Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

27.set.2013

para não ler: a culpa é das estrelas

Por Flavia Maoli 9 Comentários , , , , , , , , , ,

Anteriormente, criei aqui no blog a categoria “Para ler”, onde indico livros com a temática câncer, com o objetivo de ajudar quem esteja enfrentando a doença. Hoje estou criando uma categoria “Para NÃO ler”, onde vou contra indicar livros que não sejam legais para quem está com câncer.

Quero deixar claro que não vou falar mal dos livros em si (se a história é legal, se está bem escrito, essas coisas), mas sim alertar sobre livros que não passem uma boa mensagem para quem está com câncer. A mesma coisa vai acontecer com filmes: existem filmes lindos que falam sobre câncer, mas se você está na mesma condição que o personagem com câncer, e ele sofre, sofre, sofre, e depois morre, certamente você não vai ficar feliz com isso, né? Eu sei que tem gente que gosta de curtir uma fossa, de chorar lendo livros, etc. Mas quero lembrar que ficar triste baixa a imunidade e aumenta o risco de inflamações, infecções e perebas em geral. Fazendo quimio, precisamos estar o mais alto astral possível, pra ajudar o corpo a combater a doença e reagir ao tratamento! Esse é o momento de ver comédias, ou então ver e ler histórias de pessoas que venceram o câncer!!! De triste já basta a vida!

Chega de filmes e livros deprês!!!

Bem, o primeiro livro do “Para não ler” é “A culpa é das estrelas“, de John Green. O livro narra a história de Hazel Grace, uma adolescente portadora de um câncer agressivo, considerada uma paciente terminal. Por insistência de sua mãe, Hazel entra em um grupo de apoio para jovens portadores de câncer. Lá, a menina conhece Augustus Waters, um garoto que já teve câncer e está curado. Juntos, os dois descobrem muitas coisas sobre o amor, sobre viver e sobreviver ao câncer. Essa foi a sinopse que minhas amigas me passaram, antes que alguém diga que eu estou falando sobre o que não li! E sim, elas me contaram o final do livro, mas não, não vou contá-lo aqui porque eu sou uma pessoa bacana.

Capa do livro

Capa do livro

Eu tinha baixado o livro para ler, pois tenho buscado histórias de pessoas que tiveram câncer, biográficas ou não, e a sinopse me pareceu bem interessante. Duas amigas minhas – que não estão com câncer –  começaram a ler antes de mim, então decidi esperar para ver se elas me recomendariam o livro ou não. Ao terminarem a leitura, as duas me disseram a mesma coisa: o livro é legal, elas adoraram a história. Mas é um livro muito deprê, que mostra muitos dramas sobre ter câncer.

Perguntei a elas “Se vocês fossem eu, vocês acham que esse seria um bom livro?” E elas disseram ” Não, de jeito nenhum!!! Eu ficaria muito triste de ler isso!!!” 

Ou seja, não estou julgando aqui a história do livro, só estou dando a dica para quem está com câncer não ler esse livro, pelo menos enquanto não estiver curado! Sei que em breve sairá nos cinemas o filme baseado no livro, que imagino que não vai ser muito diferente do clima original. Enfim, cada um é livre para escolher o que quer ler, só aconselho a quem, como eu, está com câncer e estava afim de ler o livro, para pensar se a leitura vai lhe fazer bem. Para quem quiser ler, aconselho a comprar lenços de papel e se preparar para as lágrimas!

.

.

.

. Quer mandar uma dúvida ou sugestão? Escreva para alemdocabelo@gmail.com, vou adorar responder!

– Curta a página no facebook: https://www.facebook.com/alemdocabelo

– Imagens Google, Pinterest e Tumblr

Voltar

Relacionados

  • Para ler: Minha lista de prioridades Leia Mais
  • Respiração Holotrópica – um método de autoconhecimento Leia Mais
  • Filme da semana: Sim, senhor Leia Mais

COMPARTILHE


9 respostas para “para não ler: a culpa é das estrelas”

  1. maii disse:

    Eu adorei o livro, e nem sei ao certo dizer o por que. Talvez a maneira do autor escrever, achei muito doce, meigo. Não sei, só sei que gostei. Mas realmente, chorei muito, então, pra quem passa pela mesma situação, talvez seja melhor esperar um pouquinho pra leitura!

  2. Ale Yamamoto disse:

    Eu li este livro antes de saber que estava com cancer, e chorei horrores hahah, mas o livro é lindo e eu ja emprestei para três pessoas lerem, todas adoraram.
    Agora vendo sob a perspectiva do cancer realmente não é a leitura mais recomendada, com certeza ia bater uma depressãozinha se eu o lesse hoje.
    Obrigada pelas dicas!

  3. Ivi Campos disse:

    Concordo com você. A tristeza baixa a imunidade e nesse período é bacana ler coisas mais leves, positivas… Te indico o livro AGORA OU NUNCA da Marian Keyes. É um chicLit, mas a personagem principal tem um amigo que está com Linfoma e ele é super bem humorado e atravessa o tratamento de uma forma muito legal… leia!!!

  4. Yara Jurza disse:

    Totalmente concordo! O mais difícil é filtrar as boas intenções das intenções realmente empáticas!

  5. pan disse:

    realmente deve ser uma sensação bem horrível ler esse livro quando se passa por uma situação parecida. eu, que nem tenho câncer, fiquei me sentindo péssima depois de terminá-lo ç.ç

  6. mailton disse:

    desculpa mas eu li o livro e percebo que este post é muito equivocado, tipo, você acha que um livro vai mudar o andamento de um câncer? com certeza…que não!! a Henzel a menina da história vomitaria se visse esse post, as pessoas com câncer buscam um tratamento igual, a doença não fazem delas seres fracos a partir do diagnostico, privar alguém com câncer da realidade é isolá-las em um mundo de probabilidade, elas ja lutam conta o relógio, e sites como estes fazem as se julgarem como se eles fossem o próprio câncer e elas não são, indico o livro a todos que tenham e que não tenha o câncer…como vc mesmo disse não leu o livro, leia!

    • alemdocabelo disse:

      Mailton,

      Respeito sua opinião quanto ao livro, eu mesma não disse que o livro é ruim, disse que é um livro triste e que traz uma visão pessimista sobre o câncer, o que pode influenciar SIM o andamento do tratamento. Você deve entender muito mais sobre câncer do que eu, que quase não tenho experiência no assunto, então agradeço suas explicações sobre a doença e sobre como tratar os pacientes.

      Feliz Natal!

  7. Samantha disse:

    Li o post, mas ainda assim minha curiosidade foi maior e li o livro. É bem triste e realmente não recomendado para quem está com câncer, você acaba ficando com uma certa paranoia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *