Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

24.ago.2016

Qual a roupa ideal para usar na quimio?

Por Flavia Maoli 1 Comentário , , , ,

Por incrível que pareça, até para fazer quimioterapia é importante pensar o que você irá vestir! Não, não estou falando apenas de aparência – mas sim se vestir algo que ajude você a ficar o mais confortável possível durante as infusões. Duvida? Aqui vão as 6 características mais importantes no seu visu da quimio:  

 

1. QUE SEJA FÁCIL DE ACESSAR O CATETER

A única vez que fiz quimio sem usar o cateter foi na minha primeira sessão – e apenas porque eu não tinha colocado o bendito ainda! Mas ninguém me avisou do pequeno detalhe de que não adianta ter cateter se você não conseguir acessá-lo, não é? Lembro que lá pela quarta quimio era um dia muito frio, típico de outono portoalegrense, e eu fui com uma blusa básica de gola alta novinha. Imaginem vocês a minha tristeza quando vi a coitada da enfermeira esgaçando minha blusa pra conseguir chegar até o cateter! Quase chorei! Hahaha

Depois desse #TRAUMA, aprendi que devemos sempre facilitar o acesso ao cateter – por isso, blusas com decote V, gola canoa ou camisas são uma ótima pedida. A enfermeira acessa o cateter com facilidade, você fica confortável, sua roupa não sofre as consequências e todo mundo sai ganhando!

 

Dupla perfeita: camisa soltinha e legging! Com um lenço bem colorido fica mara!

Dupla perfeita: camisa soltinha e legging! Com um lenço bem colorido fica mara!

 

Camisetas com decote generoso também são uma boa opção - mas se você fez mastectomia ou simplesmente não se sente confortável assim, as camisas são a solução.

Camisetas com decote generoso também são uma boa opção – mas se você fez mastectomia ou simplesmente não se sente confortável assim, as camisas são a solução.

 

A Ana Avila (do Força Gurias e do blog Gurias Bacannas) é uma que sempre arrasa nos looks da quimio!

A Ana Avila (do Força Gurias e do blog Gurias Bacannas) é uma que sempre arrasa nos looks da quimio!

 

2. QUE SEJA CONFORTÁVEL

Mesmo se sua quimio foi curtinha, ela não vai durar menos do que uma hora e meia – e isso é tempo pra caramba! No meu segundo tratamento, cada sessão durava OITO intermináveis horas! Seja qual for seu caso, você precisa do máximo de conforto possível nesse momento, seja para dormir, ler um livro, ver tevê ou jogar um joguinho no celular.

Evite roupas apertadas ou que limitem seus movimentos, como calças jeans, saias ou vestidos justos e curtos, que você vai ficar cuidando para não pagar calcinha quase que o tempo todo – principalmente se estiver em uma sala compartilhada. Eu, por exemplo, sempre ia de legging ou de saia longa – roupas que me permitiam cruzar e descruzar as pernas com facilidade, sentar de lado, deitar, etc.

 

Para aquele dia em que você quer fazer a quimio da elegância, aposte em uma camisa combinada com saia longa. Chique e mega confortável!

Para aquele dia em que você quer fazer a quimio da elegância, aposte em uma camisa combinada com saia longa. Chique e mega confortável!

 

Eu em um dos meus looks da quimio - saia longa, sapatilha e blusinha com decote V. Perfeito pra encarar 8 horas amarrada no soro!

Eu em um dos meus looks da quimio – saia longa, sapatilha e blusinha com decote V. Perfeito pra encarar 8 horas amarrada no soro!

Legging e moletom ou tricozinho são sempre uma combinação comfy deliciosa, inclusive pra fazer quimio!

Legging e moletom ou tricozinho são sempre uma combinação comfy deliciosa, inclusive pra fazer quimio!

 

3. QUE NÃO APERTE A BARRIGA

É muito comum você se sentir inchada e reter líquidos durante o tratamento – inclusive durante as sessões de quimio, já que, além do medicamento, você recebe uns bons mililitros de soro junto. Além do inchaço, a vontade de fazer xixi é visita certa durante a infusão! Por isso, procure peças que não apertem a barriga – é muito desconfortável se sentir presa e inchada dentro da própria roupa. Ficar chupando a barriga, então? NEM PENSAR!

A palavra de ordem é: CONFORTO!

 

 

4. QUE SEJA FÁCIL DE TIRAR

Se a sua quimio for dessas que dá vontade de fazer xixi a cada cinco minutos, tudo o que você não quer é ter que se despir inteira várias vezes, certo? Por isso, evite macacões e roupas que sejam chatinhas nesse tipo de situação. Também é legal pensar em poder tirar os sapatos e colocar as pernas pra cima para relaxar durante a infusão – escolha roupas que permitam que você faça isso sem preocupações (vale dar uma revisada nas meias pra não desfilar aquela meia furada carismática!).

