com que roupa eu vou? – inverno congelante

Normalmente o inverno é a estação das roupas mais bonitas, mas permanecer elegante nos dias frios durante a quimio não é uma tarefa muito fácil. Se vamos usar lenço no cabelo, colocar outro para proteger o pescoço fica meio estranho, meio estilo andarilho do deserto; se vamos colocar peruca temos que cuidar a gola da roupa para não criar um “ninho de rato” na nuca… aff, não é fácil essa vida!! Mas calma! Aqui vão algumas dicas pra esses dias congelantes.

Quando for usar lenço na cabeça…

O ideal é usar uma blusa de gola alta ou um casaco que tape bem o pescoço, pra não ter perigo de passar frio e pegar resfriados. Parece conselho de mãe né, mas vale a pena se tapar bem! Uma blusa de gola alta simples já resolve a questão, de preferência em cor neutra (branco, preto, cinza, bege) para poder varias as combinações! Um casaco bem quentinho por cima (e talvez uma segunda pele por baixo hehehe), calça e bota e ponto! Quanto ao lenço, separei em duas categorias:

a. Lenço liso

Lenços com apenas uma cor combinam com quase tudo!! Se a roupa for neutra, sem estampas, o ideal é que o lenço seja de uma cor diferente das da roupa, para criar contraste. Usar o lenço na mesma cor da blusa (por exemplo lenço azul e blusa azul) fica meio “conjuntinho”, pode ficar legal mas tem que cuidar para não ficar brega. Se a roupa for estampada, aí sim o melhor é escolher um lenço cuja cor esteja na estampa, e de preferência que não seja a cor principal!

Uma roupa básica como essa combina com qualquer lenço, inclusive os estampados! Os acessórios (sapato e bolsa, principalmente) é que comandam a produção: se forem coloridos, pedem lenços com cores neutras (preto, branco, bege, marrom); se forem neutros, os lenços com cores vivas ficam lindos!
Uma roupa básica como essa combina com qualquer lenço, inclusive os estampados! Os acessórios (sapato e bolsa, principalmente) é que comandam a produção: se forem coloridos, pedem lenços com cores neutras (preto, branco, bege, marrom); se forem neutros, os lenços com cores vivas ficam lindos!
Lenço ideal: liso bege, branco ou caramelo (alaranjado). Lenço azul ou preto também combina, mas deixa o visual mais apagadinho, pois são as cores predominantes na roupa.
Lenço ideal: liso bege, branco ou caramelo (alaranjado). Lenço azul ou preto também combina, mas deixa o visual mais apagadinho, pois são as cores predominantes na roupa.

b. Lenço estampado

Os lenços estampados são meus preferidos, porque dão muita personalidade ao visual. Mas sempre lembrando: roupa estampada pede lenço liso! Se a roupa for básica, aí fica mais fácil ousar nos lenços estampados! Claro que dá pra usar estampa no lenço e na roupa, mas isso é mais complicado de fazer (eu mesma não me arrisco muito). E para não ter erro, se quiser usar uma roupa colorida (sem estampa), procure um lenço de cores neutras (uma estampa preto e branco, por exemplo), ou um lenço que tenha a mesma cor da roupa na estampa, sem ser a cor principal (como no exemplo acima, da roupa estampada).

Se a roupa for básica, o lenço pode ter qualquer estampa!
Se a roupa for básica, o lenço pode ter qualquer estampa!
Uma roupa de cor mais vibrante pede um lenço neutro. As estampas preto e branco são muito fáceis de combinar!
Uma roupa de cor mais vibrante pede um lenço neutro. As estampas preto e branco são muito fáceis de combinar!

Dica: se o tecido do lenço for fininho é melhor usar uma touca de meia calça por baixo (dessas que se usa embaixo da peruca), para não perder calor pela cabeça.

Quando for usar peruca….

Nos dias muito frios, a peruca dá uma bela ajuda esquentando a cabeça (o que no verão é torturante). Porém nem tudo é perfeito, e a peruca também pode ser meio complicada de combinar com as roupas de esquimó.

O que eu não recomendo: usar gola alta volumosa, cachecol ou lenço no pescoço se estiver usando peruca com cabelo comprido. A peruca vai ficar uma massaroca na parte de trás, por causa do atrito. Além disso, quando for virar a cabeça para os lados a peruca pode desestabilizar por causa da roupa travando o movimento. E não existe coisa mais angustiante do que uma peruca que ameaça cair!

Solução: quando for usar peruca com cabelos compridos, escolha golas altas sequinhas, que não façam muito volume. Ou escolha uma peruca com cabelo mais curto (acima do ombro), que resolve o problema. Outra saída pode ser fazer um rabo de cavalo baixo lateral ou uma trança na peruca (mas só as que tem cabelo comprido o suficiente dão essa opção).

