Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

14.out.2014

Se Toque!

Por Vivi 2 Comentários , , , ,

Como prometido, aqui estou para mais um post do nosso Outubro Rosa!

Tão importante quanto lembrarmos de fazer os exames anuais para prevenção e diagnóstico do câncer de mama, é a atenção que devemos dar ao nosso corpo. Muitas vezes ele dá sinais de que algo não vai bem!

A realização do autoexame das mamas é o primeiro exame a ser realizado pela própria mulher.Em 2009, foi com o autoexame que percebi uma densidade maior na mama esquerda, e posteriormente o diagnóstico de câncer de mama. Eu tinha só 23 anos – idade bem abaixo do recomendado para iniciar as mamografias – então posso dizer com certeza que o autoexame salvou minha vida! 

 

Vamos esquecer o lema de que “Quem procura acha” e trocá-lo pelo “Quem procura Cura!!!”

 

 

APRENDA AQUI O PASSO A PASSO PARA FAZER O AUTOEXAME! 

Quando fazer? Deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. As mulheres que não menstruam devem determinar um dia específico para repetir o autoexame todo o mês.

Primeiro Passo: Em frente ao espelho: 

De frente para o espelho sem roupa, observe se as duas mamas são iguais. Primeiro com os braços caídos, depois com os braços levantados e depois com as mãos apoiadas nos quadris fazendo pressão para observar se existe alguma alteração na forma ou tamanho do seio.

Procure nódulos, covinhas, enrugamento da pele ou do mamilo. Examine o mamilo para detectar alguma retração, irritação ou secreção.

Segundo Passo: No banho: 

Levante um dos braços acima da cabeça. Com os dedos estendidos(e não com as pontas dos dedos) faça movimentos circulares em cada parte do seio. Veja se pode sentir qualquer nódulo que não lhe pareça normal.

Repita esses movimentos para examinar cada um dos seios.

Terceiro Passo: Deitada

Coloque um travesseiro sob um dos ombros e levante o braço desse lado para que o seio fique uniformemente achatado sobre o peito. Com os dedos estendidos novamente, faça pressão em cada parte do seio para descobrir nódulos ou mudanças de textura. Repita o movimento no outro seio.

Não deixe de examinar a parte entre o seio e a axila.

Importante: O autoexame das mamas não substitui a consulta de rotina que deve ser feita ao ginecologista ou mastologista, frente a qualquer sinal de alarme, procure o médico.

O objetivo fundamental do autoexame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente suas mamas, saber o que é normal para si, facilitando a percepção de qualquer alteração.

Por hoje é só pessoal! Gostaram?

PADRAO FIM DO POST google e pinterest

Voltar

Relacionados

  • Conheça a Casa Camaleão – centro de convivência para pessoas com câncer Leia Mais
  • Como cuidar da pele durante o tratamento Leia Mais
  • Como misturar estampas Leia Mais

COMPARTILHE


2 respostas para “Se Toque!”

  1. ANA ALICE SILVEIRA disse:

    Parabéns, Vivi. Tenho muito orgulho da minha menina. Tornou-se uma linda e corajosa mulher. Desejo que tua vida seja cheia de momentos de felicidade, saúde e luz.

  2. […] Façam o autoexame independente da idade! Sim, ele salva vidas. Nesse site tem instruções de como fazer isso e muito mais! http://alemdocabelo.com/se-toque/#.VERBPvldWYE. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *