Sobre mim

Olá! Seja bem-vinda(o) ao Além do Cabelo! Meu nome é Flavia Maoli, sou gaúcha, nasci, cresci e moro em Porto Alegre (RS), sou canhota, colorada, presidente da ONG Projeto Camaleão desde 2014, mãe da Amélia – a cã – desde 2015, e casada com o Duda desde 2018. 

Em 2011, aos 23 anos, descobri que estava com linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer no sistema linfático. A notícia caiu como uma bomba, uma vez que eu achava que câncer era doença de velho e jamais aconteceria comigo, já que não tinha casos na família. Tive que me adaptar, aceitar a queda do cabelo, aprender a conviver com o tratamento. Procurei ajuda na internet, mas naquela época só encontrei sites médicos ou blogs no estilo diário. Eu queria saber como o cabelo caía, como escolher uma peruca, amarrar um lenço, ser feliz durante essa fase. Não encontrei respostas. Então fiz a quimio, fiz a radio, aprendi sozinha muita coisa. Depois de onze meses, finalmente entrei em remissão (não tinha sinais de doença). 

Durante um ano e meio, curti a vida pós câncer numa gangorra emocional: por um lado, precisava me cuidar pro câncer no voltar; por outro, queria curtir minha juventude e aproveitar o “tempo perdido”. Também sentia que precisava ressignificar minha vivência com o câncer, mas não sabia como. Tive a ideia de criar um portal de conteúdo online para pacientes, comecei a sonhar com isso, mas a ideia ficou só na imaginação.

Até que em março de 2013, o que eu mais temia aconteceu. Um exame de rotina apontou que o linfoma havia voltado. Dessa vez, além de fazer quimio para acabar com o tumor, eu precisaria passar por um transplante de medula, um tratamento completamente desconhecido e apavorante para mim. 

Se o primeiro diagnóstico foi ruim, a descoberta da recidiva foi uma puxada de tapete! Conversando com amigos, todos lamentavam que eu ficaria careca pela segunda vez. E eu dizia “Tem muita coisa que muda além do cabelo. Ta aí: esse seria o nome daquele portal de conteúdo que eu havia sonhado. Estava na hora de realizar! 

O primeiro post do Além do Cabelo foi publicado no dia 20 de maio de 2013. Suando frio e sem ter ideia do que aconteceria depois, apertei o botão. Escrever e compartilhar o que eu havia aprendido com o diagnóstico de câncer passou a ser minha maior motivação. Adorava cada comentário recebido, cada novo seguidor. Sentia que havia muito a ser falado, e que talvez eu pudesse ser a pessoa a puxar esses assuntos pouco abordados.  

Comecei a conhecer muita gente legal por causa do blog. Outras pacientes em tratamento, pessoas já curadas, familiares, equipes de saúde. Um dia, recebi uma mensagem de um tal de Leon. Tínhamos amigos em comum, ele me disse que ele e um amigo queriam se engajar em uma causa social e viram no blog potencial para realizar uma ação. Tomamos um café, as ideias surgiram, e assim nasceu o Projeto Camaleão, que hoje é uma ONG que ajuda centenas de pessoas por mês, da qual tenho o maior orgulho de ser presidente. Você pode conferir mais em projetocamaleao.com. 

O blog Além do Cabelo ficou no ar de 2013 a 2018. Nessa época, sofri mais um ataque de hackers (foram vários ao longo dos anos!) e dessa vez, perdi boa parte do conteúdo. Fiquei muito triste, desmotivada, e resolvi que era hora de parar. Passei a me dedicar integralmente às atividades do Projeto Camaleão, alimentando esse filho querido que cresceu tão rápido. 

Mesmo afastada do blog, mantive o instagram ativo. Sempre gostei de escrever, e descobri com o câncer que compartilhar nossos pensamentos pode ser inspirador para alguém que está passando por momentos difíceis. Então, em 2021, com a ONG já mais estruturada, decidi retomar a escrita do blog – e cá estou, pronta pra recomeçar! Alguns textos serão reprisados do blog anterior, outros serão inéditos. Quero falar sobre questões do tratamento, mas também sobre a vida pós câncer e reflexões sobre o viver.  

Se você teve paciência de ler até aqui, te agradeço de coração por querer saber um pouco mais sobre mim. O Além do Cabelo é parte de quem eu sou, e eu ofereço pra você, que de alguma forma teve sua vida impactada pela doença. Câncer não é escolha. Bom humor, é. Esse é meu lema, e lendo meus posts você vai entender porquê. 

Espero que você curta o blog e saiba que pode contar comigo! 

Um abraço, 

Flavia Maoli

15 comentários sobre “Sobre mim

  1. Gostaria de parabenizar pela iniciativa do blog, estou passando pelo mesmo momento da doença de linfoma e suas postagens estão me ajudando muito. Rumo a vitória!!!

  2. Olá! Meu nome é Júlia, e eu sou voluntária na minha escola. Nós trabalhamos com serviço comunitário, dentre eles, no instituto do câncer infantil.
    Hoje, nós recebemos panfletos para a divulgação de um bazar de natal, na sociedade libanesa. A entrada é franca, a exceção do estacionamento, e 10% de todas as vendas serão revertidas para o instituto.
    Tem alguma possibilidade de você divulgar o bazar para ajudar? Agradeço desde já!
    Beijos!

  3. Olá. Gostaria de compartilhar um concurso cultural (vai só até amanhã). Posso? É para a escolha do mascote da campanha de combate ao câncer. Com seu ok, envio mais informações. Bjo. Cris.

  4. Conheci seu blog pelo facebook, adorei o nome, muito criativo e inspirador. Continue assim, desejo sorte e muito amor pra você, beijoos!

  5. Olá! Meu nome é Caroll Trindade, sou de João Pessoa – Paraíba.

    Gostaria de dizer que conheci agora seu blog e vou dar uma olhadinha melhor nele aos poucos.
    Antecipadamente, parabenizo você e gostei muito do primeiro texto que li (via Facebook) sobre a menina da novela.
    Acho que o diretor, autores e atores/atrizes deveriam ter estudado mais sobre o assunto, além disso, deveriam ter pedido um rumo diferente a história da menina.
    Enfim, acredito que a vida é cheia de contos de fadas, mas acontecem muitas coisas tristes também… e que as novelas retratam a realidade, mas deveriam retratar a realidade com um foco mais voltado para as alegrias da vida e a auto estima, neste caso principalmente.

    Um abraço!
    Siga sempre em frente com o blog! A internet precisa de bons conteúdos e de pessoas como você que ajudam, alertam e motivam os outros!

  6. Adorei sua iniciativa. Está de parabéns !! Gostaria tb de contribuir para suas dicas de beleza que são bem específicas !! Posso ajudar com outras dicas que pode ajudar mulheres na mesma situação !! Por favor visite meu perfil para conhecer meu currículo de maquiadora !! 😉 Bjsssss…..Adorei !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s