cartão câncer: faça já o seu!

Em seu livro “Cancer, e agora?”  a americana Kris Carr fala sobre o tal Cartão Câncer. Achei muito interessante o nome que ela usou, e decidi compartilhar aqui! Se você está com câncer, pode até não saber o que é, mas certamente já usou o seu. Se não usou ainda, está na hora de conhecer!

Esqueça tudo o que você sabe sobre cartões de crédito: o Cartão Câncer te dá vantagens como nenhum outro!
Esqueça tudo o que você sabe sobre cartões de crédito: o Cartão Câncer te dá vantagens como nenhum outro!

VOCÊ PODE USAR SEU CARTÃO CÂNCER PARA: 

* Comprar algo que sempre quis ter ou fazer: pode ser uma bolsa, um sofá de veludo, uma joia, um conjunto novo de lingerie. Pode ser uma viagem que vem sendo adiada há anos – e que talvez tenha que esperar o fim do tratamento para acontecer, mas por que não planejá-la agora?  Não importa o tamanho nem o valor do item, pode ser uma coisa boba até! Faça como as modelos da L’Oreal e diga “Porque eu mereço!“!

* Dar um upgrade na casa: já que você vai ter que ficar tanto tempo em repouso, vale a pena tornar sua casa um lar bem confortável! Invista em lençóis, luminárias, almofadas, qualquer item que torne o ambiente mais agradável. Qualquer pequena mudança já faz mágica: umas velas no banheiro ou um porta retrato com uma foto da família já está valendo!

* Comer em bons restaurantes e se permitir comer doces e delícias, mas sem abusar, é claro! De vez em quando, permita-se sair da dieta e aproveitar os benefícios da gula, principalmente nos dias em que os enjoos da quimio dão trégua!!! Aproveite!

* Se livrar de compromissos sociais chatos, como aniversário da sogra, reunião de condomínio. Quem nunca inventou uma desculpa pra fugir disso?

* Investir na sua auto estima: esse é um bom momento pra se permitir gastar com maquiagens, roupas, lenços, perucas, cremes, massagens… Sempre quis fazer terapia, mas achava que é muito gasto? Essa é a hora certa para se permitir isso! Obviamente, não vale a pena entrar no vermelho pra manter a auto estima em dia, cada um tem que saber que mimos cabem dentro do limite de seus outros cartões de crédito!

* Tirar férias! Mesmo que não seja espontaneamente, esse período de tratamento pode ser considerado umas pseudo férias. Aproveite para descansar, dormir a tarde toda, ver filmes, ler livros, coçar! Faça tudo sem culpa! Depois que nos tornamos adultos, se dar uma folga dá quase que uma sensação de culpa, de que deveríamos estar produzindo algo, trabalhando. Foda-se! Alguns dias foram feitos para serem gastos na horizontal, com o controle remoto na mão. Considere isso um luxo!

*Usar o preconceito dos outros a seu favor. Muitas pessoas acham que porque estamos com câncer estamos incapacitados e passamos o dia deitados na cama, sendo carecas e tristes! Pois bem, já que não podemos mudar a visão dessas pessoas, podemos usá-la a nosso favor! Como? Quando estiver lidando com uma pessoa desse tipo, aproveite para se esquivar de tudo o que não lhe interessa! Diga, por exemplo “Desculpa, Fulana, mas não posso comparecer ao seu incrível chá de panela, o médico não me liberou para sair essa semana… Você entende, né?”. A Fulana vai entender.

cartao cancer

VOCÊ NÃO PODE USAR SEU CARTÃO CÂNCER PARA:

* Ser grosseiro com as pessoas. Ninguém tem culpa por estarmos com câncer, então não adianta sair por ai distribuindo coices! Mudanças de humor acontecem durante o tratamento, tanto por causa do estresse todo como por causa das medicações, que mudam a química do corpo. Existem bons remédios para isso, converse com seu oncologista. Se você estiver sentindo que precisa muito xingar alguém e botar a raiva pra fora, aproveite para tentar cancelar alguma conta por tele atendimento, principalmente se for de telefone ou internet!

* Enfiar o pé na jaca. Ok, comer uma delícia vai lhe fazer bem! Mas a delícia não pode substituir refeições, nem ser uma caixa de delícias!!! Lembre-se que manter o corpo bem nutrido ajuda a combater o câncer e a lidar melhor com o tratamento! E quando eu falo delícia, quero dizer doces e salgados: pizzas, lasanhas, chocolate, pastel, batata frita, churrasco… Lembre de mais duas coisas: seu fígado já está sob estresse suficiente por causa da quimio (então não abuse das gorduras), e engordar durante o tratamento não vai fazer bem à sua auto estima!

Quem nunca?
Quem nunca?

* Falir. Existe um limite entre fazer compras que dão prazer e contrair dívidas que vão tirar seu sono! Saiba os limites do seu bolso, e se permita pequenos luxos de acordo com o seu orçamento! Também não precisa fazer todas as compras ao mesmo tempo – você vai aproveitá-las melhor se tiver uma ou duas novidades por vez!

* Ser egocêntrico. Tudo bem que você está doente e merece atenção de seus amigos e familiares. Mas, por incrível que pareça, o mundo não para porque estamos doentes, muito menos a vida das pessoas! Todos temos problemas, em maior ou menos grau, e cada um valoriza suas próprias dificuldades conforme lhe convém. Não seja insensível em relação aos problemas de quem te ama, dê apoio, console, seja presente. Mas também não aceite que as pessoas venham jogar problemas bobos em cima de você! Seus ouvidos nunca foram penico – muito menos agora! Se uma situação de abuso acontecer, não se constranja em usar o seu Cartão Câncer para fugir dela!

* Fugir de compromissos importantes. Existem momentos que são muito importantes nas nossas vidas e nas vidas de pessoas que amamos. Casamentos, formaturas, batizados, funerais. Até mesmo eventos que não parecem tão importantes assim pra nós, podem significar muito para outras pessoas, e a nossa presença é insubstituível. Saiba quais eventos você pode faltar e para quais você vai precisar fazer um esforcinho extra para comparecer. Se realmente não puder ir, faça-se presente de alguma maneira: mande flores, telefone, faça uma visita à pessoa quando você puder. Valorize as pessoas de valor e entenda a importância que você tem nas vidas delas.

* Não fazer mais nada além de ter câncer. Ok, você está doente, o tratamento é pesado, o corpo cansa. Mas o mal estar não precisa se prolongar durante todo o tratamento – existem muitos dias nos quais nos sentimos muito bem, obrigado! Aos poucos, você vai descobrindo quantos dias depois das quimios você volta ao normal, e aí não fique inventando desculpas para não viver! Quanto mais você se mexer, mais ágil ficará! Faça o que estiver ao seu alcance, seja dar uma volta na quadra, lavar a louça, levar o cachorro na pet shop. O que não pode é ficar parado, tendo pena de si mesmo e fazendo os outros de empregados!

Aproveite e adquira hoje mesmo o seu Cartão Câncer! Válido em todo Brasil e no mundo, enquanto durar seu tratamento!

.

.

.

– Quer mandar uma dúvida ou sugestão? Escreva para alemdocabelo@gmail.com, vou adorar responder!

– Curta a página no facebook: https://www.facebook.com/alemdocabelo

5 comentários sobre “cartão câncer: faça já o seu!

  1. Adorei o seu texto, ri muito e já comecei a usar o meu cartão. Acho q dei uma pequena exagerada nas guloseimas, mas já voltei a dieta!! rsrs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s