Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

06.fev.2017

TEDx Talks pra derrubar preconceitos, estigma e discriminação

Por Luci Nenhum comentário , , , , , ,

Preconceito, estigma e discriminação enfraquecem a possibilidade de pessoas que estejam passando ou já tenham passado pelo tratamento do câncer se manterem saudáveis e felizes.

 

O preconceito é uma manifestação da ignorância humana. As pessoas criticavam as coisas/pessoas que não conhecem e nelas colocam defeitos, pois não são capazes de entender aquele universo novo à sua frente.

Preconceito é ignorância.

 

O preconceito é a mola central e o reprodutor mais eficaz da discriminação e de exclusão, e, portanto, da violência.

 

O estigma relacionado ao câncer refere-se às crenças, atitudes e sentimentos negativos em relação às pessoas vivendo com câncer (como também em relação seus familiares e pessoas próximas). O estigma refere-se a inabilitar um indivíduo à aceitação social plena. O estigma de morte ainda envolve a doença. O maior problema é que, quando se trata de câncer, o preconceito é velado – e muitas vezes nem a pessoa que está sofrendo preconceito toma consciência de que está sendo vítima. Exemplos?

– Você descobriu que está com câncer e seus “amigos” simplesmente sumiram, ou;

– Você descobriu que está com câncer e agora o único assunto que seus amigos e familiares puxam com você é sobre a doença ou dicas de curas milagrosas;

– Você se sente super disposto, mas todo mundo te trata como se você estivesse incapaz, não lhe deixando nem servir um copo d’água;

– Você está andando de máscara na rua e as pessoas olham com cara de nojo e desviam, achando que você pode transmitir alguma doença;

– Você está andando careca ou de lenço na rua e as pessoas olham com carinha de pena, ou até vêm falar com você e receitar alguma cura milagrosa;

– Você sabe que, em uma entrevista de emprego, se o assunto “doenças” surgir você vai ficar em desvantagem em relação aos concorrentes que não tiveram câncer e têm um currículo semelhante ao seu;

– Seu parceiro(a) usa sua doença como desculpa para não estar mais com você, como se você estivesse morrendo agora mesmo – quando, na verdade, ele (a) já queria pular fora fazia tempo mas não tinha coragem;

– Você tem menos de 50 anos e as pessoas (leigas) acham que você é um extraterrestre por ter tido câncer tão jovem – quando, na verdade, somos milhões!

Pois é, se você já passou por alguma dessas situações, eu sinto lhe informar que você já foi vítima de preconceito por ter tido câncer! Mas, a boa notícia, é que não estamos sozinhas – e juntas somos mais fortes! 

Uni-vos, manas!

Os TEDx Talks abaixo falam do tratamento diferente dado a pessoas baseado em sua saúde, idade, orientação sexual, religião, cor da pele, nacionalidade ou profissão. Ao assistir os videos é possível ganhar novas perspectivas sobre como combater preconceito, estigma e discriminação.

1 – Um outro olhar sobre o câncer | Patrícia Muniz | TEDxJoaoPessoaSalo, 2016

Em sua talk, Patrícia vai lançar outro olhar sobre alguns estigmas da doença, e como isso a ajudou a rir e se libertar de fardos desnecessários. Sertaneja do Ceará, radicada em Recife há 20 anos e analista de sistemas, teve contato com o câncer desde a infância, através de casos de família ou de amigos muito próximos – e descobriu seu próprio câncer de mama aos 36 anos.

2 – Velho? Velho é o seu Preconceito! | Ir. Daiene Fontenele | TEDxBlumenau, 2015

Irmã Daiene fala sobre pessoas com cabelos tingidos em prata. Ela argumenta que os idosos são marginalizados devido ao local onde estão hospedados. Mais adiante, ela menciona que eles são, de fato, livros vivos falantes. Quando foi a última vez que você parou para ouvir as histórias de pessoas idosas?

 

3 – É Hora de Apoiar as Diferenças | Lorelay Fox | TEDxSaoPauloSalo, 2016
Lorelay usa a reflexão crítica e a educação como ferramentas para quebrar as barreiras do preconceito. Lorelay Fox é Drag Queen há mais de 10 anos e se destaca no YouTube, em seu “Canal Para Tudo”. Danilo Dabague, o criador da Lorelay Fox, é publicitário e professor de design e photoshop além de empreender o canal no Youtube.

4 – Como usar a ciência para estudar o preconceito | Airi Sacco | TEDxUFRGS, 2015

O preconceito racial é uma realidade: ele influencia decisões, determina preferências e molda vidas. Para Airi, o preconceito racial pode ser, além de um fato, um objeto da ciência. Nessa apresentação, a pesquisadora compartilha suas descobertas mais recentes e nos conta a história emocionante que motivou a escolha desse campo.

5 – Imigração e preconceito | Eduardo Zanatta | TEDxUDESCJoinville, 2016
Para mudar o mundo não é necessário viajar pelo globo todo – a mudança pode começar pelo seu bairro. É com esta mensagem que Eduardo Zanatta fala do trabalho que realiza com imigrantes haitianos no litoral de Santa Catarina.  Zanatta conta histórias de preconceito sofrido pelos imigrantes no Brasil e faz um paralelo com o preconceito que brasileiros sofrem em outros países.

6 – How We Can Reduce Prejudice with a Conversation | David Fleischer | TEDxMidAtlantic, 2016 

(EM INGLÊS) Depois de uma votação que proibiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo na Califórnia, David Fleischer e sua equipe no Centro LGBT de Los Angeles começaram a descobrir por que, e tentam reduzir o preconceito indo de porta em porta. Poderiam mudar a mente das pessoas com uma conversa? A resposta surpreendeu a todos.

 

7 – Fighting stigma and prejudice | Judi Challiner | TEDxPrague, 2014 
(EM INGLÊS) O pai de Judi era um judeu tcheco que sobreviveu ao Holocausto, e a mãe de Judi era inglesa. Os primeiros quarenta anos da carreira de professora de Judi foram marcados pelo trabalho em escolas em partes socialmente desfavorecidas de Manchester, Reino Unido. Nas últimas décadas seu trabalho foi em Praga, em escolas internacionais e públicas. Judi é uma entusiasta da educação inclusiva e experiencial para todos – muitas vezes de fato se viu frente ao medo, ignorância e preconceito, que são um terreno fértil para o estigma.


8 – Combating Prejudice with Art | Abdul Abdullah | TEDxYouth@Sydney, 2015

 

(EM INGLÊS) Como filho de um australiano de sexta geração e um muçulmano da Malásia, Abdul Abdullah oferece uma perspectiva única sobre as idéias sobre a cultura australiana contemporânea e o que significa ser um jovem muçulmano australiano hoje. Aqui Abdul mostra e explica sua incrível arte fotográfica. Ele é um artista de Perth cuja prática explora a identidade e a experiência de membros marginalizados da comunidade australiana. Suas obras são impulsionadas pelo simbolismo e pela experiência pessoal.

 

9 – Modern Discrimination: Subtle but Significant: Mikki Hebl at TEDxRiceU, 2013
(EM INGLÊS) Muitas manifestações de discriminação são impedidas por lei atualmente. No entanto, formas sutis de discriminação são difundidas e implementadas nas interações interpessoais cotidianas. Essas micro-transgressões, incivilidades e outros preconceitos interpessoais negativos são sutis, mas muito profundos tanto em sua manifestação como em suas implicações. Mikki Hebl, professora de psicologia e gestão na Universidade Rice, estuda este tipos de discriminação, bem como estratégias para reduzi-la.


10 – Destroying the Stigma Around Mental Disorders | Ariel Rubin | TEDxClarkUniversity, 2015

(EM INGLÊS) Alguém em sua vida pode estar sofrendo de uma doença mental e você pode nem sequer sabê-lo. Por quê? Eles podem estar escondendo a doença porque estão aterrorizados com o estigma desses distúrbios. Se você realmente quer ser um verdadeiro amigo, ouvir esta palestra pode ajudá-lo a aprender a destruir esse estigma e defender seu amigo.

11 – Rompiendo las barreras del estigma: Montse Neira en TEDxArroyodelaEncomienda, 2015

(EM ESPANHOL) Desde 1989 Montse Neira se envolveu em prostituição. Participa de debates sobre a prostituição e oficinas abertas de assuntos diferentes, pertencentes a disciplinas como a antropologia, serviço social e sociologia. A mensagem de Montse Neira é sobre auto-aperfeiçoamento, romper barreiras e limites em um contexto social aparentemente intransponível.

 

E aí, o que você achou deste post? Gostou destes TEDx Talks também?

Aqui no Além do Cabelo a gente acha que as melhores conversas acontecem depois da publicação dos posts e nos divertimos bastante com os comentários. Então, por favor, escreva aí embaixo!

Até o próximo post!
Beijos,
Luci

Voltar

Relacionados

  • A polêmica da carne – o que você precisa saber Leia Mais
  • Respiração Holotrópica – um método de autoconhecimento Leia Mais
  • Projeto Camaleão lança financiamento coletivo para criação de sua sede Leia Mais

COMPARTILHE


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *