Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

18.fev.2016

OS DEZ MANDAMENTOS DAS UNHAS DURANTE A QUIMIO

Por Flavia Maoli Nenhum comentário , , , ,

Durante a quimioterapia, é fundamental cuidar do corpo todo – afinal, não existe nenhuma célula que não seja atingida pelas medicações, certo? As unhas também não escapam! Por isso, aqui vão os Dez mandamentos das Unhas durante a quimio! 

 

1. NÃO ROERÁS

Apesar de eu mesma ser uma eventual roedora, sei que esse é um hábito nojento e que deveria ser proibido por lei!! Durante a quimio, então, NEM PENSE NISSO! Já falamos sobre isso aqui, mas não custa repetir: o contato entre mãos e boca é a maneira mais fácil de ser contaminado por vírus e nojeiras. Portanto, mantenha as mãos longe da boca!

 

2. NÃO CRESCERÁS

Adeus, Zé do Caixão! Unhas bem cortadas e lixadas descamam menos, quebram menos e acumulam menos sujeira embaixo (blergh), o que é muito importante pra evitar perebas.

 

3. NÃO ABAFARÁS

Sempre que possível, deixe os pés ventilarem (principalmente depois do banho, quando ainda estão retendo umidade). Seque bem as unhas das mãos depois de lavá-las, para evitar fungos. Também é importante deixar as unhas sem esmalte por uns dois dias entre cada pintura, para que a superfície da unha possa descansar.

 

4. NÃO APERTARÁS

Se o sapato está apertando ou incomodando de alguma maneira, não use! Se normalmente sapato que incomoda faz as unhas encravarem… imagina na quimio! Inflamações podem se tornar um pesadelo, incomodar muito mais do que o normal, e até fazer com que as unhas caiam! Ouça seus pés antes de sair de casa!

Nada de sapatos apertados, ok?

 

5. NÃO REMOVERÁS AS CUTÍCULAS

As cutículas protegem as unhas de inflamações, por isso é importante mantê-las durante o tratamento. Muitas vezes, elas se tornam bem fininhas, quase não aparecem, e podem ser empurradas (veja bem: apenas empurradas, não removidas) para os cantos. Não vale a pena arriscar arrancar um bife tirando as cutículas, e depois ter que lidar com uma unha inflamada quando se está com a imunidade baixa!

 

6. NÃO DIVIDIRÁS

Não divida seus materiais de unha: lixas, cortadores, alicates, palitos e até esmaltes. A superfície das unhas pode ter fungos e bactérias que ficam armazenados em materiais não higienizados.  Mesmo se você for ao salão de beleza, leve seu kit (incluindo base, esmalte e óleo secante). Não importa o quão limpinho o salão seja – aqueles esmaltes já passaram por muitas unhas, não custa tomar cuidado!

Imagina em quantas unhas aquele esmalte do salão já passou? Leve o seu!

7. NÃO USARÁS ACETONA

Removedores de esmalte à base de acetona estragam as unhas, além de terem um cheiro forte, que pode causar enjoos. Hoje em dia, existem lencinhos removedores de esmalte sem perfume que, além de removerem tudinho, ainda hidratam as unhas! Como eu só experimentei uma marca, vou indicá-la aqui. Se chama Océane Femme, e está à venda em farmácias e supermercados. Mas se a quimio deixa você com o olfato sensível (como é o meu caso), não esqueça de comprar o sem perfume!!!

Eu uso esse – sem perfume!

 

8. NÃO ECONOMIZARÁS

Apesar de serem um pouco mais caros do que os esmaltes comuns, os esmaltes hipoalergênicos são um ótimo investimento pra quem quer manter as unhas bonitas durante a quimio. Atualmente, diversas marcas possuem linhas hipoalergênicas com cartela de cores bem variada. Vale a pena ter um clarinho e um escuro (vermelho, vinho…), para poder ir variando de cor durante o tratamento.

9. HIDRATARÁS

Muitas das medicações usadas nas quimioterapias causam pigmentação na pele, principalmente nas mãos, pés, joelhos e cotovelos. Pode-se prevenir essa pigmentação utilizando protetor solar diariamente (FPS 30 ou mais), mesmo nos dias nublados ou para ficar em ambientes fechados. Infelizmente, algumas dessas manchas não podem ser evitadas, mas podem ser reduzidas com o uso de cremes à base de ureia, que ajudam a  hidratar e restabelecer a saúde da pele.

Como lavamos com frequência as mãos, é importante reaplicar o protetor solar ao longo do dia. Existem cremes protetores específicos para as mãos, que podem ser encontrados nos supermercados e farmácias. Já as cutículas também podem receber cuidados especiais, com ceras protetoras, como a da Granado, que é fácil de carregar na bolsa e hidrata muito bem!

 

10. DISFARÇARÁS

Muitas pessoas veem suas unhas escurecerem durante o tratamento – ou ficarem com manchas brancas, meio descoladas da pele. Caso suas unhas caiam (algumas delas, provavelmente não todas), sugiro que você converse com seu médico e pergunte se você pode utilizar unhas postiças. Hoje em dia existem modelos autocolantes, sem aquela cola super potente que quase arrancava a unha junto na hora de tirar. Se você não se importa com a queda das unhas ou manchas, que ótimo! Mas se for como eu, sabe o efeito que um par de mãos bem apresentadas faz na autoestima! Outra dica quanto às manchas escuras: utilize esmaltes escuros (eu aposto sempre nos tons de vinho, marrom e azul marinho) porque as cores escuras ajudam a camuflar essas manchas – além de deixar o visual poderosíssimo!

Esmalte escuro: uma maneira de levantar a autoestima instantaneamente!

 

Você promete que vai seguir esses mandamentos e cuidar direitinho de suas unhas? Vale a pena tratá-las bem e ter suas mãos bonitas durante o tratamento! Sua autoestima agradece!

 

Beijos, 

 

Flavi

Voltar

Relacionados

  • Touca gelada reduz queda de cabelo em pacientes com câncer Leia Mais
  • Problema de memória? Você pode estar com “chemo brain” Leia Mais
  • Estamos de volta! Leia Mais

COMPARTILHE


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *