cateter, seu amigo do peito!

Quando fui fazer minha primeira quimio, lá em meados de 2011, a enfermeira me falou que o ideal seria usar um cateter. Um cateter? Como assim? Ela me trouxe uns folhetos explicativos ilustrando como funcionava, como era implantado e o resultado estético do procedimento. Minha primeira reação foi dizer que NÃO, por nada no mundo eu colocaria um pequeno alien dentro do meu peito!!!

Começamos a aplicação da quimio, e em poucos minutos a veia por onde a medicação estava entrando começou a coçar, e um hematoma foi surgindo, mostrando exatamente o caminho que a caminho estava fazendo pelo braço… era recém a primeira quimio – eu ainda ia encarar mais 15 aplicações!!! Moral da história: na mesma hora aceitei colocar o cateter!!!

COMO FUNCIONAM OS CATETERES

O cateter é colocado através de uma incisão, um corte na pele, que pode ter de dois a alguns centímetros de largura (dependendo do tipo de cateter). Esse procedimento é feito em bloco cirúrgico com anestesia local, sendo que, para alguns tipos de cateter, é usada também sedação – que faz a alegria da galera, né? Nada melhor do que dar uma dormidinha e não ver nada!

Ou ficar loucona e divertir a equipe durante o procedimento (sem lembrar de nada depois!)

O cateter é ligado à uma artéria, que tem grande fluxo de sangue, e faz com que a medicação corra mais rápido pelo sistema sanguíneo. Sendo assim, ao usar o cateter poupamos nossas pobres veias de sofrerem com os efeitos dos quimioterápicos – que podem fazer as veias endurecerem. Além disso, usando o cateter não tem essa história de ficar sendo picado até parecer um queijo suíço: é usada uma agulha mais grossa, mas que é colocada certeiramente no cateter, sem risco de não encontrar o ponto!

TIPOS DE CATETERES

Existem vários modelos de cateteres, e quem escolhe qual o melhor para cada caso é oncologista. Não vou tentar falar sobre todos os tipos aqui – não sou profissional da saúde e não quero falar besteira! Só dou um conselho: se o seu médico sugerir usar um cateter, ACEITE!!! Ele sabe o que faz, você deve confiar nele! Já ouvi relatos de pessoas que foram teimosas, recusaram o cateter e receberam as quimioterapia nas veias e depois se arrependeram! Se ele disser que você não precisa de cateter, beleza! Mas se ele disser que precisa, ouça o que o tio disse! Bem, vou falar sobre o cateter que eu conheço e já usei: o porth-a-cath.

PORTH-A-CATH | CATETER TOTALMENTE IMPLANTADO

O porth-a-cath é um cateter totalmente implantado que costuma ser usado para quimios mais longas – quando são feitas muitas aplicações – ou quando as medicações são muito agressivas e podem estragar as veias. Para quem é magrinho, o cateter fica mais marcado sob a pele – o tal “alien” a que me referi no início do texto. Para quem é mais gordinho não marca tanto – principalmente para as mulheres com busto farto, o cateter se disfarça fácil!

ADC cateter 2

Na hora da quimio, o porth-a-cath é puncionado com uma agulha específica em formato de L, chamada “agulha de hubber point”. Posicionada a agulha, o cateter é “lavado” com soro e então a medicação começa a ser infundida.

Os pacientes que têm o cateter implantado costumam ficar com ele por mais de um ano – muitas vezes, fica-se bem mais tempo do que o período de tratamento! Quando não está sendo usado para aplicação de quimio, o cateter deve ser higienizado de tempos em tempos. Para isso, o paciente deve ir até o local onde fazia quimio, e um membro da equipe de enfermagem irá injetar o produto que limpa (heparina ou algo tipo isso).

O cateter totalmente implantado é seguro, sendo necessário ter cuidado com ele apenas logo após a implantação (enquanto a incisão está cicatrizando) e depois das aplicações de quimio – o “buraquinho” que a agulha deixa na pele pode servir de porta de entrada para sujeiras e perebas! No mais, pode-se entrar na água, passar creme na pele da região, expor ao ar… até desenhar carinhas nele!

ADC cateter 3

Sobre o cateter parcialmente implantado – que usei durante o período do transplante de medula (aquele que parecia uma antena) – eu não sei muitas informações, então não vou me meter a falar dele! Prefiro mostrar um vídeo da ABRALE, onde uma enfermeira explica os tipos de cateteres e suas funções! (OBS: não consegui colocar o vídeo aqui, então deixo o link abaixo!)

https://www.youtube.com/watch?v=Ba-LdYhB0-Q&feature=youtu.be

A lição de hoje é: se o seu médico disser que você precisa colocar um cateter, NÃO SEJA TEIMOSO!!! O procedimento para colocação não é dos mais complicados – e o custo-benefício é incalculável! 

Para saber mais sobre os tipos de cateter, acesse esse link.

.

.

.

. Quer mandar uma dúvida ou sugestão? Escreva para alemdocabelo@gmail.com, vou adorar responder!

– Curta a página no facebook: https://www.facebook.com/alemdocabelo

Fonte das Imagens: Tumblr, Google e Youtube

3 comentários sobre “cateter, seu amigo do peito!

  1. eu tenho 2 cicatrizes por causa de uns (isso mesmo, uns, no total foram 3) portocats que eu passei. to com uma cicatriz muito feia do lado direito, vc tem alguma dica de como eu posso esconder?
    brigada!

  2. Eu coloquei Flavia também, esse totalmente implantado. E foi uma benção mesmo! Depois dele, a sessão de quimio ficou mais rápida e muito menos dolorida. Agora, eu tive que acabar tirando logo após a primeira manutenção, depois das quimios, porque o danado soltou-se lá dentro. O meu médico tinha realmente me dito para ficar com ele pelo menos por um ano, mas não deu. Ah! E quando ele “soltou-se”, não doeu, nem nada, apenas queimou só um pouquinho porque senti o liquido, foi na hora da manutenção e os ótimos enfermeiros cuidaram de todo e sai de lá quase que direto para o centro cirúrgico para retirar.. Enfim! Concorco com você! Quem tá fazendo quimio, o médico recomendar e puder usar: USE! Ajuda muito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s