yoga, aqui me tens de regresso

Semana passada voltei à yoga, finalmente! Vocês lembram da minha lista de desejos pós transplante? Um dos itens era voltar a praticar yoga, e quarta-feira passada pude riscá-lo da lista!

Foi tão bom! Apesar de eu não conseguir fazer metade dos exercícios, me senti finalmente tomando posse do meu corpo, como quem diz “Ok, deixei vocês cuidarem de mim com medicamentos, injeções, transfusões e o caralho a quatro. Agora vou cuidar do meu corpo do meu jeito!”.

Acho que a maior “sequela” que eu estou sentido por causa do tratamento é a sequela pulmonar. Minha médica explicou que fiz muitas medicações que agridem os pulmões (além de já ter feito radioterapia no tórax em 2011), então é normal que eu tenha diminuição da capacidade pulmonar, mas que isso é reversível com fisioterapia ou exercícios como caminhada e yoga.

 

Consigo caminhar longas distâncias em um ritmo razoável, mas se eu tiver que falar uma palavra sequer, já fico ofegante e preciso parar para descansar! Dia desses tive a infeliz ideia de mascar um chiclete enquanto caminhava – não consegui fazer as duas coisas ao mesmo tempo e acabei tendo que cuspir o chiclete para sobreviver!!!

Pra quem está em tratamento, a yoga é um dos exercícios mais recomendados, pois une atividade física com fisioterapia pulmonar e meditação – três elementos-chave para conseguir lidar bem com o tratamento e se recuperar mais rápido! Mas é preciso encontrar a prática de yoga adequada ao seu perfil. Em 2011, tentei praticar em dois locais e não gostei, achei a aula muito frenética, os movimentos exigiam uma força física que eu não tinha, e acabei saindo tonta das aulas!

Na primeira aula, a professora fazia isso…
…e eu fazia isso!!!

 

Esse ano encontrei uma escola, uma linhagem e uma professora que têm tudo a ver comigo! Nós meditamos bastante, cada um faz os exercícios que consegue, respeitando o seu corpo. É uma delícia, saio de lá renovada sempre! Vale a pena pedir para fazer uma aula experimental em diferentes escolas até encontrar aquela em que você se sinta à vontade e confiante! Yoga é um exercício livre para todas as idades, basta escolher a linhagem certa!

.

.

.

. Quer mandar uma dúvida ou sugestão? Escreva para alemdocabelo@gmail.com, vou adorar responder!

– Curta a página no facebook: https://www.facebook.com/alemdocabelo

– Fonte das imagens: Google e Tumblr

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s