Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

24.fev.2014

Sobrancelha, cadê você?!

Por Flavia Maoli 5 Comentários , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Muitas pessoas relatam que perder os cabelos por causa da quimioterapia é difícil – mas perder os cílios e sobrancelhas é MUITO pior! Sem cabelo, podemos sair por aí carecas fingindo que é puro estilo, mas a falta das sobrancelhas e dos cílios deixa toda e qualquer pessoa com a tão falada Cara de Quimio. Ou Tartaruga. Ou bebê.

"Eu não sei de onde essa Flavia tirou que bebê não têm sobrancelha! Eu tenho até topete! "

“Eu não sei de onde essa Flavia tirou que bebê não têm sobrancelha! Eu tenho até topete! “

 

Logo, percebemos que esses pelinhos – que normalmente não parecem muita coisa – dão profundidade ao olhar e emolduram o rosto. A ausência deles comumente vem acompanhada de um par de olheiras – o que só piora a autoestima!

Mas calma! Atenção homens (sim, eu disse homens!) e mulheres do meu Brasil: esse caso tem solução (ou pelo menos disfarce!) Todos prontos para as dicas?

 

 

DICA 1: QUER QUE DURE? ENTÃO TIRA A MÃO! 

 

Quando começar a fazer a quimio, passe a ter alguns cuidados com seus pelos faciais. Quanto mais você manuseá-los, maiores as chances de eles caírem! Evite esfregar os olhos e as sobrancelhas. Algumas quimioterapias fazem cair todo e qualquer pelo do corpo – outras causam perdas parciais. Eu, por exemplo, perdi todo o cabelo, mas consegui salvar um pouquinho dos cílios e das sobrancelhas usando essas dicas que agora estou compartilhando com vocês!

Mulheres: não usem rímel a prova d’água!!! O produto é difícil de remover e faz com que os pelinhos caiam mais rapidamente! Além disso, utilize removedor de maquiagem bifásico (ou óleo de bebê) com cotonetes – e faça o movimento no sentido dos fios. Use essa técnica tanto para remover a maquiagem dos cílios quanto das sobrancelhas. Esse procedimento de remoção da maquiagem demora, mas vale a pena!  

 

DICA 2: ABUSE DOS ACESSÓRIOS 

 

Os óculos são os melhores aliados para quem está sem sobrancelhas – principalmente para quem não quer desenhá-las, como no caso da maioria dos homens. Mesmo que você não precise usar óculos de grau, é interessante adquirir um para fazer um estilo durante o tratamento! 

 

02258174-photo-moby

Prefira armações grossas – de acetato, por exemplo – que irão “cobrir” a área onde seria a sobrancelha.

 

Uma opção de armação mais leve é esse modelo da imagem: mais grosso na parte superior e mais leve na parte inferior!

Uma opção de armação mais leve é esse modelo da imagem: mais grosso na parte superior e mais leve na parte inferior!

O mesmo vale para as mulheres. Veja que essa armação praticamente cobriu toda a sobrancelha da modelo.

O mesmo vale para as mulheres. Veja que essa armação praticamente cobriu toda a sobrancelha da modelo.

Esse truque funciona também para quem tem sobrancelhas muito clarinhas: a armação emoldura o olhar e dá um up no visual!

Esse truque funciona também para quem tem sobrancelhas muito clarinhas: a armação emoldura o olhar e dá um up no visual!

 

Você não precisa gastar uma fortuna em uma armação se não for usar depois – só tenha certeza de que as lentes do óculos são boas para não prejudicar a visão!

 

 

DICA 3: VOCÊ PODE DESENHÁ-LA

 

Existem três maneiras seguras de desenhar a sobrancelha durante a quimioterapia: com lápis, com sombra ou com henna. Qual a melhor maneira? Não sei, cada um sabe de si! Mas aqui vão alguns pontos a serem considerados sobre cada técnica:

a)      Sombra marrom opaca: você pode utilizar uma sombra marrom opaca de qualquer marca – existem diversas opções no mercado, com preços variados. Lembre-se apenas de escolher uma sem brilho algum! Além disso, fique atenta ao tom de marrom escolhido: se sua sobrancelha for loira ou ruiva, escolha um tom de marrom puxando para o bege; se você for castanha, ou negra, pode optar por um tom de marrom mais escuro. Já falei sobre esse tema aqui. 

Diversas marcas, diversos preços!

Diversas marcas, diversos preços!

b)      Kit duo para sobrancelhas: existem no mercado algumas marcas de kits de sombras especiais para sobrancelhas. Esses kits são bons – pois vêm com dois tons de sombra marrom opaca – e duram um tempão. Eu uso o Kit Duo da Contém 1g – tenho desde 2011 e ele continua perfeito!

