Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

23.mar.2017

Projeto Camaleão lança financiamento coletivo para criação de sua sede

Por Flavia Maoli Nenhum comentário , , , , , , ,

Hoje vim dividir com vocês uma novidade que enche meu coração de alegria! Como muitos de vocês já sabem, além de escrever aqui no blog também sou diretora presidente da ONG Projeto Camaleão: Autoestima contra o câncer, e é sobre ela que vim falar hoje.

O Projeto Camaleão começou em 2014 através de um financiamento coletivo pelo Catarse. Tudo começou quando o Leon e o Bruno, dois amigos aqui de Porto Alegre, viram meu trabalho aqui no blog. Eles me chamaram porque queriam me ajudar a fazer alguma ação social com as leitoras – e queriam saber o que eu gostaria de fazer. Naquele momento, eu tinha conhecido muitas outras pacientes através do blog, mas não tinha contato com quase ninguém pessoalmente. Eu disse que queria encontrar essas pacientes, para passar as dicas de beleza e autoestima ao vivo, como numa espécie de feira de autoestima. Eles entraram comigo na ideia, montamos o primeiro evento (que aconteceu em julho de 2014) e assim nasceu o Projeto Camaleão.

Bruno, eu e Leon no primeiro evento do Projeto Camaleão, dia 26 de julho de 2014. De lá pra cá, quanta coisa mudou além do meu cabelo! Hahaha

 

 

De lá pra cá, foram mais de 250 mulheres atendidas presencialmente em nossas feiras de autoestima, recebendo consultoria de imagem gratuita, muitos mimos de presente e fazendo amigas. Além disso, fizemos também 2 exposições fotográficas, o calendário Camaleoas contra o câncer (spoiler: vamos repetir esse ano!), três campanhas do Natalenço (onde arrecadamos e distribuímos mais de 5 mil lenços pelo país), duas participações com oficinas para crianças e adolescentes no Natal da Coragem do Instituto do Câncer Infantil e muitas outras pequenas ações.

Feira de Autoestima, onde as participantes recebem consultoria de imagem gratuita, apoio psicológico e muitos brindes.

 

Lançamento da exposição fotográfica no Shopping Iguatemi de Porto Alegre, em outubro de 2015.

 

Uma das várias entregas que fizemos do Natalenço – onde distribuímos lenços doados com cartinhas de Natal em hospitais e clínicas.

 

Oficina de customização de bonecos com a galerinha do Instituto do Câncer Infantil do RS.

 

Calendário Camaleoas contra o câncer 2017 – cuja renda também será destinada para a montagem de nossa sede física.

Agora, para comemorar nosso aniversário de 3 anos, resolvemos dar um passo adiante: queremos ter nossa sede física, que chamamos carinhosamente de Casa Camaleão. Queremos que esse seja um espaço de encontro e apoio para quem está enfrentando o câncer, seus familiares, amigos  e equipe médica. A Casa Camaleão vai ser uma espécie de clube + centro cultural + centro de tratamento complementar do câncer. Vamos ter grupos de encontro tanto para pacientes quanto para familiares, banco de acessórios (com lenços, perucas, bonés, chapéus, gorros e boinas), consultoria de imagem, aulas de automaquiagem, sarau, cursos de diversos temas (fotografia, escrita criativa, desinibição, bordado, culinária saudável, artesanato, etc), aulas de yoga, dança, treinamento funcional…e muitas outras atividades que ainda nem imaginamos! Para as equipes médicas, queremos promover palestras de capacitação com médicos oncologistas, e humanização, para termos um atendimento ainda melhor. Nossa sede física será em Porto Alegre – mas estamos preparando um site muito bacana para podermos espalhar nosso trabalho online, além de que o banco de acessórios terá distribuição para todo o país!

Dá uma olhadinha em alguns dos depoimentos de nossos participantes:

 

 

E o mais legal: queremos atender toda e qualquer pessoa diagnosticada com câncer – independente de gênero, idade, religião, classe social, tipo de câncer ou estadiamento da doença. Queremos que a autoestima seja um direito de todos que estão em tratamento contra o câncer – afinal, a vida não para e temos que aproveitá-la da melhor maneira possível!

Em novembro do ano passado, em parceria com a galera da Bem Valente, fizemos nosso primeiro encontro para homens! O Leo e o Fernando, nossos participantes, nos deram dicas bem bacanas para que consigamos trazer homens para participar do Projeto Camaleão! Quer participar? Entre em contato conosco! contato@projetocamaleao.com 🙂

Legal, né? Para que a Casa Camaleão esteja funcionando até julho (quando o Camaleão completa 3 aninhos de vida!), precisamos da sua ajuda! Quando resolvemos lançar nossa sede física, optamos por fazer novamente uma campanha de financiamento coletivo por dois motivos:

1. Queremos engajar pessoas que não têm câncer a participar do Projeto, o que ajuda a conscientizar a população em geral do problema e de quanta falta faz ter um espaço como a Casa Camaleão;

2. Alcançar mais e mais pacientes, já que o financiamento coletivo funciona no boca a boca e compartilhamento nas redes sociais. Por isso, toda ajuda é bem vinda: seja compartilhando, indicando empresas que podem ser nossas parceiras e doando! Aliás, temos recompensas muito bacanas – por exemplo, doando a partir de R$50 você tem seu nome adesivado em nossa Parede da Gratidão, como forma de agradecimento aos que colaboraram para fazer essa ideia sair do papel!

Esse financiamento coletivo é tudo ou nada – ou seja, se não atingirmos o valor que pedimos (R$37.000) não vamos receber NADA (#pausaparaopânico)! Por isso é tão importante a colaboração de todos, por menor que seja!

Toda moedinha vale para ajudar na criação da Casa Camaleão!

Nossa campanha está no Catarse no link catarse.me/casacamaleao até o dia 6 de maio – faça já sua doação, e convide seus amigos a participar também! Ter um espaço desses funcionando e melhorando a vida de tantas pessoas é a melhor maneira de colocarmos o câncer no lugar dele, não acham?! <3  Qualquer dúvida é só comentar aqui ou escrever para contato@projetocamaleao.com.

 

Beijos, 

 

Flavi

Voltar

Relacionados

  • A polêmica da carne – o que você precisa saber Leia Mais
  • Respiração Holotrópica – um método de autoconhecimento Leia Mais
  • Receitinha: requeijão vegano de manjericão Leia Mais

COMPARTILHE


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *