driblando efeitos colaterais | efeito sanfona

Um dos efeitos colaterais que mais abala a autoestima de quem está fazendo quimio é o maldito efeito sanfona.Ficar acima do peso nunca é muito motivador, mas perder peso durante o tratamento também afeta a auto imagem. Não estou falando daqueles dois quilinhos que insistem em pressionar o botão da calça – estou falando de perda de peso de verdade!

A principal frustração é porque, durante a quimioterapia, não temos nenhum controle sobre as alterações de peso! Um dia estamos bem, no outro nossas calças não servem! Quinze dias depois perdemos muita massa magra e as calças ficam folgadas, aí compramos uma calça nova que um mês depois não está mais fechando! Que saco!!!

Em relação a este efeito colateral, existe muito pouco que podemos fazer de fato para evitá-lo. Mas aqui vão algumas dicas:

1. FECHAR A BOCA NÃO É A SOLUÇÃO

Comer bem e a cada três horas é fundamental para quem está em tratamento. Durante a quimioterapia, não é a época para fazer regime de emagrecimento!!!! Quanto mais frutas, legumes, grãos e verduras você comer, melhor! Se você está inchado por causa do corticoide (seeeeempre ele nos inflando!!!), evite alimentos com excesso de sódio, que só pioram a retenção de líquido. Pão, farinha e açúcar brancos, salgadinhos, bolachas e outros produtos industrializados pioram o funcionamento do corpo. Dê preferência aos alimentos naturais e orgânicos – pense na alimentação como um medicamento que vai auxiliar seu corpo a se recuperar das toxinas da quimio e combater tumores.

2. CHAME OS REFORÇOS!

Se, ao contrário, você está perdendo muito peso – e principalmente massa magra – é indicado consultar um nutricionista para lhe indicar algum suplemento alimentar. Existem hipercalóricos que ajudam a regeneração muscular de quem está desnutrido por causa do tratamento. Para quem não consegue comer em função dos enjoos ou mucosites, vale a pena pensar em um produto desses para ajudar a manter o peso! Uma loja virtual que tem muitos produtos bons é a Isaclin, que faz entregas por todo Brasil! Converse com o seu oncologista e com um nutricionista especializado em oncologia, para que eles possam encontrar qual produto é mais adequado para você. Não aconselho a comprar esses produtos sem ter indicação de um profissional, pois alguns suplementos podem interferir no funcionamento de determinadas quimioterapias – não vale a pena arriscar a auto medicação!

3. EXERCÍCIO FÍSICO

Atividade física é importante durante toda a vida, inclusive durante o tratamento! Faça caminhadas conforme o seu corpo aguentar – se você só tem fôlego para caminhar 5 minutos, que seja! É muito importante fazer o corpo se movimentar e ativar os músculos, para evitar perda de massa magra (músculos) durante o tratamento. Se você gosta de malhar, dançar, andar de bicicleta, fazer yoga ou pilates, não deixe de fazer por causa do tratamento! Mas respeite o seu corpo, vá aos pouquinhos vendo o que você aguenta fazer. Não se frustre se só conseguir fazer bem pouquinho exercício – o importante é fazer! Quando o tratamento acabar você irá retomar seu fôlego aos poucos, e quando menos esperar vai se ver competindo o Ironman com o Paulo Henrique!

4. CORPO NOVO? ROUPA SEMI NOVA?

Não entrar nas próprias roupas é uma sensação muito frustrante! Qualquer pessoa – homem ou mulher – que já engordou mais do que três quilos sabe o quão irritante é não conseguir fechar o último botão da calça!!! Eu fico tão puta quando isso acontece que tenho vontade de comer um quilo de chocolate!!!!!

Durante o tratamento isso acontece. Aconteceu comigo, aconteceu com a Joy, acontece com todo mundo. Já que não temos como evitar totalmente esse efeito colateral, o jeito é comprar roupas novas! Mas e dinheiro, Flavia? Já que eu ainda não escrevi para vocês o post Como defecar dinheiro em 5 passos rápidos, vou dar outra dica: frequentar brechós!

Pra quem nunca comprou em brechó, esqueça aquele estereótipo de loja fedorenta que só tem calças jeans dos anos 90. Atualmente existem muitos brechós legais pelo país, com roupas novas e de grife (sim, existem brechós que SÓ tem roupas de marcas chiques!), lojas bem limpinhas, arejadas e agradáveis de olhar.

Brechós: muito além das roupinhas Barrados no Baile!
Brechós: muito além das roupinhas Barrados no Baile!

Eu visitei vários brechós essa semana aqui em Porto Alegre, e estou fazendo compras um dossiê sobre eles para indicar pra vocês!  Em uma loja dessas você pode comprar calças jeans por R$40 reais – nem metade do preço que você pagaria em uma calça nova em uma loja de Shopping Center!!! Vale a pena para achar umas roupinhas quebra-galho enquanto o ponteiro da balança mais parece uma gangorra!!! Além disso, depois dá pra voltar lá com as “calças da quimio” para trocar por outras roupas, quando seu peso voltar ao normal!

Esse final de semana vou voltar aos brechós e fotografá-los mostrando meus achados por lá, depois vocês vão conferir aqui no blog! Você não é de Porto Alegre? Que tal dar uma olhada nos brechós da sua cidade e dividir com o pessoal aqui do blog? Mande sua sugestão para alemdocabelo@gmail.com e ajude outras pessoas que estão em tratamento!

.

.

.

– Quer mandar uma dúvida ou sugestão? Escreva para alemdocabelo@gmail.com, vou adorar responder!

– Curta a página no facebook: https://www.facebook.com/alemdocabelo

– Fonte das Imagens: Tumblr e Google

2 comentários sobre “driblando efeitos colaterais | efeito sanfona

  1. Adorei a dica, acessei seu blog aqui do celular mesmo…. Acredito que vc ajuda muitas pessoas que passam por essa fase, ajuda tbm família e amigos, afinal a vida continua para todos, não se pode entregar para o tratamento…. Conheço bem todas as fases da doença, tive avós e tia que enfrentaram e lutaram….. Fico feliz que vc ao invés de lamentar, tira um tempo para ajudar pessoas…. Quero sempre acompanhar vc e ver seu sucesso, me identifiquei logo de imediato com seu instagram, não foi por dó e nem nada disso, foi que presenciei a doença na minha família….. Beijos e muita luz na sua vida, que Deus sempre lhe proteja……

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s