82270

c)      Lápis para sobrancelha: diversas marcas de maquiagens têm disponíveis lápis para desenhar a sobrancelha. Esses lápis funcionam bem para quem já estava acostumada a desenhar a própria sobrancelha antes do tratamento – ou para quem tem sobrancelhas bem fininhas. Confesso que não gosto do resultado em mim – me sinto melhor utilizando uma sombra para desenhá-las.

 

Existem muitas marcas de lápis para sobrancelha - sinceramente, não sei dizer qual a melhor!

Existem muitas marcas de lápis para sobrancelha – sinceramente, não sei dizer qual a melhor!

d)      Lápis 6B: sim, é possível fazer o desenho da sobrancelha utilizando um lápis 6B (disponível em qualquer papelaria). Porém, essa é uma opção para mulheres que tenham sobrancelhas e pele escura ou negra – nas de pele clara o efeito pode ficar muito marcado e exagerado. O lápis 6B funciona bem para disfarçar falhas pequenas entre os pelos da sobrancelha escura, não para fazer o desenho de uma sobrancelha muito falhada.

Tem quem goste de usar lápis 6B na sobrancelha... não é pra mim!

Tem quem goste de usar lápis 6B na sobrancelha… não é pra mim!

e)      Henna: aplicar henna pode ser uma ótima opção para quem está em tratamento. Faça o desenho com uma profissional especializada – não tente fazer em casa. Para quem está sem nenhum pelo, a henna cria um desenho na pele que dura alguns dias ou semanas – dependendo da pele. Em peles muito oleosas, a tinta sai em poucos dias; em peles mais secas, a maquiagem pode durar até duas semanas. Para quem tem algum pelo restante, a henna “gruda” no pelo, deixando-o com aspecto encorpado – o que acaba deixando o efeito bem natural por várias semanas. 

Achei essa imagem nesse blog, dá pra ver bem o processo: logo após a aplicação, tanto a pele quanto os pelos ficam pintados de marrom - mas uns dias depois apenas os pelinhos ficam com tinta, e o resultado fica bem natural! (OBS: a sobrancelha pretona é só durante a aplicação, ok? Ninguém vai pra casa com isso na cara!)

Achei essa imagem nesse blog, dá pra ver bem o processo: logo após a aplicação, tanto a pele quanto os pelos ficam pintados de marrom – mas uns dias depois apenas os pelinhos ficam com tinta, e o resultado fica bem natural! (OBS: a sobrancelha pretona é só durante a aplicação, ok? Ninguém vai pra casa com isso na cara!)

 

DICA 4: Não é aconselhado fazer maquiagem definitiva ou micropigmentação durante o tratamento oncológico, pois esses procedimentos podem causar inflamações – o que é muito arriscado quando se está com a imunidade baixa. Se quiser fazê-lo, consulte seu oncologista antes para saber se ele aprova a ideia. Lembre-se que qualquer inflamação pode tornar-se uma complicação desnecessária durante o tratamento.  

 

Espero ter ajudado! E lembrem que, logo que o tratamento acaba, as sobrancelhas e os cílios são os primeiros a nascer – junto com outros pelos não tão agradáveis!!! Mas isso já é assunto pra outro post!

.

.

.

– Quer mandar uma dúvida ou sugestão? Escreva para alemdocabelo@gmail.com, vou adorar responder!

– Curta a página no facebook: https://www.facebook.com/alemdocabelo

– Fonte das Imagens: Google e Tumblr 

Voltar

Relacionados

  • Conheça a Casa Camaleão – centro de convivência para pessoas com câncer Leia Mais
  • Como cuidar da pele durante o tratamento Leia Mais
  • Como misturar estampas Leia Mais

COMPARTILHE


5 respostas para “Sobrancelha, cadê você?!”

  1. Alessandra disse:

    Com certeza perder as sobrancelhas foi pior que perder o cabelo rs. As minhas demoraram mas acabaram caindo… Obrigada pelas dicas Flavia!

  2. Alessandra disse:

    Flávia olhe este vídeo sobre como desenhar sobrancelhas que ótimo:
    http://www.youtube.com/watch?v=U4lajZWeEyE#t=337

  3. Ola minha querida! Sou mastologista e tento ajudar minhas pacientes com esses cuidados referentes a aparência durante o tratamento. Fiz um manual de dicas e cuidados durante a quimio, e gostaria de colocar o link para seu blog, que é muito legal!! Vc autoriza?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *