha a asaaaaa!

Até que, semana passada, descobri o Desodorante corporal roll-on Crystal – que mudou a minha vida!

Existem três versões: roll on, em pedra e em spray.

Existem três versões: roll on, em pedra e em spray.

O Crystal Desodorante Corporal não tem parabeno, não tem perfume, não gruda e não mancha! Além disso, ele é Cruelty Free, ou seja: não foi testado em animais! Estou usando há uma semana e está funcionando super bem. O fato de não ter perfume também é ótimo para quem está fazendo quimio – ou ama alguém que está fazendo quimio – e enjoa facilmente com perfumes!

Comprei o meu no estande da Senhorita Orgânica, na Feira Ecológica que acontece todo o sábado na avenida José Bonifácio, aqui em Porto Alegre. Pra quem mora em outros lugares, vi que o site da Mundo Verde tem o Crystal – e a Mundo Verde tem loja em vários estados brasileiros – tem loja até em Portugal! Vale a pena experimentar! 

 

.

.

.

– Quer mandar uma dúvida ou sugestão? Escreva para alemdocabelo@gmail.com, vou adorar responder!

– Curta a página no facebook: https://www.facebook.com/alemdocabelo

– Fonte das Imagens: Google e Tumblr 

Mais informações http://thecrystal.com/

 

 

 

Voltar

Relacionados

  • A polêmica da carne – o que você precisa saber Leia Mais
  • Respiração Holotrópica – um método de autoconhecimento Leia Mais
  • Projeto Camaleão lança financiamento coletivo para criação de sua sede Leia Mais

COMPARTILHE


3 respostas para “O dilema do desodorante”

  1. Ana Paula disse:

    ADOREi essa dica,há muito tempo leio sobre isso !mas é realmente difícil encontrar produtos!!!vou tentar!!Valeu a partilha !!

  2. Paola disse:

    Oi! Sou leitora do blog há um tempo… e adoro as dicas de alimentação e produtos orgânicos… hj lembrei de ti, então passei para deixar o toque: Comprei um shampoo e condicioador da Phytoervas, sem sulfato, sem corante e parabenos. Eles chamam de cosmética integral. E achei no Zaffari da Lima.
    Aí lembrei deste desodorante, e vou na feira ecológica comprar.
    Obrigada, abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *