comidinha para aumentar a imunidade

Comer bem é importante, sempre! Durante a quimio, a alimentação se torna mil vezes mais relevante, pois existem alimentos que ajudam a aumentar a imunidade (e também, existem os que a diminuem!!), que são nossos aliados. Existe ainda algo muito importante, que é a sinergia dos alimentos, ou seja: a maneira como eles interagem pode potencializar ou diminuir os benefícios de cada um, e isso deve ser levado em conta na hora de misturá-los.

Resolvi ir colocando aqui algumas receitas simples (simples mesmo) para dar um up na imunidade e ajudar o corpo a se recuperar mais rápido!

ADC espag

 

PRATO DO DIA: ESPAGUETE INTEGRAL COM SARDINHA (para 2 pessoas)

Ingredientes:

– 1 lata de sardinha

– 250 g de espaguete integral (pode ser penne ou outro tipo, desde que seja integral!)

– 2 tomates sem casca (ou 2 tomates orgânicos bem lavados com casca) picados

– 2 cebolas roxa picadas

– 3 dentes de alho picados

– sal marinho

– pimenta preta

– azeite de oliva extravirgem

– queijo ralado

Preparo:

Coloque água filtrada para ferver em uma panela. Quando a água estiver fervendo, coloque um filete de azeite de oliva, uma pitada de sal marinho e a massa. Deixe cozinhar até que a massa aceite ser espetada por um garfo (desculpem, não sei falar isso de um jeito bonito hehehe). Quando estiver no ponto, retire a massa da água com ajuda de um escorredor, e dê um choque nela com água fria (assim ela pára de cozinhar).

Em uma outra panela, coloque para esquentar um filete de azeite de oliva. Em seguida, coloque as cebolas picadas e o alho, e deixe dourar. Adicione os tomates picados, mexendo com as cebolas e o alho. Quando o tomate tiver amolecido, adicione a sardinha (pode deixar uma parte do óleo da embalagem se misturar na panela) e esmague-a, misturando com o restante. Adicione uma pitada de pimenta preta, mas cuidado pra não exagerar!

Sirva a massa com o molho por cima,  e adicione um pouco de queijo ralado.

Pronto =)

Bebida sugerida: um copo d’água mineral com meio limão espremido.

 

Por que essa comidinha faz bem? 

– Porque sardinhas são a fonte mais barata de ômega-3, que diminui o colesterol e os triglicerídeos, têm proteínas e propriedades anti inflamatórias!

– Porque tomates são ricos e licopeno, que é um poderoso antioxidante. O licopeno é potencializado quando os tomates estão aquecidos, por isso é melhor consumi-los em molhos do que crus. Estudos mostram que o consumo de tomate pode reduzir em 20% o risco de câncer de pulmão ou próstata!

– Porque alho e cebola ajudam muito a aumentar a imunidade, e devem ser consumidos diariamente.

– Porque precisamos comer carboidratos integrais todos os dias, evitando ao máximo os “brancos” (farinhas, açúcares, massas refinadas). A diferença de sabor do espaguete integral pro “normal” é quase nenhuma, então não custa fazer essa mudança!

-Porque essa comidinha vai ser feita com amor e carinho, preparada para nutrir e mimar o corpo, e isso faz toda a diferença!!

– Quer mandar uma dúvida ou sugestão? Escreva para alemdocabelo@gmail.com, vou adorar responder! 

8 comentários sobre “comidinha para aumentar a imunidade

  1. Adorei tudo é muito bom saber que existem pessoas que estão passando por isso e se preocupam em saber noticias para nos ajudar 🙂

  2. Amei o post, principalmente o final explicando os benefícios dos alimentos e do modos de preparo!! Também já inclui os carbos integrais na minha alimentação e acho uma delícia! Nem noto o gosto diferente na massa! 🙂 Beijo!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s