Dica: se estiver muito frio, ou se quiser ter certeza que a peruca não vai sair do lugar com o vento, combine-a com um gorrinho de lã, crochê, boina, chapéu, faixa de cabelo… Além de dar mais segurança, esses acessórios também deixam a peruca com um aspecto mais natural, pois escondem a raiz do cabelo, que é o “ponto fraco” da maioria das perucas.

E ai... será que esse cabelo é peruca? ;)
E ai… será que esse cabelo é peruca? 😉

Quando quiser usar um cachecol, lenço no pescoço ou gola volumosa…   

Tem dias em que não tem jeito: precisamos de um cachecol bem quentinho! Ou então queremos usar um blusão com uma gola volumosa bem linda, mas aí não podemos esquecer que a careca também congela… e aí, o que fazer? Bom, nessas situações existem algumas opções legais:

1. Gorrinhos de lã

Nesse inverno eu ando muito fã dos gorrinhos! Além de serem muito práticos, me permitem sair mais quentinha, o que é ótimo pra minha imunidade! Eu prefiro os gorrinhos que ficam folgados na parte de trás da cabeça do que os mais justinhos (tipo touca), porque eles criam volume, parecendo que tem cabelo ali embaixo. Se você for usar um gorrinho cujo ponto do tricô ou crochê é mais aberto, coloque a touca de meia calça por baixo, porque o vento passa pelos buracos da malha e gela a cuca!

2. Gorrinho de lã + aplique de franja

Ontem eu descobri um acessório que vai revolucionar minha vida nos próximos meses! Comprei um aplique de franja, vocês conhecem? Pretendo falar sobre ele nos próximos dias, então não vou entregar o jogo todo aqui agora. Para quem já conhece, o aplique é uma ótima opção para ser combinado com um gorrinho de lã: a franja fica super estilosa e todo mundo acredita que realmente é cabelo! Hoje até recebi elogios pelo meu novo cabelo loiro! Hehehe A vantagem dele em relação à peruca, nesse caso, é que ele não faz volume na parte de trás da cabeça (porque, bem..não tem cabelo ali!) então não faz bagunça com o cachecol ou a gola.

3. Turbantes 

Quando você for usar um turbante, precisa repetir um mantra mentalmente: “Sou poderosa, sou uma diva!” O turbante realmente dá essa sensação, tanto pra quem usa, quanto pra quem olha. Dia desses, saí de gola alta e turbante. Confesso que me achei meio poderosa demais assim, não é muito meu estilo, mas ficou bem bonito! Algumas criancinhas ficaram me olhando na rua, aí aproveitei pra fazer cara de Cruela Cruel, tenho certeza que elas ainda vão lembrar muito de mim. hehehehe

Existem turbantes prontos, que vêm como uma touca (é só colocar na cabeça), mas não são muito fáceis de encontrar. Dá para fazer várias amarrações com lenço que ficam ótimas, aqui vou deixar dois exemplos:

Esse é um turbante bem fácil de fazer! Você vai precisar de um lenço retangular comprido, cuja largura consiga cobrir toda a cabeça (no caso da modelo da foto, o lenço ficou na medida exata - o ideal é que sobre tecido para tapar a cabeça!). Passe o lenço pela nuca, dê um nó na testa, e vá esticando o restante do tecido sobre a cabeça, prendendo as pontas e laterais na "faixa" que ficou amarrada na cabeça.
Esse é um turbante bem fácil de fazer! Você vai precisar de um lenço retangular comprido, cuja largura consiga cobrir toda a cabeça (no caso da modelo da foto, o lenço ficou na medida exata – o ideal é que sobre tecido para tapar a cabeça!). Passe o lenço pela nuca, dê um nó na testa, e vá esticando o restante do tecido sobre a cabeça, prendendo as pontas e laterais na “faixa” que ficou amarrada na cabeça.
Video que ensina a amarração: https://www.youtube.com/watch?v=fZAc884VHTg
Video que ensina a amarração: https://www.youtube.com/watch?v=fZAc884VHTg

Bom pessoal, já me prolonguei bastante por hoje! Espero ter ajudado vocês a passar menos frio nesse inverno!

. Quer mandar uma dúvida ou sugestão? Escreva para alemdocabelo@gmail.com, vou adorar responder!

– Curta a página no facebook: https://www.facebook.com/alemdocabelo

Um comentário sobre “com que roupa eu vou? – inverno congelante

  1. eu queria muito gostar de lenços ou turbantes, mas não sei, tenho uma coisa com eles!
    acabo sofrendo um bocado no inverno por causa da careca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s