Como eu me sinto quando... tenho que tirar TODA a roupa pra fazer um mísero xixizinho!

Como eu me sinto quando… tenho que tirar TODA a roupa pra fazer um mísero xixizinho!

 

5. QUE SEJA QUENTINHO

Lembra quando você ia sair de casa e sua mãe dizia “Leva um casaquinho”? Bem, pra fazer quimioterapia esse conselho também vale! Ouça sua mãe interior! Primeiro, porque muitas vezes o ar condicionado da sala de quimio pode estar gelado – principalmente se você estiver em um hospital ou sala muito ampla, onde não dá pra pedir pra mudar a temperatura. Passar frio é um péssimo negócio quando se está com a imunidade baixa por causa do tratamento! Por isso, leve sempre com você um casaquinho ou uma echarpe – mesmo no verão! – que você pode usar para cobrir o pescoço, a cabeça, os pés… e aguentar da melhor maneira possível suas longas horas de infusão.

Trocando o salto por uma sapatilha ou bota sem salto, essa com certeza seria uma roupa que eu teria usado em um dia de quimio!

Trocando o salto por uma sapatilha ou bota sem salto, essa com certeza seria uma roupa que eu teria usado em um dia de quimio!

 

Apesar de a blusa ser fechadinha, a Ana disse que ela estica sem sofrer! Hahaha

Apesar de a blusa ser fechadinha, a Ana disse que ela estica sem sofrer! Hahaha

 

6. QUE VOCÊ SE SINTA BEM

Afinal, não é porque você está indo pra quimio que deixou de ser você, né? Se você estiver a fim de ir de calça de moletom e camisetão, ótimo. Mas você não precisa parecer que saiu da educação física do colégio só porque tem quimio – dá pra ir confortável e estilosa sem muito esforço!

Vestido camisa também é uma ótima pedida – levando um lenço você pode cobrir as pernas, caso sinta frio!

Resumindo:

EVITE

– Calça jeans, que não permite cruzar e descruzar as pernas direito, e ainda tranca a circulação;

– Blusas ou vestidos com gola alta – se for o caso, leve uma echarpe para aquecer o pescoço, mas é importante ter acesso fácil ao cateter;

– Blusas ou vestidos com gola muito fechada – e que não cedam – dificultando o acesso ao cateter;

– Salto alto desconfortável ou sapato apertado – lembre-se que ao ficar muitas horas sentada suas pernas e pés tendem a inchar!;

– Macacão – que vai fazer você tirar toda a roupa pra fazer xixi (o que pode ser bem frequente, dependendo da quimio);

– Saias, shorts e vestidos muito curtos, que não deixem você à vontade para deitar ou esticar as pernas na poltrona;

– Calcinha modeladora, que aperta a barriga  e marca a pele.

 

APOSTE

– Camisas e vestidos com decote com botões, que facilitem o acesso ao cateter;

– Moletom ou tricô soltinho, que permita deixar o ombro de fora para fazer a infusão – e, convenhamos, ajuda a #sensualizar;

– Camisetas com decote V ou gola canoa;

– Legging não muito apertada;

– Calças de tecido soltinho, que não apertem as pernas e a barriga;

– Sapato que seja fácil de tirar e colocar, para você ficar bem à vontade durante a sessão inteira;

– Saia longa, que permite que você abra, feche, cruze, dê piruetas sem se preocupar em mostrar a calcinha;

– Lingerie confortável, como sutiã sem aro e calcinha de algodão – é dia de ficar numa relax, numa tranquila, numa boa;

– Casaquinho ou echarpe a tira-colo, para evitar sentir frio.

 

E você? Curtiu o post? Quais looks você curte usar pra ir fazer quimio? Teve algum que foi furada total (tipo a minha blusa-esgaçada-que-deus-a-tenha)? Conta pra gente aqui nos comentários!

 

Beijos, 

 

Flavi

 

 

 

Voltar

Relacionados

  • Touca gelada reduz queda de cabelo em pacientes com câncer Leia Mais
  • Respiração Holotrópica – um método de autoconhecimento Leia Mais
  • Projeto Camaleão lança financiamento coletivo para criação de sua sede Leia Mais

COMPARTILHE


Uma resposta para “Qual a roupa ideal para usar na quimio?”

  1. Leila Bertram disse:

    Nossa perfeito este post! Já aprontei uma dessas também…lá nos pela quinta sessão fui de gola alta, imagina se não aconteceu o mesmo…ficou toda esgaçada, não sei o que me deu simplesmente não pensei na hora de colocar aquela blusa pois não era a primeira sessão que estava fazendo. Sou nova por aqui mas adoro e me identifico muito com seus post. Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *